5 Livros Sobre Lideranca Que Vao Transformar Sua Carreira.jpeg

É interessante constatar que, na era da tecnologia, na qual os indivíduos têm acesso rápido ao conhecimento, o hábito da leitura está em queda. É muito comum conhecer pessoas que se sentem desanimadas e que dizem não ter tempo para tal atividade.

Uma dica interessante é criar uma rotina de, pelo menos, 30 minutos de leitura diários, talvez no percurso até o trabalho ou antes de dormir.

Você deve estar se perguntando o motivo pelo qual existe essa preocupação com o hábito da leitura, certo?

A leitura gera uma mente multifocal e incita as pessoas a saírem de sua zona de conforto. E isso é muito importante para o mercado atual, principalmente quando constatamos a grande competitividade presente nesse meio.

Os profissionais mais criativos e dinâmicos se destacam, e a leitura proporciona abertura para esse tipo de extensão de pensamento.

Pensando nisso, separamos para você os melhores livros sobre liderança que vão transformar sua carreira. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira.

A arte da guerra

“A arte da guerra” foi escrito no século IV a.C. pelo general e estrategista Sun Tzu. Sabe-se que seu nome de nascença era Sun Wu. Sun é seu sobrenome e Tzu significa mestre, por isso foi incorporado ao seu nome.

Esse tratado militar ficou amplamente conhecido e, apesar de ter ocorrido mudanças desde os tempos de Tzu, ele teria influenciado alguns estrategistas modernos, como Mao Tsé-Tung.

“A arte da guerra” é composto por 13 capítulos e cada um mostra uma estratégia da guerra. O escritor faz com que os componentes sejam analisados logicamente. Ele ensina a tratar as coisas de forma racional e com visão sistêmica, para que erros não sejam cometidos e para que não haja injustiças.

Na época do autor, as guerras eram uma realidade da sociedade. Atualmente as coisas mudaram, contudo, os ensinamentos estão sendo utilizados em outro tipo de batalha: pelo poder e espaço no mercado de trabalho.

Isso significa que muitas corporações têm usado o tratado de Tzu para lidar de forma sábia com seus oponentes, agindo com ética e aplicando estratégias capazes de criar abordagens inesperadas.

Para quem deseja se tornar um bom líder e desenvolver uma visão mais ampla, esse livro é leitura obrigatória.

Como fazer amigos e influenciar pessoas

“Como fazer amigos e influenciar pessoas” foi escrito em 1936 pelo estadunidense Dale Carnegie. Com uma história de vida muito simples, ele viu uma oportunidade de mudar sua realidade ao elaborar um manual de abordagens que estimulam a abertura cognitiva do outro.

Sozinho, ele criou o primeiro curso para desenvolvimento comportamental e logo obteve resultados muito positivos de seus alunos, que comprovaram a excelência de seus ensinamentos.

Já no primeiro capítulo, o autor expõe o poder destrutivo da crítica e mostra que, como seres carentes de reconhecimento, as pessoas precisam ser tratadas com consideração e cuidado.

Esse é um dos melhores livros sobre liderança, pois, além de oferecer informações para que o gestor possa agir de maneira mais justa e inteligente, também proporciona conhecimento para o colaborador que está em conflito com seu colega.

Isso significa que essa obra é útil tanto para a vida pessoal como profissional. Sua leitura é indispensável para que pequenos detalhes sejam alterados em prol da melhoria das relações interpessoais e aprimoramento das habilidades de negociação.

7 hábitos das pessoas altamente eficazes

A obra “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” foi escrita pelo norte-americano Stephen Richards Covey em 1989. Mestre em Administração em Harvard, tinha 9 filhos e 52 netos.

Stephen ficou conhecido após a publicação desse livro, que ajudou muitas pessoas a atrair a verdadeira independência afetiva.

Seus principais ensinamentos foram sobre proatividade, mentalidade ganha-ganha, compreensão, criação de sinergia, entre outras atitudes capazes de tornar um indivíduo comum em um grande líder.

Esse é mais um livro de leitura obrigatória para quem deseja alavancar os resultados na carreira e criar relações positivas.

O poder do hábito

“O poder do hábito” é um livro recente — teve sua primeira publicação em 2012 — e foi escrito pelo estadunidense Charles Duhigg, um repórter que trabalha para o conhecido jornal New York Times. Em 2013, foi ganhador do Prêmio Pulitzer de Reportagem Explicativa.

O livro em questão traz a reflexão de como os hábitos regem a nossa qualidade de vida e o nosso modo de atuação — tanto no ambiente corporativo quanto na sociedade de modo geral.

Além disso, propõe a geração de hábitos positivos, que vão ampliar a capacidade de criação do indivíduo e ajudá-lo a alcançar o sucesso.

Esse livro encoraja os líderes a saírem de suas zonas de conforto e atuarem com abordagens diferentes e mais saudáveis para si mesmos e para suas equipes de modo geral.

Muitos gestores erram justamente por se prenderem a hábitos de épocas que já não existem. Por isso, essa leitura é tão importante para ampliar a linha de pensamento e gerar no indivíduo maior potência de ação para realizar mudanças.

O poder da presença

“O poder da presença” foi escrito pela contemporânea Amy Cuddy e teve sua primeira publicação em 2016.

Amy é uma psicóloga social americana formada na Universidade de Princeton. Sua obra diz respeito a como podemos passar uma imagem de confiança mesmo quando não nos sentimos assim.

Ela explica a importância da linguagem corporal e ajuda o leitor a aumentar sua autoestima ao incentivar uma postura de poder. Quando o indivíduo se coloca como um ser autoconfiante, ele acaba de fato se tornando mais seguro.

Nesse livro, a autora propõe uma mudança de padrão de pensamento e leva as pessoas a se olharem com mais carinho e a agir de forma mais decidida diante das situações.

Essa é uma obra muito relevante para o líder que está com dificuldades em conduzir sua equipe e que se sente inseguro em relação às formas de abordagem.

Como vimos, os melhores livros sobre liderança e gestão de pessoas têm mensagens que estimulam o aumento da autoconfiança, o desenvolvimento de uma postura empática e, ainda, um comportamento voltado ao bem coletivo.

Quando um líder se interessa em expandir suas habilidades com a leitura, ele consegue transformar sua carreira e contribuir para o sucesso de sua equipe.

E então, gostou do nosso artigo? Como vai sua rotina de leitura? Deixe um comentário no post e nos conte sobre suas experiências.

REMOVER TODOS
COMPARE
0