3 equívocos que podem atrapalhar sua carreira

3 equívocos que podem atrapalhar sua carreira

ARTIGO DO PROFESSOR E PSICÓLOGO ALEXANDRE ROMEIRO

No mundo atual, está na mão de cada um a principal responsabilidade pela gestão da sua carreira. Embora seja celebrada essa maior liberdade e autonomia de você construir sua própria trajetória, as pessoas costumam cometer o equívoco de gerenciar o seu caminho de fora para dentro, ou seja, as possibilidades oferecidas são o principal guia para as escolhas profissionais.

Essa maneira de pensar leva as pessoas a três principais equívocos:

1) Visão restrita de oportunidades: pensar os passos de carreira com base no organograma ou no plano de cargos e salários da empresa. Isso faz com que se olhe para a empresa do passado, e não para a empresa do futuro. O mesmo equívoco acontece quando se toma decisões olhando para a estrutura do mercado: conhece-se o mercado de ontem e não o de amanhã.

2) Armadilhas profissionais: gerenciar a carreira de fora para dentro pode fazer as pessoas caírem em armadilhas. Entre elas estão: os becos sem saída, que se configuram como situações de grande vulnerabilidade profissional ou de dependência de uma organização; sofrimento profissional, situação na qual a pessoa realiza um trabalho que requer muito dos seus pontos fracos e pouco dos seus pontos fortes. Algumas iscas para cair nessas armadilhas são: remuneração, status social, pressão de amigos e foco nas vantagens de curto prazo.

3) Falta de foco: falta de clareza e atenção para aquilo que é importante para a pessoa e para aquilo que ela deseja. Com isso, a pessoa tem seu potencial profissional subutilizado e não se sente mais desafiada, tampouco sente que está se desenvolvendo ou progredindo profissionalmente. Essa situação leva ao sentimento de angústia e desorientação crescente, fazendo a pessoa repensar sua profissão ou atividade.

Então, como escolher uma profissão ou trilha de carreira? Um projeto profissional consciente, construído de dentro para fora, minimiza a chance que esses equívocos sejam cometidos. Esse projeto deve priorizar os seus pontos fortes, seus sonhos, o que é importante para você, aquilo que se gosta de fazer e o que se faz bem. O que faz um coach de carreira é facilitar a construção desse projeto quando a pessoa não está conseguindo se orientar por si mesma. O coach de carreira utiliza conhecimentos e técnicas da psicologia para facilitar a gestão do processo da pessoa se conectar com ela mesma e, assim, se realizar no mundo.

prof Alexandre Romeiro

Alexandre Romeiro, é psicólogo, mestre pela FGV-EAESP, professor da IBE Conveniada FGV e diretor do Centro Mindscience. Atua com coaching de executivos e de negócios.

Fonte: http://www.panoramadenegocios.com.br/2015/12/tres-equivocos-que-podem-atrapalhar-sua.html

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645