5 Formas De Bombar Seu Curriculo Com Uma Experiencia Internacional.jpeg

A globalização trouxe muitas facilidades para todos nós, assim como também impôs novos desafios aos profissionais no mercado de trabalho. Um deles foi o aumento da relevância de ter uma experiência internacional na sua formação.

Inclusive, esse tipo de vivência costuma ajudar muitas pessoas a adquirirem fluência em outra língua e a entrarem em contato com outras culturas, o que é capaz de mudar a nossa forma de ver o mundo.

Contudo, como encontrar emprego fora do país pode não ser tão fácil, fazer um MBA internacional é uma das melhores maneiras de alavancar sua carreira. Confira as suas principais vantagens a seguir!

1. Fazer parte de uma comunidade global

Muitas pessoas viajam com frequência a trabalho ou mesmo a lazer e, apesar de terem o contato com outra cultura, não têm a oportunidade de fazer parte de uma comunidade global.

Isso quer dizer que o fato de viajar para fora do país nem sempre permite que aquela pessoa consiga conhecer pessoas do mundo inteiro, experimentar culturas diferentes e desenvolver uma visão globalizada do mercado ou de como fazer negócios.

Porém, quando você escolhe fazer um curso no exterior, as chances de isso acontecer são bem maiores. Primeiro que o ambiente acadêmico naturalmente vai proporcionar o convívio com colegas de origens diferentes, principalmente quando a instituição de ensino incentiva esse tipo de intercâmbio cultural.

Para completar, uma vez que se faz parte de uma comunidade, é possível aproveitar várias outras chances de estreitar essa troca. Desde eventos internacionais até grupos de discussão nas redes sociais, o que importa é aproveitar essas ferramentas de aproximação. Mesmo depois de passar de aluno para ex-aluno, esses vínculos são sempre úteis.

2. Desenvolver seu networking

Estar em um país diferente do seu não é bom apenas para conhecer gente nova ao acaso. Na verdade, essa é a ocasião perfeita para desenvolver a sua rede de contatos profissionais e pessoais.

Fazer amizades, trocar experiências, receber dicas e recomendações, enfim, tudo isso é resultado da convivência com os colegas de curso e com os professores. É claro que, para isso, você precisa se movimentar.

Há quem passe pela experiência de fazer um MBA internacional e não se esforce nem um pouco para criar um bom networking. Logo, é preciso vencer os entraves para comunicar-se com o outro e ser capaz de expandir as suas conexões — o que pode ser muito útil para o futuro da sua carreira ou simplesmente pelo fato de que ter pessoas inspiradoras por perto é sempre bom.

Portanto, vença a timidez, invista no conhecimento da língua inglesa (que é mais universal e quase sempre é utilizada como base comunicativa) e seja mais proativo para conseguir novos contatos com gente interessante. Voltar para casa sem ao menos um cartão de visita ou solicitação de amizade nas redes sociais pode ser uma grande perda.

3. Frequentar atividades extracurriculares

Além da realização do curso que você escolheu, o fato de estudar fora pode lhe trazer outras possibilidades. Aliás, é bem comum que as universidades internacionais ofereçam atividades variadas para os seus alunos.

Nos EUA, por exemplo, elas se preocupam com uma formação completa para os estudantes. Por isso, existem muitas outras possibilidades fora das disciplinas obrigatórias do curso que abrangem áreas como: artes, cultura, esportes, política etc.

Quem sabe fazer algumas aulas sobre como falar em público não seja uma má ideia, não é mesmo? Participar de projetos sociais, assistir a palestras, passar um dia de convivência no campus ou fazer parte de rodas de leitura também são boas opções.

Portanto, informe-se sobre todas as atividades disponíveis e monte uma agenda com as suas preferidas para não desperdiçar nenhuma chance legal!

4. Ampliar sua visão profissional

É verdade que passar um tempo longe de casa impacta diretamente a nossa vida pessoal. A grande maioria das pessoas que vive isso é capaz de apresentar um relato detalhado dos aprendizados que esse tipo de experiência internacional oferece.

Apesar de a ideia de viajar e experimentar algo diferente ser incrível, não dá para negar que a decisão de sair da zona de conforto também envolve algumas angústias. Contudo, é justamente isso que pode mudar toda a sua visão de mundo e da sua carreira.

Esse novo desafio coloca cada pessoa em um lugar diferenciado e traz uma série de questionamentos que até então ela não tinha. Parece que seus pontos fortes e fracos ficam mais evidentes, proporcionando um contexto favorável para a sua evolução.

Outra ocorrência bastante comum é ver seus objetivos mudarem. O que antes fazia parte do seu ideal de vida pessoal e profissional pode deixar de existir, dando espaço para novos pensamentos e desejos.

Saber disso com antecedência é muito importante para não deixar que a oportunidade de fazer um MBA internacional não provoque mudanças na sua vida.

Independentemente da direção, é essencial aproveitar esse momento para repensar a sua trajetória e utilizar os conhecimentos adquiridos para definir novas metas. Ou seja, faça com que essa experiência seja transformadora!

5. Conquistar o selo de uma instituição relevante

Por fim, não há como negar que um certificado internacional de uma instituição de ensino relevante conta muitos pontos para o seu currículo. Os recrutadores são atraídos por esse “detalhe”, não só pela qualidade do curso mas também por todas as vantagens que esse tipo de vivência costuma proporcionar.

Então, se o seu intuito é ter o selo de aprovação de uma instituição internacional, sua maior preocupação deve ser garantir que o curso que você escolheu cumpra com esse critério. Afinal, existem muitas alternativas por aí que não oferecem certificação alguma.

Ainda que toda experiência seja válida, não há mal nenhum em querer agregar um diploma reconhecido e um nome de peso à sua formação. Para participar de um processo seletivo, por exemplo, esse pode ser um fator de desempate entre dois bons candidatos a uma vaga interessante.

De qualquer forma, quem está pensando em investir em um MBA fora do seu país deve analisar bem as propostas que encontrar para que sua escolha seja a mais acertada possível. Para tanto, não deixe de pesquisar sobre pontos como: mercado de atuação no local, cultura do país e qualidade da instituição de ensino.

Viu só como uma experiência internacional pode ajudá-lo a crescer na carreira? Para receber outras dicas e ficar por dentro dessas novidades, assine já a nossa newsletter!

 

REMOVER TODOS
COMPARE
0