Os cursos de curta duração oferecem conteúdos que visam complementar e atualizar conhecimentos e habilidades em determinadas áreas. Podem ser realizados por não graduados e graduados que desejam se tornar profissionais mais completos e preparados para o mercado de trabalho.
Com uma boa relação custo-benefício, os cursos garantem um aprendizado direcionado, com foco na prática da sua área de interesse. Todos os cursos são certificados e não possuem avaliações ou provas. Com todas essas vantagens, o profissional torna-se mais apto a exercer suas atividades ou a assumir novas funções dentro da empresa.
Pensando nisso, preparamos este artigo para você conhecer alguns cursos que proporcionam um treinamento rápido e específico em diversas áreas. Todas as opções citadas aqui têm carga horária de 24 horas, com aulas ministradas geralmente aos sábados. Confira!
1. Finanças Para Não Financeiros
Não há pré-requisitos para a inscrição, e o curso é destinado a investidores, estudantes e executivos de setores ou empresas financeiras que gostariam de conhecer ou aprofundar o conhecimento em finanças.
O curso apresenta os fundamentos de finanças que abrangem a análise dos investimentos mais usados no mercado. Com isso, o aluno tem a possibilidade de estudar como eles podem ser aplicados pelas instituições, quais são os seus critérios e princípios e como colocar em prática as técnicas para solucionar seus problemas financeiros.
A matriz curricular é dividida em quatro módulos e conta com:
- fundamentos de finanças empresariais;
- contabilidade focada em processos de tomada de decisões;
- processos de gestão financeira para cenários de curto prazo;
- conceitos e análise de projetos de investimentos para longo prazo.
O objetivo é que o aluno tenha uma boa base sobre finanças para realizar cursos mais avançados no futuro.
2. Gerenciamento Operacional de Projetos
O objetivo do curso de Gerenciamento Operacional de Projetos é transmitir aos discentes técnicas e ferramentas úteis para a gestão de projetos. Para isso, os professores usam o melhor do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), do PMI (Project Management Institute) e da filosofia Critical Chain.
O curso é focado em profissionais que desejam conhecer novos recursos práticos que viabilizem a atuação direta ou indireta em diversos projetos de pequeno a grande porte. Para isso, conta com um conteúdo programático que engloba conceitos e execução de um plano de projeto na prática. Não há pré-requisitos para efetuar a matrícula.
3. Gestão de Pessoas e Desenvolvimento da Inteligência Emocional
No caso desse curso, é necessário ser graduado para se matricular. Além disso, o curso destina-se aos profissionais que exerçam funções de liderança, gestão de pessoas ou que desejam se preparar para esses e outros cargos relacionados dentro da empresa.
Ao final do curso, você será capaz de:
- ampliar seu papel como gestor de pessoas com excelência;
- desenvolver e agregar habilidades para coordenar pessoas e obter êxito nos resultados;
- expandir e aperfeiçoar habilidades para alcançar a inteligência emocional;
- usar a inteligência emocional para causar o diferencial na liderança;
- criar o hábito de trabalhar com inteligência organizacional.
Além do mais, esse é um dos cursos de curta duração mais dinâmicos. Os alunos poderão participar de discussões e debates proporcionados por filmes, estudos de caso e exposição oral de todos os aspectos conceituais.
4. Gestão e Liderança de Equipes
O curso de Gestão e Liderança de Equipes não possui pré-requisitos e é indicado para pessoas que procuram opções de ferramentas e técnicas práticas que permitam uma atuação eficaz em posições de chefia e liderança.
Recomendado para gerentes, supervisores, coordenadores, engenheiros, analistas e técnicos, o profissional que realizar esse curso desenvolverá diversas aptidões, entre elas:
- identificar as competências fundamentais do líder, do gestor e do administrador;
- reconhecer as diferenças entre liderar, gerir e administrar empresas, setores e equipes;
- aperfeiçoar o foco da atividade do administrador;
- desenvolver ferramentas que auxiliarão a colocar esses conhecimentos em prática e a obter resultados positivos;
- alinhar teoria e prática, especialmente aplicadas ao cotidiano do líder, do gestor e do administrador.
Para isso, o aluno terá contato com disciplinas teóricas e práticas que auxiliam a planejar e administrar a organização, além de adquirir as habilidades necessárias para desempenhar adequadamente a liderança da equipe.
5. Negociação
O curso de Negociação foi planejado para atender ao público de gerentes e supervisores de diversas áreas, entre elas: vendas, compras, comercial, marketing, materiais, suprimentos, importação e exportação. Ele atende bem, inclusive, pessoas que desejam atuar como negociadores em vários campos da administração.
Os objetivos principais do curso são:
- projetar e organizar uma negociação de modo a obter satisfação para ambos os lados;
- aumentar sua segurança como negociador e aprender a negociar com indivíduos diferentes;
- aprender a identificar qual postura e linguagem usar em cada negociação;
- praticar técnicas comportamentais e ferramentas avançadas que levam qualquer tipo de negociação ao sucesso.
O conteúdo programático conta com técnicas de estratégias e táticas negociais, pós-planejamento e de acordos negociais. A negociação torna-se um instrumento para obter os melhores resultados.
6. Planejamento e Gestão Estratégica
Para se inscrever no curso de Planejamento e Gestão Estratégica, é necessário possuir o diploma da graduação. O curso se destina a profissionais que estejam interessados em aperfeiçoar os conhecimentos de marketing e serviços.
O objetivo do curso é ensinar, por meio de conceitos e das análises de casos, a relação entre gestão de serviços e relacionamentos. Além disso, é importante determinar os pontos que geram valor para o cliente e relacioná-los à cultura empresarial.
A matriz curricular conta com disciplinas que fazem análises industriais e da concorrência, ajudam a compreender as demandas do mercado, criam estratégias competitivas, integram as perspectivas da administração estratégica às táticas, entre outros aprendizados.
Ao final do curso, é possível implantar um Balanced Scorecard — termo usado em gestão de negócios para medir o desempenho das companhias e definir estratégias de crescimento de forma abrangente.
As constantes mudanças e evoluções do mercado exigem que os profissionais apresentem conhecimentos e competências atualizados. Além de capacitar de forma rápida e eficiente, os cursos de curta duração ajudam a ampliar sua rede de networking.
Para ter a melhor formação, escolha uma instituição respeitada e comprometida com os seus resultados. Se você se interessou por algum desses cursos, entre em contato conosco!