Pesquisa aponta que profissionais mentem mais na parte da tarde

Esta é a conclusão de um estudo realizado pelas Universidades de Harvard e de Utah, que identificou que pessoas tendem a ser mais honestas no período matutino, em um fenômeno denominado “efeito de moralidade matinal”. O cansaço e tomada repetitiva de decisões podem explicar a dificuldade em manter o autocontrole ao longo do dia.

“Na parte da manhã, nosso estágio de vigilância para qualquer questão é muito maior. Na medida em que a pessoa vai entrando na rotina, o estado de vigilância começa a diminuir, levando a comportamentos falhos como mentir, por exemplo”, explica a psicóloga da Mega Sistemas Corporativos, Beatriz Nunes Bernardi.

 

Mentira nas organizações

O ato de mentir é algo constante nas situações corporativas. Existem os profissionais que mentem bem, outros mal. Do ponto de vista ético, usar da manipulação para tirar vantagem é o problema.

“Existem períodos do dia que nem percebemos que estamos mais cansados e abatidos, e acabamos optando por atalhos morais para argumentações, como a mentira”, comenta Fábio Zugman, autor de livros sobre criatividade e empreendedorismo.

O clima de competição, a pressão por resultados e o jogo de ego que existem nas corporações podem sim compor um ambiente propício a mentiras – mesmo sendo algo pequeno, todos nós já contamos alguma inverdade para alguém. O problema é quando a mentira começa a provir de algo patológico, e que prejudica a vida de quem mente e a de terceiros.

“Escolas e faculdades estão dando muito mais ênfase nos dias de hoje a temas humanistas, como a ética. Isso é importante porque cria a consciência nos profissionais que mesmo aquela mentirinha não é algo correto”, relata Zugman.

 

Papel das empresas

Contratar as pessoas aderentes à cultura da organização e propiciar um ambiente de transparência são fatores fundamentais para amenizar situações e atitudes que envolvam mentiras no dia a dia.

Identificar estas mentiras e intrigas no ambiente de trabalho é função do gestor. Permitir que se desenvolva um clima com estes fatores pode prejudicar as relações entre subordinados e, consequentemente, os resultados da equipe.

“Um funcionário que vê um colega que mente crescendo na empresa, provavelmente fará igual ou vai pedir para se desligar. Ninguém é omisso neste tipo de situação”, completa Zugman.

Fonte: Pesquisa aponta que mentimos mais na parte da tarde | Portal Carreira & Sucesso

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645