4 Maneiras De Ansiar Pela Segunda-feira
4 maneiras de ansiar pela segunda-feira

Para que os negócios de sua empresa sejam impulsionados e os lucros aumentem, é primordial investir na capacitação de uma equipe de alta performance. Isso significa que você deve estabelecer políticas de engajamento para seus recursos humanos, a fim de alinhá-los com os objetivos da instituição e manter a produtividade elevada.

Trata-se de um processo de construção desafiador, mas essencial para que sua empresa aumente o grau de competitividade no mercado. E com a estratégia correta, você pode alcançar resultados transformadores.

Pensando ajudá-lo a criar uma cultura organizacional de alta performance, focada no amplo desempenho de seus times, redigimos este artigo com 6 maneiras de alcançar esse objetivo. Acompanhe as próximas linhas!

1. Atente ao recrutamento e seleção

Investir em processos de recrutamento e seleção que envolvam estratégias bem articuladas desde o anúncio das vagas, passando por etapas bem definidas e eficientes, evita falhas que possam afastar os melhores talentos de você.

Por esse motivo, você deve otimizar seus processos de recrutamento e seleção e garantir que cada etapa extraia o melhor de todo candidato. Procure também utilizar a tecnologia para flexibilizar as fases e agilizar o andamento do processo.

Além disso, mantenha contato com os candidatos por meio de um banco de talentos que conte com os profissionais mais bem avaliados. Dessa maneira, você sempre terá um coringa nas mãos e poderá agilizar eventuais contratações.

Lembre-se de que um processo de recrutamento e seleção faz você sair na frente na “caçada” aos melhores talentos do mercado, ao mesmo tempo em que economiza custos e aumenta a visibilidade de sua empresa junto aos profissionais.

2. Defina metas inteligentes e desafiadoras

Uma equipe de alta performance precisa ser desafiada constantemente. Por isso, é importante desenvolver um senso de urgência e prontidão que tire os times da zona de conforto e os incentive à superação.

Para isso, é preciso definir metas inteligentes e desafiadoras, mas que sejam potencialmente alcançáveis e tenham coerência com os objetivos da empresa. Ainda, para que sejam cumpridas, é preciso ter prazos bem definidos e estabelecer critérios de mensuração.

Além disso, valorize tanto as performances coletivas quanto as individuais e utilize-se da meritocracia, que premia os profissionais com melhor desempenho na organização. Dessa forma, você aumenta o nível de engajamento e estimula uma performance mais arrojada.

3. Invista em treinamento e desenvolvimento

Implantar uma agenda de educação continuada é a base para ter profissionais bem desenvolvidos e capacitados. Além de ser um fator motivador, pois demonstra que a empresa se preocupa com seu crescimento, contribui significativamente para o engajamento dos talentos.

Para tanto, invista em ações abertas ou in company, como: cursos, workshops, palestras e parcerias para programas de pós-graduação com instituições de ensino superior.

Vale lembrar que essa agenda de treinamentos deve incluir ações de curta e longa duração. Enquanto os programas mais longos têm o objetivo de incrementar a formação integral dos colaboradores, os eventos de curta duração servem para reciclagem e aumento do dinamismo profissional, diante dos desafios do mercado e posturas desejáveis para a empresa.

Portanto, uma equipe capacitada tem condições de entregar um serviço mais bem alinhado com os processos institucionais, o que evita falhas e retrabalhos que prejudicam o andamento dos resultados.

4. Valorize um ambiente colaborativo e respeitoso

Um ambiente organizacional com um clima ruim, no qual há pouco respeito aos princípios éticos e baixa empatia, é extremamente prejudicial para a empresa e, sem dúvida, despenca a produtividade dos times.

Por outro lado, uma companhia que valoriza a colaboração e as boas relações interpessoais tem grandes chances de obter resultados mais elevados, visto que os profissionais se encontram em um ambiente harmonioso.

Nesse sentido, é de extrema importância fomentar a integração dos colaboradores e cultivar o respeito entre os times, como forma de desenvolver a confiança mútua. Portanto, como líder, você deve estimular uma comunicação mais horizontalizada, de maneira que seus colaboradores tenham voz.

Seu contato com os times de sua liderança deve ser constante e você precisa transmitir a sensação de segurança ao apoiar os colaboradores e dar o melhor direcionamento para que cumpram suas tarefas.

Além disso, em um ambiente pautado pelo respeito e leveza nas relações, as pessoas sentem-se muito mais à vontade para expor ideias, sugestões e opiniões. E quanto mais próximo você estiver de seus colaboradores, mais fácil será conduzir com assertividade os planos de ação, evitando-se brechas na comunicação e informações distorcidas.

5. Incentive o compartilhamento de conhecimento

Para incentivar a agilidade no aprendizado, é importante que sua empresa encontre formas de compartilhar conhecimentos de interesse dos colaboradores, bem como estimular que eles próprios tomem essa iniciativa.

Como líder, você deve desenvolver a cultura do aprendizado e implantar mecanismos facilitadores de disseminação do conhecimento dentro da empresa.

Isso significa que o ensino dos colaboradores não deve se restringir apenas a especialistas, em uma comunicação vertical. Mas, sim, todos os membros dos times devem fornecer conhecimentos que possam ser compartilhados entre si, de maneira a aumentar o grau de informação sobre questões concernentes ao cenário empresarial.

Por isso, promova uma aprendizagem inclusiva, por meio da participação integral dos colaboradores. Crie grupos de discussão online e offline, abra espaços para diálogo e rodas de conversa periódicas, inaugure uma biblioteca virtual, incentive a produção de conteúdo por seus colaboradores para serem publicados em canais de networking.

6. Seja um líder de alta performance

Por fim, e talvez o mais importante, para conseguir uma equipe de alta performance, você precisa ser a fonte de inspiração. Isso significa que os colaboradores precisam de um exemplo a ser seguido, já que a postura deles será o reflexo de como você os lidera.

Sendo assim, seja o primeiro a abraçar a missão, valores e ideais que sua empresa deseja propagar e também aprimore-se de maneira contínua. Com essas atitudes, a tendência é que seus times ampliem o nível de engajamento e passem a entregar uma quantidade muito maior de resultados fora da curva, pelo simples e precioso fato de estarem inspirados em você.

Felizmente, as principais escolas de negócios do Brasil estão empenhadas em desenvolver programas de formação de lideranças que impactem diretamente na montagem de uma equipe de alta performance. Esse é o caso da IBE Conveniada FGV, escola do interior paulista que mais capacita líderes fora do eixo Rio-São Paulo, por meio de seus programas de pós-graduação e MBA com parcerias nacionais e internacionais.

Sendo assim, se você deseja elevar o status do seu currículo, chegou a hora de contar com um diploma com a chancela da Fundação Getulio Vargas. Então, entre em contato conosco e conheça já nossos programas de educação executiva.

REMOVER TODOS
COMPARE
0