Trabalho E Familia Como E Por Que Conciliar.jpeg

A discussão sobre a necessidade de conciliar trabalho e família não é relativa aos dias de hoje, mas muitas pessoas ainda têm grande dificuldade em estabelecer uma correta separação entre esses dois fatores para conquistar a tão sonhada qualidade de vida.

Independentemente da carreira escolhida ou da faixa etária do profissional, essa rotina pode trazer complicações diversas, que podem ir da queda da produtividade no trabalho a complicações mais sérias de saúde, como ansiedade, estresse ou depressão.

Se você se identifica com essa situação, este post foi feito para você! Vamos apresentar alguns motivos que mostram a importância de equilibrar a rotina corporativa e os momentos com a família, além de listar algumas dicas práticas que podem ajudá-lo a driblar esse desafio com mais tranquilidade. Boa leitura!

Qual é a importância de conciliar trabalho e família?

Diz a sabedoria popular que o trabalho dignifica o homem. No entanto, é preciso reconhecer a importância de administrá-lo junto com a rotina e as atividades relativas ao lar para que você consiga estabelecer uma vida mais saudável e equilibrada.

Por isso, vamos apresentar neste tópico alguns dos motivos que vão ajudá-lo a compreender melhor por que conciliar os aspectos profissionais e pessoais é tão importante. Confira a seguir:

Manter a saúde física e emocional

Para se manter sempre sadio e forte, o corpo humano exige uma rotina bem balanceada, com horas dedicadas ao trabalho, às atividades físicas e também ao lazer e ao descanso, que são extremante importantes para que consigamos recarregar as energias.

Portanto, quando há um desequilíbrio em qualquer uma dessas áreas, o organismo logo apresenta sinais de que algo não está funcionando bem — tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

Logo, aprender a dividir as diversas ocupações de nossa vida é uma forma não apenas de conciliar as atividades do trabalho com os momentos em família, mas também de cuidar da saúde, respeitando as necessidades e limites do seu corpo.

Garantir a participação na vida familiar

Você já teve a sensação de que é um estrangeiro em sua própria casa? Esse sentimento incomum pode ser um forte indício de que o trabalho está ocupando um espaço maior do que o recomendado em seu plano de vida.

Participar das decisões da casa e acompanhar a rotina doméstica contribui não somente para o sentimento de pertencimento — essencial aos seres humanos —, mas também funciona com um escape necessário das demandas do mundo corporativo.

Adquirir qualidade de vida

A qualidade de vida é o objetivo primordial de quem busca uma existência plena e feliz e, por isso, é uma conquista tão importante e uma grande razão para buscar um equilíbrio entre família e trabalho.

Quem atinge esse patamar vive com mais tranquilidade, tem mais saúde e consegue coordenar melhor suas atividades para cumprir suas obrigações de forma produtiva e aproveitar os momentos de descontração com mais leveza.

Como equilibrar a vida profissional com a familiar?

Agora que você já sabe por que é tão importante priorizar o equilíbrio entre as atividades do trabalho e os momentos em família, vamos dar algumas dicas práticas para que você consiga colocar esse plano em prática. Acompanhe!

Organize a sua rotina

Organização é a palavra-chave e também o primeiro passo para que você consiga conciliar trabalho e família de uma forma realmente eficaz. Para isso, uma boa dica é estabelecer um planejamento estruturado da sua rotina.

Comece organizando uma agenda para coordenar os seus horários: anote os seus compromissos profissionais, determine horários e prazos para a realização das suas atividades diárias e, por fim, mas não menos importante, separe um tempo para o descanso e lazer.

Estabeleça prioridades

Determinar uma lista de afazeres — seja por ordem de importância ou de urgência — e conseguir segui-la à risca ainda é um grande desafio para muitas pessoas. No entanto, é algo indispensável para garantir uma rotina mais organizada.

O segredo é fazer com que essa atitude de disciplina se torne um hábito e, para isso, você deve exercitá-la com frequência ao longo do seu dia a dia. Parece difícil? Você não precisa se preocupar; basta encontrar a metodologia mais adequada para o seu perfil.

Aqui, vale lançar mão de recursos como planilhas no computador ou no celular, aplicativos que ajudem a definir suas prioridades e organizá-las dentro de um prazo preestabelecido, entre outras possibilidades.

Evite levar trabalho para casa

Um dos pontos mais importantes para conciliar trabalho e família é conseguir estabelecer uma correta separação entre os momentos dedicados a cada um. Por isso, procure ter em mente que a sua casa não deve se tornar uma extensão do escritório.

Embora seja importante dividir com a família as preocupações e as conquistas relativas ao ambiente profissional, as resoluções necessárias devem ser tomadas em horário comercial.

Essa regra também vale para os e-mails e mensagens no celular, já que as notificações são um grande fator de distração e podem distanciá-lo dos momentos importantes vividos no ambiente familiar.

Valorize os momentos em família

Falando em evitar as distrações que podem distanciá-lo de importantes momentos familiares, reconhecer a importância dessas ocasiões e se esforçar para estar presente é algo que certamente vai ajudá-lo a manter um equilíbrio na rotina.

Com isso em mente, tente sincronizar os horários no trabalho e mantenha uma boa organização nas suas atividades para que você consiga aproveitar oportunidades como a hora das refeições e os finais de semana para estar com a família sem perder de vista as obrigações profissionais.

Além das sugestões que apresentamos aqui, é importante, ainda, que você conte com o apoio dos familiares e adote uma atitude de transparência para manter um diálogo aberto em todos os ambientes. Dessa forma, será mais fácil atingir os seus objetivos e conciliar com tranquilidade todas as questões ligadas a trabalho e família.

E você, o que achou deste post? Já está se preparando para colocar as nossas dicas em prática ou ainda acha difícil vencer o desafio de equilibrar a vida profissional e a familiar? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua opinião com a gente!

REMOVER TODOS
COMPARE
0