Saiba Por Que Voce Deve Fazer Um Mba Em Gestao Estrategica De Pessoas.jpeg

Saiba por que você deve fazer um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas – Conduzir um negócio é uma tarefa complexa que exige muito conhecimento. Além de se responsabilizar por todos os processos administrativos que estão inseridos dentro da empresa, o profissional também deve lidar com as questões relacionadas ao capital humano. Para executar essa função da melhor forma, é importante ter um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

A gestão de pessoas pertence à área administrativa das companhias e é responsável por desenvolver talentos profissionais a favor da empresa. Para formar equipes mais eficientes, considera não apenas as competências técnicas, mas também as habilidades pessoais dos colaboradores, como a capacidade de relacionamento e comunicação.

Continue a leitura para saber mais sobre a área e conhecer a importância de um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

A gestão estratégica de pessoas e seus pilares

A gestão estratégica de pessoas visa alinhar o desenvolvimento do capital humano de uma organização com as necessidades estratégicas do negócio. Ela é resultado da evolução dos conceitos de administração.

Essa importante ferramenta permite que todos os colaboradores se mantenham disponíveis e motivados, gerando uma instituição colaborativa na qual predomina a integração entre os setores da empresa. Além disso, o departamento de recursos humanos e o administrativo devem estar alinhados para executarem um bom planejamento de ações.

Para isso, é preciso conhecer e dominar os pilares da gestão estratégica de pessoas. Veja quais são eles:

Motivação

Entender o que motiva cada profissional é fundamental para que ele se mantenha produtivo e fiel à empresa. Dessa forma, praticar uma gestão de pessoas eficiente é necessário para manter a motivação da equipe e avançar com os negócios.

Processo de comunicação

O processo de comunicação precisa ser eficaz em todos os setores para manter a empresa integrada. As informações precisam estar disponíveis sempre que forem necessárias e para todos os colaboradores. Nesse momento, o uso da tecnologia é muito importante.

Trabalho em equipe

Esse pilar é fundamental para que todos os colaboradores se sintam relevantes dentro da empresa. Para isso, é importante desenvolver e acompanhar grupos de trabalho com objetivos estabelecidos. Para manter um clima agradável e incentivar a colaboração entre os membros da equipe, é importante criar momentos de interação.

Conhecimento e competência

Sem conhecimento e competência, os colaboradores não conseguem desenvolver o negócio, e alcançar os resultados esperados fica improvável. Por isso, é importante criar um ambiente no qual todos possam se desenvolver juntos.

Treinamento e desenvolvimento

A companhia deve estimular a busca pelo constante desenvolvimento dos seus colaboradores — o que pode ocorrer por meio de cursos, treinamentos, palestras e outros. Para isso, é importante identificar os pontos de melhoria e incentivar a capacitação de todos.

A importância do domínio da área

O setor de recursos humanos tem um papel fundamental na atração, retenção, administração e engajamento dos colaboradores. Porém, todos os gestores de uma organização também têm uma parcela importante de responsabilidade sobre isso.

Muitos supervisores preferem transferir todas as atividades relacionadas à gestão de pessoas para o departamento de RH. Porém, é importante saber que esses gestores, muitas vezes, têm um relacionamento mais próximo e uma convivência mais frequente com os colaboradores.

Dessa forma, todo o trabalho envolvendo investimentos em clima organizacional, retenção de talentos e estímulo ao engajamento pode se tornar ainda mais eficaz quando vem diretamente do próprio setor responsável pelo colaborador.

Outro ponto importante é que uma boa gestão deve desenvolver os profissionais da melhor forma possível. Esse trabalho pode ser feito de várias maneiras e depende da área de atuação da equipe. Entretanto, se o responsável pelo grupo não for de fato um gestor de pessoas, esse desenvolvimento pode ficar comprometido.

Isso significa que esse é um trabalho que precisa abranger todos os segmentos de uma organização para que seja bem efetuado. Por isso, se você é um gestor, é essencial se capacitar com um curso de MBA em Gestão Estratégica de Pessoas para aprender sobre o assunto com teoria e prática.

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas

O MBA em Gestão Estratégica de Pessoas oferecido pela IBE Conveniada FGV visa desenvolver, por meio de diversas abordagens e estudos, os aspectos que representam um desenvolvimento humano integrado e holístico, nos campos profissionais, pessoais e sociais.

Por meio da capacitação, é possível melhorar consideravelmente as habilidades para lidar com as pessoas, tornando o exercício da liderança mais efetivo e desenvolvendo a capacidade de lidar com os mais complexos desafios organizacionais.

Assim, o aluno desenvolve alto nível de efetividade nos relacionamentos interpessoais. A maior ênfase ocorre em comunicação, qualidade pessoal, negociação, liderança, assertividade, processos decisórios, ética, resolução de conflitos, entre outros.

O curso se destina a profissionais de todas as áreas que entendem a importância do desenvolvimento integrado e permanente como o motor para um convívio profissional e pessoal mais eficiente. Tudo isso para impulsionar o sucesso de todos e superar os desafios de uma sociedade cada vez mais competitiva e exigente.

Na grade curricular é possível encontrar disciplinas como:

  • Comunicação Interpessoal, Liderança e Poder;
  • Assertividade, Feedback e Solução de Conflitos;
  • Ética e Sustentabilidade;
  • Criatividade e Inovação;
  • Fundamentos do Gerenciamento de Projetos.

O aluno também pode complementar o curso com um módulo internacional de 40 horas.

Confira, a seguir, 3 motivos fundamentais para se especializar na área.

Aprimorar as habilidades interpessoais

Manter boas relações interpessoais é essencial para quem trabalha diretamente com os colaboradores e precisa extrair todo o potencial deles. A empatia, a linguagem não verbal, o tipo de abordagem e a capacidade de dar feedbacks são algumas habilidades desenvolvidas no MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

Ser um profissional indispensável

Toda empresa precisa de profissionais qualificados para gerenciar o seu capital humano. Com uma boa capacitação, os gestores de pessoas se tornam ainda mais requisitados e indispensáveis na organização, pois passam a reconhecer talentos e a ajustar as funções de acordo com a dinâmica do mercado.

Saber lidar com pessoas e lideranças

O gestor capacitado passa a compreender melhor os colaboradores e os processos de trabalho por meio de uma visão organizada da empresa. Ele aprende a gerenciar conflitos, fazer remanejamentos internos, aplicar treinamentos e buscar a maior performance dos seus colegas, sempre com foco em resultados.

O capital humano é cada vez mais relevante no contexto organizacional. Para valorizá-lo ainda mais, é importante que as pessoas em cargos de gestão dominem essa área. Para isso, é importante investir em um MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. Assim, é possível ajudar no desenvolvimento de talentos para o crescimento do negócio.

Quer se especializar mas ainda não sabe qual curso escolher? A IBE Conveniada FGV tem a melhor opção para você. Entre em contato conosco e saiba mais!

REMOVER TODOS
COMPARE
0