Veja Como Conciliar O Proposito De Vida Com A Carreira Executiva.jpeg

Você já parou para pensar se a sua carreira profissional está alinhada com o seu propósito de vida ou se ela toma uma direção contrária à sua busca? Saber conciliar essas duas áreas durante a sua trajetória é fundamental para a sua saúde, tanto física quanto emocional, e o seu bem-estar.

No mundo atual, o surgimento de novas áreas de atuação, diferentes profissões e as oportunidades que se abrem fazem com que cada vez mais as pessoas busquem integrar e correr atrás do sucesso na vida pessoal e na corporativa.

Tem curiosidade e quer saber o que você deve fazer para chegar lá? Então, continue a leitura e não perca as nossas dicas a seguir!

Desenvolva o seu autoconhecimento

Desenvolver o autoconhecimento é a chave principal para o seu sucesso e vai ajudar tanto na sua vida profissional como na pessoal. Fazer esse tipo de exercício pode auxiliar na procura por algumas respostas para questionamentos como: o que faz você feliz, qual o seu emprego dos sonhos e onde quer estar em 10 anos.

É como se fosse uma atividade para usar a sua imaginação. O autoconhecimento pode ser definido como um processo desenvolvido para identificar hábitos pessoais e padrões de comportamento e pensamento ao longo da vida. Você sabe como exercitá-lo? Veja algumas ideias abaixo para colocar em prática:

  • conheça a sua personalidade e identifique os seus pontos fortes e fracos;
  • faça questionamentos sobre os seus medos, os seus valores, os seus planos, as suas crenças e os seus desejos;
  • pratique atividades diárias de autoavaliação e acompanhe o seu progresso;
  • peça feedbacks construtivos de pessoas em quem você confia;
  • pratique meditação regularmente;
  • organize-se e estabeleça as suas prioridades e metas a serem batidas.

Defina qual é o seu propósito de vida

Essa não é uma tarefa fácil, tampouco existe uma fórmula mágica para se chegar a ela. Mas tente encarar o propósito como um lugar ou posição aonde você quer chegar e considere isso como seu objetivo de vida no futuro.

Uma forma de identificá-lo é por meio da técnica de eliminação. Ou seja, com base nas experiências e atividades vivenciadas ao longo dos anos, você pode tentar reconhecer aquela que trouxe mais felicidade e vontade de encarar o desafio ou descartar de vez as possibilidades responsáveis por trazer estresse e frustrações.

Também pode se questionar sobre o sentido da vida e do trabalho, se é feliz com o que faz e se você se sente realizado. Essas respostas podem ajudar a encontrar algumas respostas ou, pelo menos, indicar o caminho a ser seguido.

Tenha uma vida pessoal

No mundo capitalista em que vivemos, somos influenciados desde pequenos a pensar em uma profissão para seguir, atingir o sucesso e ter uma vida confortável. Não à toa, muitas pessoas crescem e chegam à vida adulta com a ideia de que trabalhar muito traz felicidade ou é o único caminho.

Com o tempo, no entanto, uma rotina estressante e atividades que não combinam com o perfil do indivíduo acabam por gerar sentimentos inversos e trazer infelicidade.

Muitos ficam tão focados em subir na carreira que se esquecem de cuidar do lado pessoal. Por isso, não deixe de sair com os amigos, passar um tempo com a família, ter umas horas livres para praticar um esporte ou atividade que goste, como ler um livro ou ir ao cinema.

Não sinta culpa por não pensar em trabalho 24 horas por dia, nem por tirar as suas férias e deixar de lado o celular e o e-mail. O descanso faz parte do processo, afinal, o importante na vida é ter equilíbrio. Sem contar que os momentos de lazer e relaxamento deixarão você mais disposto ao retornar para a rotina de trabalho e desenvolver as suas atividades.

Faça um planejamento diário

Essa estratégia é fundamental para melhorar a sua produtividade. Planejar o seu dia, a sua semana ou o seu mês faz com que você consiga administrar melhor o seu tempo e, assim, conseguir realizar as atividades desejadas, tanto no âmbito profissional quanto fora dele.

Com metas estabelecidas, seja para entregar o trabalho aguardado pelo chefe seja para terminar um livro, é possível concentrar sua energia nas ações certas em vez de se preocupar com questões desnecessárias e ter aquela sensação de tempo perdido.

Para fazer um planejamento eficiente, separe algum momento do seu dia ou da sua semana exclusivamente para essa atividade. Tenha uma agenda, um celular ou um tablet para anotar as próximas metas e as estratégias. Elenque as suas prioridades e separe as suas ações entre vida pessoal e profissional — o importante aqui é não misturar as duas.

Use o conceito QVT no seu dia a dia

Você já ouviu falar no conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)? O termo começou a ser usado em meados de 1950 e significa, basicamente, a satisfação do indivíduo com o ambiente corporativo, ou seja, qual é o nível de satisfação com o local de trabalho e as tarefas desenvolvidas.

Em muitos casos, passamos mais horas no trabalho e com os colegas do que propriamente em casa com a família ou amigos. Por isso, garantir a qualidade de vida no ambiente corporativo vai influenciar diretamente o seu comportamento no dia a dia, a sua produtividade e rendimento, e a sua saúde.

Por isso, é fundamental desenvolver um conjunto de ações em parceria com o RH e os gestores para garantir uma atmosfera positiva e agradável e trazer melhorias para todos dentro da empresa. As atividades podem envolver aprovar horários flexíveis aos funcionários, oferecer cursos e treinamentos de capacitação, reconhecer o esforço por meio de bônus e premiações, entre outras.

Encontrar o seu propósito de vida e saber conciliá-lo com a sua carreira requer equilíbrio. Para isso, é preciso fazer um esforço diário. No entanto, alcançar esse balanço vai trazer benefícios tanto para a sua vida profissional quanto para a pessoal. O sistema em que vivemos hoje incentiva o sucesso e a competição, contudo, com os seus objetivos alinhados, você se tornará uma pessoa mais criativa, inovadora e produtiva.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe a sua opinião conosco e deixe um comentário aqui no post explicando como você concilia a sua vida pessoal e profissional!

REMOVER TODOS
COMPARE
0