Palestra abordou o papel da família e do cuidador na recuperação de pacientes com câncer

Ministrada pela profª da IBE Conveniada FGV Rafaela Chumbo, encontro encerrou a grade de palestras gratuitas do Outubro Rosa na Santa Casa de Rio Claro

Na noite da última quinta-feira, 24, como parte da programação especial do Outubro Rosa na Santa Casa de Rio Claro, o Auditório do Hospital São Rafael recebeu a palestra “Paciente-Cuidador / Vidas ligadas & Sentimentos Confusos”, ministrada pela psicóloga e professora de MBA da IBE Conveniada FGV, Rafaela Chumbo.

Além da figura do cuidador, que acompanha o paciente durante o tratamento do câncer, o papel de toda a família no processo também foi abordado pela profissional durante o encontro. “Tradicionalmente, as maiores tarefas recaem sobre o cuidador-familiar, que inclusive acaba se tornando, aos olhos do próprio paciente, um mediador do estado atual e do estado desejado. Ele está presente neste momento da vida do paciente e na grande maioria das vezes não tem a real dimensão do que irá enfrentar”, explicou. “No entanto, a família não pode simplesmente eleger um cuidador e se afastar da pessoa enferma. Ela deve estar presente e participar ativamente do dia a dia do paciente, para que ele se sinta acolhido e amparado por todos, e não apenas por uma única pessoa”, destacou Rafaela.

Outro ponto destacado pela palestrante foi o diálogo entre os cuidadores e os pacientes. Para Rafaela Chumbo, ao contrário do que possa parecer, evitar falar da doença não é algo positivo para a recuperação. “O paciente não precisa de alguém que desconverse sobre o seu estado atual, mas de uma pessoa que fale sobre o problema, que incentive e motive, mas sempre pautado na realidade vivenciada pela pessoa. Fugir do assunto ou tentar mascarar o problema não ajuda em nada, e pode transmitir uma impressão irreal para o enfermo”, ressaltou.

O evento desta quinta-feira encerrou a grade de palestras gratuitas do Outubro Rosa na Santa Casa de Rio Claro. Durante o mês, a programação de palestras incluiu temas como a qualidade de vida, comunicação pessoal, prevenção e tratamento ao câncer de mama, além de informações sobre os mais recentes avanços da medicina no combate à doença. Até o dia 31 de outubro, a fachada do Hospital São Rafael estará iluminada na cor rosa, símbolo mundial da luta contra o câncer de mama.

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645