10 Livros Sobre Carreira Que Vao Ajudar A Alavancar A Sua Vida Profissional.jpeg

Normalmente, enchemos nossas agendas e nossos cadernos com metas para os próximos meses, quando um novo ano se inicia. Elas podem envolver diversos temas, mas muitas costumam estar ligadas ao desejo de crescer profissionalmente. E você sabia que existem livros sobre carreira que podem te ajudar nesse sentido?

No post de hoje, você vai conhecer 10 obras que vão te ajudar a começar 2018 bastante motivado e com muito entusiasmo. Confira os títulos que listamos e inspire-se!

1. “Desperte seu gigante interior” (Anthony Robbins)

O autor é um dos maiores especialistas em Programação Neurolinguística do mundo (PNL), um método que tem sido cada vez mais utilizado nas empresas com o intuito de melhorar o desempenho dos funcionários, contribuindo para que eles eliminem hábitos que prejudiquem a sua produtividade.

O livro é baseado nos pressupostos da PNL e é considerado uma porta aberta para o autoconhecimento e para a configuração de uma mente poderosa. O autor trabalha com a ideia de que temos as ferramentas para alcançar o sucesso e que isso depende da nossa compreensão a respeito de determinados comportamentos que minam a motivação, a concentração e a inspiração, nos impedindo de progredir.

2. “Rejection Proof” (Jia Jiang)

Essa obra é ideal para quem deseja mudar de carreira, pois traz a história do próprio autor.

Jiang ensina aos leitores que quando se busca algo novo não se deve esperar a aceitação dos outros, mas sim confiar em si mesmo. Pessoas confiantes apresentam um maior potencial para se destacar, além de inspira confiança nos outros, potencializando as oportunidades de alcançar bons resultados.

3. “Inteligência emocional” (Daniel Goleman)

O autor é psicólogo e escreveu o livro em 1995, com o objetivo de desenvolver na mente das pessoas mecanismos que pudessem melhorar o controle de suas emoções, o que configura a verdadeira inteligência.

De acordo com Goleman, uma pessoa com QI alto não tem garantia de sucesso e felicidade e as emoções humanas são fundamentais para nos tornarmos profissionais de sucesso.

4. “Como fazer amigos e influenciar pessoas” (de Dale Carnegie)

Este livro foi escrito em 1936 e ainda continua atual. Ele é citado por diversos profissionais de sucesso como sendo uma obra inspiradora, no que diz respeito a tomar decisões, realizar mudanças necessárias ao crescimento profissional e buscar a satisfação pessoal.

O autor traz dicas para que líderes entendam que o sucesso não é resultado apenas de técnica, mas também da maneira como nos relacionamos com os outros, expressamos nossas ideias e os motivamos.

5. “Motivação 3.0”, (Daniel H. Pink)

O autor questiona o modelo ainda muito utilizado pelas empresas (aumento, promoção ou punição) para motivar os seus funcionários, modelo esse que vem surtindo cada vez menos efeito.

A motivação é algo interno e individual. É o termômetro que mede o nosso nível de satisfação pessoal e profissional e que nos faz ir buscar um melhor desempenho e melhores resultados.

6. Fora de série (Malcom Gladwell)

Quando tomamos conhecimento de trajetórias excepcionais, como a de Bill Gates e Mark Zuckerberg, costumamos acreditar que essas pessoas são gênios e que possuem um talento especial.

Gladwell desfaz essa crença limitante mostrando que ninguém atinge o sucesso excepcional sozinho e que fatores, como oportunidades, herança cultural, amigos e família, devem ser levados em consideração.

Além disso, o autor menciona que, para se tornar uma pessoa bem-sucedida são necessárias 10 mil horas de prática, o que equivale a três horas de treinamento, por dia, durante 10 anos.

7. “A coragem de ser imperfeito” (Brené Brown)

Brené Brown é uma pesquisadora que vem inspirando diversos profissionais. Ela fala sobre estratégias emocionais que podem ser adotadas para que possamos mergulhar de cabeça naquilo que é importante para nós.

Na obra, a autora aborda o medo que sentimos em arriscar. Ela mostra que o receio de não sermos bom o bastante para realizar algo que almejamos, mina nossa criatividade e autenticidade e nos condena a ser profissionais medianos e que não apresentam nenhum diferencial.

8. “Um novo jeito de trabalhar” (Laszlo Bock)

O livro traz a história do gigante Google e mostra como a organização consegue se manter sempre no topo do ranking das melhores empresas para se trabalhar.

Laszlo Bock é o vice-presidente de RH da companhia e traz dicas valiosíssimas para que possamos aumentar nossa motivação e aprender a trabalhar aliando eficiência à qualidade de vida.

9. “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” (Stephen R. Covey)

Esse é um dos livros sobre carreira mais influentes do século XX, tendo permanecido por oito anos na lista dos mais vendidos do mundo.

Mesmo após 27 anos de lançamento, a obra, que elenca 7 hábitos para melhorar a atuação dos profissionais permanece atual e extremamente eficiente. Um dos seus segredos é justamente focar nos hábitos de cada pessoa e no modo como cada indivíduo interpreta o mundo, em vez de considerar, apenas, que ele tenha uma boa formação profissional.

Em um dos exemplos citados, o autor coloca que, para um profissional ser bem-sucedido, é necessário que ele tenha um objetivo bem claro em mente, pois a partir desse ponto ele vai descobrir como suas características, seus relacionamentos e valores pessoais podem ajudá-lo a alcançar a sua meta.

10. “O ócio criativo” (Domenico De Masi)

O autor é um sociólogo italiano que conferiu um novo significado ao conceito de produtividade. Este é um dos livros sobre carreira que, mesmo nãos sendo recente, se mantém atual ao criticar a linha de trabalho das fábricas no século XVIII, seguida, ainda hoje por muitas empresas.

Domenico defende a tese de que o modo antiquado de produção impede que os trabalhadores avancem profissionalmente, pois eles ficam presos a um espaço físico no qual precisam trabalhar.

O ócio criativo é uma maneira de produzir algo durante o tempo livre, sem que exista a cobrança por resultados. Desse modo, as pessoas buscam conhecimento e qualidade de vida e, consequentemente, crescimento profissional.

Livros sobre carreira são fontes de aprendizagem e constituem uma ótima ferramenta para ajudar na motivação, no planejamento e no alcance de metas.

O que você achou do nosso post? Gostou das nossas dicas? Então que tal saber mais a respeito dos setores e das profissões que vão estar em alta até 2020?

REMOVER TODOS
COMPARE
0