5 Estrategias De Marketing Usadas Por Empresas Globais.jpeg

Não há dúvidas de que as estratégias de marketing digital e offline são capazes de alavancar os resultados de uma corporação no mercado. Afinal, esses métodos são os principais responsáveis pelo reconhecimento e pela consolidação da marca na sociedade.

Um dos motivos para que algumas organizações reconhecidas no mundo todo estejam à frente de outros negócios é que elas aprenderam a explorar os recursos do marketing e suas principais tendências.

Se você ainda não conhece esses métodos, temos uma ótima notícia: reunimos neste post algumas das principais estratégias de marketing adotadas por empresas globais para conquistar cada vez mais seus consumidores. Boa leitura!

1. Uso de chatbots

Ao oferecer um produto ou serviço, é importante pensar que, em algum momento, o cliente surgirá com uma dúvida ou outra demanda que, geralmente, precisa ser atendida com urgência. Por isso, é essencial que você invista em ferramentas para atender a uma grande quantidade de consumidores, dar atenção a todos e sanar suas questões o mais rápido possível.

Para facilitar esse processo, grandes corporações como Facebook, Google e Subway estão fazendo uso de chatbots. Trata-se de programas virtuais que têm o objetivo de simular um ser humano ao responder questões. Por exemplo, é disponibilizado um chat dentro do site da empresa e o cliente pode realizar perguntas — que serão respondidas por meio desses robôs.

Com essa estratégia de marketing, a organização consegue gerar uma relação mais próxima com o consumidor, que será bem atendido e terá suas dúvidas sanadas rapidamente.

2. Preservação da identidade da marca

Quando o assunto é manter uma identidade consistente, não podemos deixar a gigante Coca-Cola de fora, pois ela é expert nessa estratégia de marketing. Não é por acaso que a marca é uma das mais populares do mundo.

Um erro que muitos empresários cometem é alterar diversas vezes a identidade da marca em um curto período de tempo. No caso da Coca-Cola, embora tenham se passado mais de 130 anos, seu logotipo vermelho e branco sofreu pouquíssimas mudanças e continua sendo facilmente reconhecido em qualquer lugar.

As ideias tentadoras sempre vão aparecer, mas é preciso ter cautela antes de promover mudanças radicais. Lembre-se do exemplo da Coca-Cola, que consegue manter-se atualizada e competitiva seguindo, basicamente, a mesma “receita” há anos.

3. Marketing de valor

Preço e valor são duas coisas totalmente distintas. O primeiro se refere à quantia em dinheiro que um cliente paga por determinado produto ou serviço. Já o segundo está relacionado aos valores simbólicos e afetivos que o consumidor adquire com a experiência de compra.

Para que você entenda melhor, vamos usar a Apple como exemplo. Essa grande corporação faz uso de uma tecnologia extremamente avançada na criação de seus produtos. A inovação, a qualidade e a criatividade são alguns dos pilares de cada lançamento.

Agora, imagine uma pessoa comum que usa um aparelho eletrônico apenas para fazer pesquisas e acessar as redes sociais. No caso, por que ela compraria um produto tão avançado e, principalmente, com um preço tão pouco acessível? Pois é justamente nisso que está o diferencial da Apple.

A empresa adota uma estratégia voltada às necessidades dos clientes. Ela oferece experiências excepcionais e afirma, com convicção, que o seu produto é visionário e tem a capacidade de melhorar a vida das pessoas. Todo mundo deseja consumir algo que aumente sua qualidade de vida, não é mesmo? Sendo assim, ponto para a Apple!

4. Uso das redes sociais

Muitas organizações vêm se destacando pelo bom uso das mídias sociais em suas estratégias de marketing. Um exemplo é a Starbucks, que trabalha de forma eficiente no Facebook, Twitter e Instagram. A seguir, confira algumas práticas que a empresa adota para conquistar seus clientes:

  • uso inteligente de gifs, vídeos e imagens em seu feed;
  • tweets com imagens personalizadas;
  • interação constante com os seguidores;
  • publicações relacionadas com eventos da atualidade;
  • criação de hashtags com potencial para viralizar rapidamente.

Além disso, a Starbucks também cria promoções e competições nas redes sociais. Dessa forma, a empresa mostra que a voz dos consumidores está sendo ouvida e que eles fazem parte da construção da marca. É sempre bom se sentir especial, não é verdade?

5. Uso de estratégias offline

No atual modelo de mercado, as estratégias de marketing digital são indispensáveis para o sucesso das empresas. No entanto, é necessário investir também em ações offline para atingir as mais diversas camadas do público. Por mais incrível que pareça, existem pessoas que sequer conhecem a experiência de acessar uma rede social, o que não significa que você deve excluí-las das suas estratégias.

Algumas dessas ações de marketing offline que podem ser exploradas são: anúncios em rádio, televisão, jornais e revistas; outdoors; panfletagem; feiras e eventos; distribuição de brindes; propagandas via telefone; e o famoso boca a boca.

Além disso, também é importante que a empresa participe de ações e apoie campanhas para mostrar seu engajamento com questões sociais. Dessa maneira, ela está demonstrando que sua preocupação está além da venda de seus produtos e serviços. Um dos exemplos mais famosos desse tipo de marketing é o McDia Feliz, uma grande campanha em prol da cura do câncer infanto-juvenil, desenvolvida pela rede de fast-food americana McDonald’s.

Neste artigo, além de apresentarmos algumas estratégias de marketing adotadas por empresas globais, mostramos também que essas ações não devem se limitar ao ambiente virtual. É importante que você promova suas estratégias offline para propagar ainda mais a imagem da sua corporação. Lembre-se de que elas não são concorrentes, mas sim complementares!

Por fim, invista sempre em estratégias inovadoras na hora de transmitir a mensagem da organização. Isso fará com que a sua empresa seja bem vista no mercado e aumentará o interesse das pessoas pelos seus produtos e serviços. Sabe aquele ditado que diz “o que não é visto, não é lembrado”? Ele se aplica perfeitamente quando se trata de marketing. Portanto, não se acomode jamais.

E então, o que você achou das estratégias de marketing apresentadas neste post? Sua empresa já utiliza alguma dessas ações? Conte as suas experiências para a gente nos comentários.

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