Objetivos Pós-MBA

O Post-MBA em Governança Corporativa e Compliance busca aprofundar um dos aspectos mais importantes para a gestão empresarial e um dos instrumentos determinantes da sustentabilidade das empresas. Sendo certo que a adoção de boas práticas de governança pelas organizações é um dos requisitos básicos exigidos pelos investidores e mesmo pelas instituições do Mercado Financeiro.

A Quem se Destina

Profissionais de nível superior, líderes, gerentes e executivos de diversos segmentos de negócio que tenham pós-graduação pela Fundação Getulio Vargas (MBA, Mestrado e Doutorado), ou de outra instituição de renome no mercado, e buscam alcançar desempenhos diferentes por meio da influência de pessoas, otimização de processos de trabalho, da construção de relacionamentos e cujo estágio de desenvolvimento em suas carreiras os impulsione a novos níveis de especialização acadêmica.

Conteúdo Programático

Fundamentos Teóricos e Estratégicos da Governança Corporativa
Teoria da Firma. Toeira da Agência. Teoria dos Custos de Transação. Alfred Chandler: pesquisa sobre estratégia e estrutura. Administração descentralizada e empresa não hierárquica. Teoria da contingência. Teoria dos shareholders e suas influências sobre as estratégias da corporação.

Aspectos Societários e Tributários da Governança Corporativa
Governança Corporativa: princípios jurídicos e conceituação. Modelos de Governança. Desenvolvimento da Governança Corporativa. Governança Corporativa frente a Lei brasileira. A questão para os acionistas. Proteção aos credores. Governança e os aspectos tributários. Regime jurídicos das sociedades (anônimas e limitadas) e a Governança Corporativa.

Governança Corporativa e Diferenciais Competitivos para o Valor da Empresa
Finanças com foco na Governança Corporativa – dinâmica administrador versus acionista. Gestão de garantias e ampliação da confiança. Relacionamento com investidores e transparência para o Mercado. Alinhamento às melhores práticas internacionais na gestão financeira e as regras do chamado “novo Mercado” no Brasil. Diversificação do funding. Estrutura da Governança e valor da empresa.

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Equipes para a Alta Administração
O poder da administração concedido pelo investidor. Liderança da alta administração. Governança e alinhamento estratégico. Gestão da liderança e do conhecimento. Gestão de talentos. Desenvolvimento da cultura orientada para resultados. Formação de quadros de alta performance. Controle da concessão de direitos e vantagens.
Responsabilidade corporativa e accountability.

Compliance e Gestão de Riscos
Definição de Compliance, Equidade e Accountability. Diferença entre auditoria interna e Compliance. O papel do Compliance Officer. Adequação de controles ao negócio. A finalidade da Transparência. O Código das melhores práticas de Governança. Controles internos versus Riscos operacionais. Alinhamento entre riscos e as estratégias do
negócio.

Jogo de Negócios
O curso aplicará o Game, desenvolvido pelo membro da equipe docente do programa. O jogo, aplicado em sala de aula (embora 100% web), necessitando de acesso a Internet e preferencialmente de laboratório. O objetivo do Jogo é que cada equipe utilize os pilares da Governança Corporativa para diante das situações simuladas, tomarem decisões visando: a) gerar relação com stakeholders; b) gerar valor intangível; c) reter e atrair investidores, etc.

Fórum de Debates
O fórum será organizado sempre com base em experiências de empresas que se valem dos princípios da Governança. Será discutido aspectos como: estratégias utilizadas para implantação; ferramentas e sistemas utilizados como base de atividades; casos de problemas ou criticidade tratados (forma e resultados); comparações de casos de sucesso, etc.

Developing Your Personal Business Agenda – DyPBA
Na atividade os alunos receberão ferramentas para desenvolver seu eneagrama, identificando a si mesmo; realizar a análise leadership gap identificando fraquezas e lacunas; preservar pontos fortes e desenvolver sua capacidade de liderança; identificar de recursos, apoios e obstáculos para atingir objetivos de carreira; compreensão dos benefícios existentes no objetivo e; construção do plano de ação, incluindo “tabela de etapas”.