Saiba Como O Business Model Canvas Auxilia No Gerenciamento Do Negocio.jpeg

Para fazer uma boa gestão — independentemente do porte ou setor de atuação da empresa —, é imprescindível a criação de um modelo de negócio. Assim, você tem um guia para elaborar estratégias, lidar com a concorrência e tomar as melhores decisões.

No entanto, quando o empreendedor pensa em um plano de negócio, já lembra de um calhamaço de papel, difícil de ser consultado e de ser modificado e adaptado com frequência. Pensando nisso, foi desenvolvido o Business Model Canvas (BMC) ou método Canvas, uma forma simples e prática de ter um plano de negócio sempre à mão.

Quer conhecer em detalhes o que é o BMC, quais aspectos ele contempla e sua relevância para o gerenciamento do negócio? Acompanhe este post!

O que é Business Model Canvas?

É um modelo de negócio criado pelo consultor suíço Alexander Osterwalder em sua tese de doutorado, que une inovação, prototipação e co-criação. Para chegar a esse resultado, ele contou com a participação de empresários e consultores de diversos países.

A ideia do BMC é fugir das complicações de modelos tradicionais de negócio, com textos, documentos, relatórios e planilhas — já que ele permite que você tenha uma visão global de toda a empresa em uma única página. Isso porque trata-se de um diagrama, dividido em 9 blocos, que contemplam as principais áreas de um negócio:

  • Cliente;
  • Oferta;
  • Infraestrutura;
  • Viabilidade financeira.

A vantagem é que o método se resume a um desenho — o que permite uma rápida visualização de cada item, facilidade de análise e uma melhor compreensão da relação entre eles. Dessa maneira, para entender o funcionamento de um negócio, você não precisa consultar um documento e percorrer linhas e mais linhas de texto para entender uma estratégia.

O Business Model Canvas é ideal para quem está começando um negócio, ou seja, tirando as ideias do papel, mas também é interessante para empresas que já estão em funcionamento e querem uma ferramenta inovadora para fazer um gerenciamento mais eficiente ou uma adaptação no modelo de negócio.

Em que consiste cada bloco do modelo Canvas?

Para fazer o método Canvas, você vai precisar de uma folha grande de papel ou quadro branco — que será dividido em 9 blocos e preenchido manualmente com canetas e post-its. É possível montar o quadro online também, utilizando um software.

Confira a seguir cada bloco que forma o BMC:

Segmento de clientes

É preciso delimitar qual é o nicho de clientes que seus serviços ou produtos atendem. Procure responder: qual é o perfil, onde estão e quais são suas necessidades e preferências.

Vender para todos os segmentos pode significar não vender para ninguém, pois fica complicado definir uma estratégia. Dessa forma, é fundamental estabelecer a fatia de mercado para a qual você trabalha.

Oferta de valor

Esse bloco não indica o preço de seu produto ou serviço, mas sim quais são os benefícios e diferenciais que ele oferece.

Canais

Quais são as interfaces do seu negócio com o cliente? Você deve definir quais são os canais de comunicação, distribuição e venda. Estabeleça como o seu público tomará conhecimento do seu produto, como poderá encontrá-lo, efetuar a compra e quais são as formas de interação com a empresa.

Relacionamento

É uma maneira de reter e fidelizar seus clientes, evitando que eles se desloquem para o concorrente apenas por conta de um preço mais baixo.

O módulo relacionamento consiste na definição de boas estratégias de atendimento, que pode ser, por exemplo, um contato mais personalizado.

Fontes de receita

São as formas como a empresa vai receber pelo produto ou serviço. Pode ser por vendas, aluguel, assinatura, licenças ou outro meio — de modo que seja prático para o cliente, mas também vantajoso para a empresa.

Recursos

São todos os recursos que sua empresa utiliza para fazer o negócio funcionar, ou seja, recursos humanos, tecnologia e equipamentos, por exemplo.

Atividades

Deixe claro quais são as atividades da sua empresa que permitem entregar a proposta de valor aos clientes, como:

  • desenvolvimento de produtos;
  • produção de bens;
  • vendas;
  • manutenção de softwares;
  • gestão de plataformas.

Parcerias

Aqui, entram as atividades que sua empresa não realiza, mas que são imprescindíveis para o funcionamento do negócio. São os fornecedores e parceiros terceirizados.

Estrutura de custos

Por fim, você deve listar quais são os principais custos envolvidos nas operações.

Qual é sua relevância para o gerenciamento do negócio?

Com o Business Model Canvas você consegue ter uma visão sistêmica do negócio. Tudo está em um quadro — uma representação gráfica dividida em 9 blocos — que pode ser facilmente acessado e modificado. Assim, torna-se uma ferramenta de gestão bastante ágil e interativa.

Veja a seguir as principais vantagens do BMC:

Criação de um negócio

O método é uma ferramenta prática para quem tem uma ideia na cabeça e não sabe como transformá-la em um negócio. O diagrama permite, de maneira simples, mensurar custos, identificar as melhores parcerias, delimitar o público-alvo e elaborar estratégias para o sucesso da empresa.

Compartilhamento de ideias entre a equipe

Todo o negócio tem fácil visualização, assim é possível realizar uma reunião de brainstorming para que todos da equipe colaborem colocando ideias em post-its para cada bloco.

A ferramenta — além de garantir o envolvimento de todos os colaboradores — pode resultar em soluções criativas e transformar seu negócio.

Alinhamento da visão do negócio entre os sócios

Pode facilitar a reunião entre os sócios, tornando mais prática a visão sistêmica da empresa. Assim, fica mais fácil definir as adaptações necessárias de acordo com as mudanças do mercado, visualizar pontos críticos, além de elaborar novas estratégias para sair na frente da concorrência.

Atração dos investidores

Se você busca investidores, o BMC é uma ferramenta que facilita a leitura empresarial e permite mostrar, de forma rápida, como o negócio está estruturado.

O Business Model Canvas é uma forma prática e simples de contar com um modelo de negócio com os principais pontos bem estruturados. Ele permite uma visão clara de todo o funcionamento da empresa, tornando a gestão mais eficiente.

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