Por Que Os Cursos In Company Sao Importantes Para Capacitar A Equipe.jpeg

Por mais que uma empresa adote um plano de investimentos pesados em infraestrutura, maquinário, marketing e negócios, se o desenvolvimento do capital humano for relegado à segunda instância, ela corre sérios riscos. Isso porque os colaboradores são considerados o bem mais valioso, que definitivamente garante a existência da organização. Por isso, a educação continuada dentro da empresa é primordial para a atualização de sua força de trabalho e, para tanto, os cursos in company são importantes aliados.

Esse tipo de treinamento é essencial para que a empresa reforce seus objetivos e atualize os colaboradores em relação às tendências de mercado e novas estratégias operacionais, além de contribuir para a melhoria do clima organizacional e, até mesmo, a retenção de talentos.

Pensando nisso, redigimos este artigo para explicar a você o que caracteriza os cursos in company e como eles podem ser um trunfo na capacitação profissional de seus colaboradores. Acompanhe as próximas linhas!

O que são cursos in company?

Como o próprio nome sugere, os cursos in company são realizados nas próprias dependências da empresa. Trata-se de um tipo de capacitação profissional voltado a atender os objetivos específicos daquela organização, por meio de conteúdos personalizados aos interesses da organização.

A ideia é tocar em pontos cruciais para a melhoria dos processos operacionais e do desenvolvimento humano, ampliar a atenção ao mercado e discutir situações reais da empresa, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas corporativos.

Por uma questão de otimização de tempo e redução de custos, normalmente os cursos in company são ministrados por meio de parceria com alguma entidade especializada nesse tipo de treinamento. Para tanto, são feitos diagnósticos das necessidades de cada time ou área de atuação e, a partir daí, são separados os grupos que receberão os treinamentos.

Sendo assim, os cursos in company têm o intuito de ampliar o desempenho dos colaboradores ao aproximá-los das melhores práticas, bem como proporcionar soluções inovadoras que tornem o ambiente de trabalho e os processos mais dinâmicos e organizados, facilitando o crescimento do negócio.

Nesse sentido, alguns fatores são primordiais para o desenvolvimento de cursos in company em sua empresa. São eles:

  • Conhecimento das reais necessidades da empresa — os gestores dos cursos in company precisam ter completa noção do ambiente organizacional e do real cenário institucional, desde as micro às macroações, a fim de integrar a capacitação da forma mais adequada;
  • Fomento à prática do aprendizado — a união da teoria com a prática é fundamental, e a empresa deve garantir que os colaboradores realmente adotem novas posturas, seguindo à risca aquilo que foi objeto de estudo. Por isso, os chefes de departamentos e gestores têm um importante papel de mediação e tutoria das equipes;
  • Mensuração dos resultados — é importante determinar se os resultados esperados foram realmente atingidos. Por isso, deve haver um acompanhamento das soluções e posturas resultantes dos cursos in company e como isso está refletindo nos processos e negócios da empresa.

Por que são uma importante ferramenta de capacitação?

Como dissemos, os cursos in company são personalizados de acordo com as necessidades da organização. Por esse motivo, é uma maneira de trazer para dentro da empresa abordagens particulares àquele ambiente corporativo. Dessa forma, esse tipo de treinamento pode ser focado em frentes de trabalho distintas. Por exemplo:

  • Alinhamento e clarificação dos objetivos e metas da empresa;
  • Ampliação da autonomia dos profissionais;
  • Ampliação de habilidades e competências;
  • Apresentação de novas tecnologias;
  • Desenvolvimento de equipes;
  • Desenvolvimento de estratégias de comunicação;
  • Desenvolvimento de líderes (chefes de departamento, diretores, CEOs etc);
  • Estratégias e ferramentas de recrutamento e seleção;
  • Foco em equipes de alto desempenho;
  • Fomento à evolução contínua;
  • Mudanças no ambiente e cultura organizacional;
  • Planejamento estratégico e visão sistêmica.

Com base nesses exemplos, vê-se que o foco dos cursos in company é, ao mesmo tempo, amplo e direcionado. Além de conseguir abranger todas as áreas de interesse da organização, as atividades podem ser montadas de acordo com os objetivos que a organização deseja evidenciar naquele momento e integrar os colaboradores de forma segmentada.

Em vista disso, é possível afirmar que os cursos in company estão entre as principais ferramentas estratégicas para enfrentar a concorrência e a competitividade do mercado, contando com a colaboração de sua força de trabalho.

Quais são as vantagens da implementação de cursos in company?

Separamos, a seguir, algumas vantagens competitivas agregadas ao desenvolvimento dos cursos in company em sua empresa. Confira:

Oferta de conteúdos personalizados

Pelo fato de os cursos in company poderem ser oferecidos para a empresa toda ou atingirem determinados segmentos apenas, a customização dos conteúdos é uma enorme vantagem, pois proporciona a abordagem de assuntos que realmente merecem atenção. Ou seja, não existem regras para o tipo de temática a ser desenvolvida, nem para quem.

Em um paralelo, os cursos in company são muito mais eficientes que a participação intensa em grandes eventos, quando o objetivo é resolver questões internas. Em um congresso, por exemplo, são abordados temas de maneira generalista, e cabe aos participantes realizar uma ponte com os cenários de sua empresa. Já no treinamento in company, atinge-se pontualmente o alvo.

Aumento da integração dos colaboradores

Os cursos in company também favorecem a criação de um ambiente mais colaborativo e aumentam a integração entre os profissionais. Por meio dessas atividades, ainda que sejam feitas online, é possível compartilhar momentos e experiências importantes.

Dessa maneira, é possível conquistar maior coesão e harmonia nas equipes, já que as relações interpessoais são fortalecidas. Como resultado, é possível explorar melhor o potencial de cada time, tanto no âmbito individual quanto no coletivo, e garantir maior motivação e eficácia no trabalho.

Flexibilidade e otimização do tempo

Os cursos in company podem ser aplicados em inúmeros formatos, tanto com encontros presenciais quanto por meio de estudos online a partir de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) especialmente moldados para sua organização. Com isso, os conteúdos podem ser ofertados por meio de diferentes recursos (vídeos, artigos, fóruns, webinars, videoconferências, podcasts etc).

Assim, observa-se maior otimização do tempo e menor impacto na rotina de cada setor da empresa, facilitando o engajamento dos colaboradores com as atividades propostas.

Valorização dos colaboradores

Oferecer meios para o colaborador desenvolver suas habilidades profissionais é uma excelente forma de promover sua valorização. Como o turnover é um problema cada vez mais recorrente nas organizações, o investimento em capacitação e treinamento dos talentos da organização é uma forma de evitar que eles transitem de empresa para empresa em busca de melhores condições de trabalho e crescimento.

Como você pode perceber, os cursos in company são importantes para que você consiga um treinamento direcionado aos objetivos de sua empresa. No entanto, tentar fazer tudo sozinho pode ser mais trabalhoso e não atingir os resultados esperados. Por esse motivo, conte com instituições renomadas, com larga experiência em consultoria e criação nesse tipo de treinamento, e que se adequem perfeitamente ao seu nicho de atuação.

Aproveitando que acabamos de falar sobre a importância dos cursos in company, convidamos você a conhecer 6 formas inteligentes de montar uma equipe de alta performance. Boa leitura!

REMOVER TODOS
COMPARE
0