Objetivos Post MBA

O Post MBA em Inteligência Empresarial apresenta características inovadoras em seu conteúdo, visto que abordará todos os temas que compõem o estado da arte em inteligência de negócios, inteligência anteciativa, inteligência em geração de valor, negociação com fornecedores e em vendas. O curso tem o objetivo de proporcionar ao aluno a compreensão e o aprofundamento pela aplicação de diferencial metodológico centrado em PBL (Problem Basea Learning), processo que centra a aprendizagem a partir de um problema apresentado e que se apoia na utilização de analogias, metáforas e estudos de casos práticos, ademais os recursos providos permitem clarificar as deficiências dos modelos básicos normalmente em uso.

Além disso, o curso pretende estimular uma efetiva interação dos alunos com os desafios originados pelos temas descritos anteriormente. O método de ensino será essencialmente vivencial, facilitando e viabilizando a retenção do conteúdo aplicado à vida real do participante. Dessa forma, os participantes terão plenas condições e conhecimentos específicos que os habilitarão a usar ou criar procedimentos para a redução da incerteza e elevação da assertividade nas decisões empresarial, através da busca do conhecimento, principalmente externo à organização. Assim a informação e seu tratamento e uso passam a ser elementos de vantagens competitiva, onde o processo de sense making e de decision making se sobrepõem.

A Quem se Destina

Profissionais de nível superior, líderes, gerentes e executivos de diversos segmentos de negócio que tenham pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (MBA, Pós-ADM, Mestrado e Doutorado), ou de outra instituição de renome no mercado, e buscam alcançar desempenhos diferentes por meio da influência de pessoas, otimização de processos de trabalho, da construção de relacionamentos e cujo estágio de desenvolvimento em suas carreiras os impulsione a novos níveis de especialização acadêmica.

Complexidade do Ambiente Empresarial
Brasil: conjuntura político-econômica, mudanças estruturais e transições em médio prazo. Multipolaridade e o novo desenho político-ideológico mundial.
América Latina: mudanças e tendências. Economia mundial, inserção brasileira e cenário econômico. O relacionamento entre o Estado brasileiro e os interesses empresariais.

Inteligência e Negociação com Fornecedores
Avaliação de Fornecedores e a necessidade de compreensão de seu plano de negócios. Prospecção de fornecedores. Estratégias de comunicação com fornecedores. Confirming. Dependência de insumos e cadeia de produção. Negociação com clientes internos. Controle dos níveis de estoque. Aspectos logísticos. Negociação de preços e prazos.

Inteligência em Vendas
Modelos e processos de previsão. Horizonte de previsão. Gestão do banco de dados de vendas. Informações qualitativas provenientes da força de vendas. Indicadores de desempenho. Comportamento do cliente e a importância de determinar o formato do atendimento. Comportamento da concorrência. Potencialização de vendas. Instâncias pós-vendas.

Estudos Avançados em Finanças
Estruturação financeira estratégica baseada em fontes de financiamento e no plano de negócios da empresa. Análise econômico-financeira do posicionamento estratégico da empresa para tomada de decisões. Decisão estratégia de financiamento: implementação e acompanhamento. Modelagem financeira, blindagens e alavancagens. Avaliação de ativos da empresa. Integração estratégica entre investimento, ativos financeiros e valor do negócio.

Modelos de Tomada de Decisão
Natureza da decisão, decisões estratégicas, fluxos de informação. Os modelos para tomada de decisão. Uma visão geral dos modelos matemáticos de otimização. Fatores intervenientes no processo decisório. Informação e intuição na tomada de decisão. Decisão negociada.

Jogo de Negócios
O curso aplicará o Mobile Conquest Game, desenvolvido pelo membro da equipe docente do programa, professor Fernando Arbache. O jogo, aplicado em sala de aula é 100% web, necessitando de acesso a Internet e preferencialmente de laboratório. O objetivo do Jogo é que cada equipe utilize os pilares da Inteligência Empresarial para diante das situações simuladas, tomarem decisões visando: a) conquistar cliente; b) gerar valor percebido de seu produto; c) gerar lucro; d) gerar valor intangível; e) reter clientes.

Fórum de Debates
O fórum será organizado sempre com base em experiências de Núcleos de Inteligência existentes. Será discutido aspectos como: estratégias utilizadas para implantação; ferramentas e sistemas utilizados como base de atividades; casos de problemas ou criticidade tratados (forma e resultados); comparações de casos de sucesso que foram utilizados os pilares da inteligência vis a vis soluções por mecanismos tradicionais.

Developing Your Personal Business Agenda – DyPBA
Na atividade os alunos receberão ferramentas para desenvolver seu eneagrama, identificando a si mesmo; realizar a análise leadership gap identificando fraquezas e lacunas; preservar pontos fortes e desenvolver sua capacidade de liderança; identificar de recursos, apoios e obstáculos para atingir objetivos de carreira; compreensão dos benefícios existentes no objetivo e; construção do plano de ação, incluindo “tabela de etapas”.

Para mais informações, entre em contato:

conveniosinternacionais@ibe.edu.br