5 erros que podem destruir sua carreira – e como evitá-los

5 erros que podem destruir sua carreira – e como evitá-los – Revoltar-se com a realidade ou deixar que alguém tome decisões de carreira por você não te ajudará a ter sucesso e ser feliz

É fato que todo mundo comete erros. Nunca é algo legal, claro. Mas, se é praticamente inevitável que você cedo ou tarde caia em algum deslize, por que não tentar aprender com ele? Em artigo publicado na Forbes, a especialista Liz Ryan, discorre sobre como nós erramos em não lidar da melhor forma com os erros que cometemos e, assim, acabamos por prejudicar de forma significante – e até crucial – nossas carreiras. “Eu cometi inúmeros erros em minha vida, mas decidi já há algum tempo, que deveria tirar lição de todos eles. Analiso sempre onde errei com uma pergunta-chave: “Qual o tropeço que cometi que supostamente deve me ensinar algo?”, diz a autora do livro “Reinvention Roadmap”e fundadora do Human Workplace, consultoria dedicada às melhores práticas de trabalho.

Aos jovens, Liz costuma recomendar que eles arrisquem e não tenham medo de cometer esses erros. “É difícil alguém cometer um grande erro logo no início da carreira. Você pode entrar no emprego errado e sair. Você pode explorar novas possibilidades de profissão. Ninguém vai te julgar muito por tentar algo novo”, diz.

Alguns erros, porém, podem prejudicar todo o seu futuro. Eles acabam por levar você a tomar decisões hoje que podem se mostrar incontornáveis. Liz listou cinco deles que prejudicam tanto os mais jovens quanto os mais sênior. Ela também indicou formas de aprender com eles. Confira:

1. Queimar o filme, quebrar laços com as pessoas

Queimar o filme com alguém que lhe foi gentil pode se mostrar algo incontornável. Por exemplo: você consegue um trabalho que gosta, mas que precisa lidar com um chefe terrível, mas que também é de certa forma seu mentor. Você pede a ele uma promoção que é negada. Aí aparece um gestor de outro departamento oferecendo-lhe crescimento naquela área e sai correndo. Em pouco tempo acaba percebendo que o novo chefe é um mentiroso e que não vai sair muita coisa daquele novo cargo. Você acabou de quebrar uma ponte que pode se mostrar essencial no futuro. Liz defende que você deve evitar queimar o filme com as pessoas com as quais trabalha – principalmente porque amanhã são elas que podem te dar uma ajuda quando você mais precisar. Se isso ocorrer ou em caso de suspeito disso ter ocorrido, uma dica de Liz é tentar reparar e reconstruir “a ponte” com essa pessoa. Escreva-lhe uma mensagem,  mostre que é grato a esta pessoa, que sente-se mal com algum acontecimento ou ação e que espera que o seu “caminho e o dela voltem a se cruzar no futuro”

2. Deixar que alguém tome decisões de carreira por você

Você cruzará em seu caminho com muitas pessoas que tentarão lhe dizer como você toma decisões, para onde sua carreira deveria seguir. Alguns até insistirão que você deve encontrar-se com um coach, lhe darão testes para fazer. Outros falarão que as “pessoas inteligentes” deveriam estar trabalhando em outra área. E quem poderão ser essas pessoas? Liz responde: seus pais, seu companheiro (a), um consultor de carreira, um professor, seu chefe, um recrutador, entre outros. Conselhos podem ser bons, mas podem nos fazer muito mal, diz Liz. “Você precisa confiar em si mesmo para tomar as decisões certas para você”.  Ela defende que, quanto mais você aprende sobre quais caminhos é melhor seguir, mais difícil será que alguém te impeça de seguir em frente.

3. Colocar a carreira a frente de tudo em sua vida

Liz avalia que, ao menos para a maioria dos executivos (as) que conheceu, quanto mais eles subiam na carreira, mais sua vida pessoal ficava condicionada ao trabalho. Alguns entravam em verdadeiras armadilhas, como se a profissão tivesse se transformado em uma “algema”. Isso porque eles começaram a ter um padrão de vida que só seria garantido com o salário do cargo atual. O problema é que tudo isso também exigirá muita energia e muitas horas trabalhadas. Mas, vamos supor que isso, de fato, ocorreu. O que fazer? Liz diz que a dica é nunca pensar que a vida é feita de uma oportunidade única. O seu trabalho deve apoiar sua vida pessoa e vida pessoal. Cada vez que você tiver a chance de lembrar disso é importante pois lhe fará valorizar a relação que você estabelece entre trabalho e vida.

4. Revoltar-se com a realidade

Conforme Liz analisa muitas pessoas caem na armadilha de, ao se verem desmotivadas, acabam por revoltar-se com aquilo que têm, alimentando raiva e desejando apenas que tudo mude logo. O problema é que sentir falta te faz perder tempo e energia. Seus amigos podem lhe consolar, sua mãe claro também. Mas a realidade não será afetada pelo fato simples de você odiá-la. Você está desmotivado no trabalho, mas pedir demissão pode não ser um bom negócio frente à alta taxa de desemprego no mercado? Aguente firme. Você se sente discriminado por achar-se “velho para a profissão?” Procure formas de se mostrar uma pessoa viva de ideias e, claro, animada com a vida. Reclamar por reclamar, colocar culpa em possíveis discriminações – que sempre irão ocorrerão – não irá lhe ajudar a conseguir um bom emprego. Foco em buscar aquilo que deseja.

5. Sentir-se acomodado com sua carreira

O último erro citado por Liz é repetir uma frase que provavelmente você já ouviu de muitas pessoas. “O trabalho é OK, é perto da minha casa e o salário dá para pagar as contas”. Sentir-se acomodado com sua carreira pode se mostrar perigoso demais. “É como se começássemos a navegar em um rio preguiçoso, nos distanciamos lentamente sem saber para onde queremos ir”, diz Liz. É preciso acordar, buscar novos desafios, construir novos cenários. Escreva o que sente, entenda o que busque, procure um amigo para discutir qual poderá ser o próximo passo de sua carreira. E ele na verdade nem precisa ser um emprego novo. Às vezes reside apenas em olhar de forma diferente aquilo que faz hoje, em buscar aprender de outra forma. Não há tempo a perder. Em nenhum dia de sua carreira.

Fonte: Época Negócios

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