Tempo

4 ações para impulsionar retorno do tempo (portfólio de investimento).

O americano comum recebe dezenas de solicitações de cartão de crédito todos os meses. Quantos desses “convites” você aceita? Eu imagino que sejam poucos. Agora, pense sobre a quantidade de convites de reuniões que você recebe toda semana no trabalho. Provavelmente, devem ser dezenas, ou até mais do que isso… E se você fosse tão cuidadoso com o seu tempo como é com a sua avaliação de crédito? Quais mudanças isso poderia causar na sua resposta habitual?

Imagine que o seu horário de reuniões constitui o seu “portfólio de investimento”, em que cada reunião marcada representa um comprometimento do seu recurso principal – o tempo. Vamos observar com cuidado para determinar o atual retorno sobre investimento (ROI) que você está lucrando nesse portfólio. Comece abrindo o seu calendário em uma semana normal. Agora, classifique cada compromisso em uma das seguintes categorias:

  • Apoia a conquista dos meus objetivos mais importantes;
  • Desenvolve as minhas habilidades ou expertise;
  • Cultiva uma relação essencial;
  • Apoia as prioridades de outra pessoa (mas não necessariamente as minhas);
  • Sem valor definido.

Com base no número de reuniões que você colocou em cada categoria, você pode calcular o seu atual portfólio de investimento. Tipicamente, descobrimos que os executivos estão sobrecarregados nas duas últimas categorias e com pouco investimento nos seus objetivos mais importantes. Por essa razão, um novo balanceamento no portfólio é necessário! Idealmente, 40% do seu tempo deve ser ocupado com os seus objetivos principais. Cerca de 25% deve ser investido nas suas próprias habilidades e os outros 25% no cultivo de relacionamentos. Os 10% restantes podem ser destinados para as prioridades de outras pessoas (o que muitas vezes também auxilia os seus relacionamentos). Assim, tente desperdiçar o mínimo possível dos 2.400 minutos da semana de trabalho e você descobrirá que é capaz de fechar o seu laptop ainda mais cedo a cada dia.

O tempo é o seu recurso mais valioso

Para gerenciar os investimentos do seu tempo de uma forma mais efetiva, você precisa agir com a crença de que o tempo é o seu recurso mais valioso. Embora seja uma declaração fácil de se fazer, é muito mais difícil colocá-la, consistentemente, em prática. Ela exige que você faça escolhas conscientes sobre como utilizar o seu dia, mesmo quando parecer mais fácil deixar apenas o calendário lhe guiar.

Aqui estão quatro estratégias para obter um maior retorno do seu portfólio de tempo:

1. Dada a sua função, desenvolva o seu portfólio ideal.

Em alguns trabalhos, como o de gerente de produto, você realiza o trabalho, principalmente, através de reuniões. Você deve esperar ter um alto número delas a cada semana, e o seu objetivo é fazê-las de forma mais eficaz possível. Se você é um colaborador/criador individual que gera valor através de um trabalho independente, o seu calendário então deve ter grandes períodos de tempo de trabalho ininterrupto, lhe permitindo entrar em um estado de fluxo contínuo, sem a possível distração das reuniões.

2. No começo da semana, crie compromissos com você mesmo para realizar o seu trabalho mais importante.

Classifique cada compromisso com o que você planeja alcançar durante esse período de tempo. Isso lhe permitirá proteger o seu próprio tempo de trabalho e garantir que uma parcela significativa do seu portfólio esteja inclinada em direção à realização dos seus objetivos principais.

3. Nunca aceite um convite de reunião que não tenha um propósito definido.

Uma vez que, se o organizador não se preocupou em determinar com antecedência o que você realizará durante a reunião, é provável que ela proporcione uma conversa de baixa qualidade. Assim, em vez de negá-la, confirme a tentativa de reunião e envie uma resposta: “Você pode esclarecer o que está pretendendo alcançar durante essa reunião para que eu possa estar melhor preparado?”

4. Reduza o tempo de duração da sua reunião regular para 45 minutos.

Dado que, pelo menos 25% do tempo de reunião é tido como desperdiçado, reduzir esses 15 minutos é um movimento que não gera arrependimentos. Isso deve fazer com que você aperfeiçoe o seu foco em cada reunião, alcançando, assim, os mesmos objetivos sem todo o desperdício de tempo. Utilize esses minutos extras para escrever uma concisa recapitulação da reunião que você acabou de empreender. Isso, normalmente, duplica o seu retorno positivo, visto que essa ação aumenta significativamente a probabilidade das decisões e ações de comprometimento feitas na reunião sejam colocadas em prática.

Algumas pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença quando se trata do seu retorno pessoal. Desenvolva uma atitude perspicaz quando o assunto for o seu investimento de tempo e analise como isso impactará tanto a sua produtividade quanto a sua experiência a cada semana.

Este artigo foi escrito por Shani Harmon e Renee Cullinan da Forbes, legalmente licenciado pela rede NewsCred Publisher.

Fonte: Content Loop BR

REMOVER TODOS
COMPARE
0