6 Impactos Do Uso De Inteligencia Artificial Nos Negocios.jpeg

É inegável que a presença da inteligência artificial nos negócios vem se tornando cada vez maior. O avanço dessa tecnologia permite que softwares sejam capazes de realizar determinadas tarefas no lugar dos seres humanos, o que ajuda as empresas a reduzir custos operacionais, economizar tempo e aumentar a produtividade.

Com tantas vantagens, as organizações já estão percebendo o quanto é necessário investir na ferramenta. Não é exagero dizer que a inteligência artificial vai transformar totalmente a relação entre marcas e consumidores, bem como a dinâmica do mercado de trabalho.

A questão é: você está pronto para essa mudança? Se a resposta for “não”, é melhor começar a se preparar para a nova era desde já. Para ajudar nessa missão, listaremos neste post os 6 maiores impactos que a inteligência artificial causará no mundo dos negócios. Quer saber mais? Confira a seguir!

1. Aumento da produtividade

Uma das principais funções da inteligência artificial é automatizar tarefas operacionais, fazendo que processos tradicionalmente lentos passem a ser concluídos em apenas alguns segundos. Isso vale para cálculos, relatórios, planilhas e uma infinidade de outros serviços. Desse modo, os departamentos trabalham com mais eficiência, aumentando a produtividade e gerando melhores resultados.

Um bom exemplo disso é o uso de chatbots. Nessa ferramenta de atendimento ao cliente, as dúvidas do usuário são solucionadas por meio de um chat online, no site ou nas redes sociais da empresa. No entanto, quem responde às perguntas é um algoritmo, e não uma pessoa.

Isso simplifica a resolução de problemas mais comuns entre os consumidores, acelerando o atendimento em larga escala. Se a dúvida do cliente for complexa a ponto de o robô não conseguir respondê-la, a pessoa é direcionada a um operador humano, que poderá oferecer esclarecimentos personalizados.

Outra tecnologia útil para facilitar o dia a dia nas empresas são os assistentes pessoais. Normalmente acionados por comandos de voz, esses mecanismos são excelentes para auxiliar em tarefas simples, agendar reuniões e buscar informações de forma rápida e eficaz.

2. Otimização do Big Data

O termo Big Data diz respeito ao trabalho de coletar, organizar e analisar grandes volumes de informação. A prática ganhou força nos últimos dez anos, junto com a ascensão da internet e das redes sociais. A transformação digital aumentou exponencialmente a quantidade de dados que as empresas conseguem obter sobre seus consumidores, favorecendo o uso estratégico dessas informações.

Acontece que, no início, coletar esses dados era fácil, mas saber exatamente o que fazer com eles não era tão simples. Com o avanço da inteligência artificial, os profissionais de Big Data ganharam uma grande aliada em suas rotinas. Afinal, essa tecnologia é capaz de identificar padrões e cruzar informações rapidamente, o que facilita muito a organização e análise de dados.

3. Mais precisão na tomada de decisões

O aperfeiçoamento dos processos de Big Data levam a outro grande impacto da inteligência artificial nos negócios: a melhora na tomada de decisões. Com a organização das informações mais relevantes sobre os clientes, fica mais fácil criar soluções estratégicas para o negócio com base em dados concretos.

A expectativa é que as máquinas cada vez mais possibilitem insights e alternativas interessantes para que as empresas possam melhorar seus produtos, estratégias de vendas a avaliações de mercado. Dessa forma, as organizações se tornarão capazes de antecipar os problemas dos clientes e solucioná-los antes mesmo que eles apareçam.

4. Aumento da competitividade

A inteligência artificial certamente será um grande diferencial competitivo daqui para frente no mundo dos negócios. Assim como aconteceu com outras tecnologias no passado, quem deixar de investir na ferramenta estará fadado a ficar estagnado, perder relevância e deixar de oferecer produtos e serviços de qualidade.

Portanto, buscar a modernização da empresa não só significa garantir a sobrevivência, mas também é fundamental para se manter competitivo em alto nível. Com o tempo, apenas quem contar com recursos de inteligência artificial conseguirá trabalhar com eficiência e identificar novas oportunidades de negócios.

5. Segurança da informação

A área de TI é a que mais usufrui das vantagens da inteligência artificial nos seus processos. A aprendizagem automática e os algoritmos inteligentes presentes nesses recursos fazem total diferença na detecção de ataques virtuais de diversos tipos e origens.

Com isso, a segurança da informação de uma empresa ganha mais precisão e agilidade, já que os sistemas de defesa têm a capacidade de tomar decisões automáticas e seguras, sempre baseadas em uma enorme quantidade de dados. Em casos de invasão, basta que os gestores de TI confiem na inteligência artificial e em suas recomendações sobre como solucionar o problema.

6. Previsão e redução de erros

Sistemas de inteligência artificial são capazes de identificar erros nos processos de trabalho com muito mais eficiência que seres humanos.

Pense em um software que controla todas as etapas de confecção de um produto. Caso haja algum erro na velocidade das máquinas ou falhas de fabricação, o sistema, com certeza, alertará sobre o ocorrido. Se a conferência fosse feita por um funcionário, talvez ele não fosse capaz de pegar esses erros a olho nu, o que reduziria a qualidade e a eficiência do trabalho.

Outro bom exemplo é o cálculo da folha de pagamento dos funcionários de uma empresa. Se esse trabalho for feito manualmente, as chances de acontecerem erros nos valores ou no direcionamento dos salários são muito maiores. A utilização de um software de inteligência artificial aumenta a precisão e a agilidade do serviço, evitando falhas e a necessidade de retrabalho.

Chegamos ao fim da nossa lista sobre os impactos da inteligência artificial nos negócios. Agora que você já conhece todas as mudanças que essa tecnologia fará no mercado de trabalho, basta se preparar para manter a sua empresa relevante no futuro. Para isso, será necessário entender como as novas ferramentas poderão ser inseridas no seu negócio, de modo a aumentar a eficiência operacional e produzir melhores resultados.

Gostou do artigo? Ele foi útil para você? Não se esqueça de assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá muito mais conteúdo sobre tendências de mercado com exclusividade no seu e-mail!

REMOVER TODOS
COMPARE
0