Saiba Como A Sua Carreira Pode Decolar Com A Mentoria Executiva.jpeg

Ocupar um cargo de gestão exige muito conhecimento técnico, habilidade de liderança e capacidade de inovação. Normalmente, essas competências são adquiridas junto com a experiência, mas existem meios efetivos de acelerar o aprendizado. Um dos mais utilizados pelas organizações é a mentoria executiva.

Esse processo visa desenvolver o profissional de acordo com as necessidades do negócio em que ele atua. É claro que se tornar um líder de alta performance não é algo que acontece da noite para o dia, mas qualquer método que ajude nessa missão é muito bem-vindo. Para saber mais como a mentoria pode alavancar a sua carreira, continue acompanhando o post!

O que é mentoria executiva?

Mentoria (ou mentoring, em inglês) é um processo no qual um executivo experiente auxilia um profissional da mesma área de atuação a desenvolver suas habilidades. Com ampla vivência no mercado de trabalho, o mentor é capaz de fazer críticas construtivas, provocar insights e preparar o colaborador para desempenhar um cargo de alta gestão.

Tudo isso é feito por meio de exemplos reais do mundo corporativo, o que inclui conselhos práticos sobre postura, estratégias e técnicas de gestão de pessoas. Dessa forma, é possível eliminar as deficiências do mentorado, destacar suas virtudes e ajudá-lo a atingir seus objetivos de carreira.

Trata-se de uma ferramenta riquíssima para compartilhar conhecimento, preparar sucessores e promover uma troca de experiência produtiva para todos os envolvidos.

Mentoria x coaching executivo

Ao contrário do que muitos pensam, mentoria não é sinônimo de coaching executivo. Ambos servem para auxiliar um profissional a alcançar suas metas, mas há diferenças importantes entre as duas técnicas.

A mentoria tem foco na formação do gestor com base nas diretrizes da empresa na qual ele atua. O mentor é obrigatoriamente um profissional da mesma área do mentorado, capaz de transmitir conhecimentos e experiências específicas daquele setor. Em muitos casos, trabalha até na mesma organização, a fim de facilitar o alinhamento com a missão e os valores do negócio.

Já o coaching tem foco no desenvolvimento pessoal de carreira, sem foco em um único segmento ou empresa. Por esse motivo, não exige que o tutor tenha experiência na mesma área de formação do assessorado. Em vez de abordar experiências específicas, é uma ferramenta mais voltada para o autoconhecimento, para que se possa traçar um plano de ações e alcançar objetivos.

Outra diferença é o funcionamento prático. A mentoria executiva não tem um prazo predefinido, podendo se estender até quando as partes acharem necessário. O coaching, por outro lado, costuma ter um número de sessões decidido quando o serviço é contratado.

Quais são os impactos positivos da mentoria na sua carreira?

Ter líderes preparados é fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Por isso, submeter novos gestores à mentoria executiva é um ótimo caminho para garantir que eles tenham a conduta desejada no comando de suas equipes. Veja a seguir alguns dos maiores benefícios que a mentoria oferece à carreira de um gestor.

Compreensão dos pilares organizacionais

A missão, visão e valores de uma empresa são as ideias que norteiam todo o planejamento e definição dos seus objetivos. Ter cuidado e coerência ao definir esses pilares garante a clareza da cultura organizacional, que por sua vez está presente em todos os processos, setores e decisões importantes da companhia.

O erro de muitos gestores é pensar que esses aspectos não influenciam nada nos resultados do negócio. Um dos maiores benefícios da mentoria executiva é exatamente impedir essa falha e fazer com que o líder dê a devida importância aos pilares organizacionais.

O primeiro conselho que o mentorado recebe é cuidar da cultura organizacional e pautar todas as suas decisões de acordo com ela. Esse é um excelente ponto de partida para aprimorar as habilidades de gestão e garantir o crescimento do negócio.

Atuação em alta performance

Um dos objetivos da mentoria executiva é desenvolver no profissional um mindset de alta performance, produtividade e aceleração de resultados. Dessa forma, ele se torna apto a inspirar seus colegas e subordinados a fazer o mesmo, o que gera excelentes resultados para a empresa.

Com a ajuda de um mentor, é possível aprimorar competências que influenciam diretamente no nível de desempenho, como:

  • gestão do tempo;
  • automotivação;
  • definição de prioridades;
  • capacidade de inovação.

Melhor aproveitamento de recursos

Ter contato com as experiências do mentor proporciona ao executivo um grande entendimento sobre a importância de controles financeiros eficientes. Além da gestão do fluxo de caixa, também é fundamental saber investir estrategicamente e otimizar a utilização dos recursos.

Pode parecer algo básico, mas melhorar esses processos gera ganhos exponenciais para o negócio, que podem ser contabilizados ainda no curto prazo.

Desenvolvimento de networking

Além do aprimoramento de habilidades, o contato com o mentor é excelente para o networking. Afinal, em meio ao processo é possível desenvolver um relacionamento próximo com uma figura experiente e conhecida no mercado, capaz de enriquecer conhecimentos e apontar novos caminhos para a sua carreira.

Fora isso, ainda há o fato de que ele provavelmente é muito bem-relacionado e pode apresentar você a novos contatos. Ampliar a rede profissional é sempre uma boa ideia para aumentar suas chances de conseguir novas oportunidades e fazer marketing pessoal.

Planejamento estratégico

Um bom planejamento estratégico é primordial para empresas que almejam se destacar no mercado. Por meio dele, é possível definir metas e estabelecer ações coerentes e viáveis para alcançá-las. Com isso, o foco nas conquistas é reforçado, e elas tornam-se palpáveis para todos os membros da organização.

O diálogo com um mentor é importantíssimo para que o líder desenvolva sua capacidade de planejamento. Essa interação entre as partes promove uma espécie de benchmark instantâneo de práticas e perspectivas, o que contribui para a elaboração de um plano de ação efetivo.

Agora que você já entendeu a importância da mentoria executiva para sua carreira, que tal investir nessa ferramenta para se desenvolver? Como vimos ao longo do texto, o processo vai funcionar como uma aceleração conduzida de resultados, fazendo com que você chegue aonde quer de maneira muito mais rápida!

Gostou do artigo? Para se aprofundar ainda mais no assunto, confira este outro post do blog: Ainda não pensou na sua gestão de carreira? Comece agora!

REMOVER TODOS
COMPARE
0