Trabalho Remoto Home Office

53% dos profissionais brasileiros não fazem home office, diz estudo – Profissionais utilizam emails em larga escala, interagem mais em salas de reuniões da empresa e acreditam que flexibilidade de horário é que define um ‘ambiente de trabalho moderno’

Trabalhar de casa, realizando reuniões à distância e interagindo com colegas de forma virtual, parece ser uma realidade distante dos profissionais brasileiros. Pesquisa realizada pelo Ibope Conecta em parceria com a Microsoft aponta que 53% dos profissionais brasileiros não fazem home office. No setor público, esse número cresce para 68%.

Segundo o estudo, 83% das pessoas afirmam que o escritório ou empresa é o lugar onde mais trabalham durante semana. A sala de reunião aparece como o lugar onde ocorre a “maior interação” e trabalho em equipe para 63% dos profissionais. 16% dizem que o local onde a colaboração mais acontece é na cozinha ou na copa das empresas.

O estudo, que mapeia a relação dos profissionais com o escritório e uso da tecnologia no trabalho, ouviu 1,5 mil pessoas que trabalham em empresas brasileiras. Os entrevistados têm idade média de 37 anos, 54% deles são mulheres e metade pertence à classe B. 19% deles trabalha na área de atendimento das empresas e 15% no setor de TI.

Ambiente moderno

A maioria deles apontou que ter horários flexíveis e permissão para trabalhar em casa definem um “ambiente de trabalho moderno”. 90% dos profissionais entrevistados consideram que um ambiente de trabalho moderno influenciaria a sua decisão ao analisar uma proposta de emprego. Para 41% dos entrevistados, um investimento maior das empresas em tecnologia poderia possibilitar esse ambiente moderno. A maioria deles (47%), aliás, já realiza — em maior ou menor escala — reuniões à distância.

Ferramentas 

O serviço tecnológico mais utilizado pelos entrevistados é mesmo o email. 95% das pessoas utilizam pelo menos um dia por semana. 78% afirmou usar mecanismos de busca e ferramentas de comunicação externa ou interna. Aplicativos de tradução foram apontados por 36% dos entrevistados, e 29% deles disseram usar alguma rede social corporativa. Entre os entrevistados, 17% afirmaram ter assistentes digitais e 15% usam chatbot. A faixa etária que mais usa tecnologia é a de profissionais de 25 a 34 anos (30%), bem como profissionais de tecnologia da informação (45%), seguido pela área financeira (39%).

Setor público

Para 60% dos entrevistados que trabalham no setor público, a tecnologia está tornando mais fácil o acesso a informações para fins profissionais. 61% deles acreditam que uma melhor comunicação com gestores e colegas é o benefício mais importante trazido por recursos tecnológicos no ambiente de trabalho.

Fonte: Época Negócios

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