Público-Alvo

Profissionais de nível superior, líderes, gerentes e executivos de diversos segmentos de negócioo que buscam
compreender os processos cerebrais que fundamentam nossa atuação na vida cotidiana, dentro e fora do
ambiente de trabalho, com vistas à maior eficiência nos processos de tomada de decisão.

PRÉ-REQUISITO

Mínimo de 5 (cinco) anos após a obtenção do nível universitário e atuação profissional em áreas relacionadas à
gestão de empresas, negócios ou pessoas.

OBJETIVOS DO CURSO

Capacitar os participantes a compreender e aplicar os principais conceitos e ferramentas do Neurobusiness
(Neurociência aplicada à gestão de negócios) com vistas a gerar maior eficiência e produtividade pessoal e nas
empresas, aprimorar os processos de tomada de decisão e melhorar a qualidade de vida dentro e fora do trabalho.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e aplicar diferentes técnicas de Neurociência aplicada a
situações cotidianas, tanto no âmbito corporativo quanto pessoal e de carreira. O aluno deverá também se sentir
mais confiante para experimentar mudanças de comportamento pessoal, sobretudo por meio do uso efetivo e
consciente de soft skills.
Estrutura do Curso
Introdução à Neurociência
Neuroeconomia
Neurovendas
Neuroarquitetura e aplicações
Exercícios de Performance: Soft Skills, Comunicação e Criatividade
Neuroliderança
Workshop: fórum de discussão I e II
Neurociência e Gestão de Carreira

Conteúdo Programático

Introdução à Neurociência

Definição do campo de análise da neurociência aplicada. Neuroevolução. A teoria do cérebro triuno. A química do
cérebro no dia a dia. Conflitos entre instinto, razão e emoção e suas manifestações.

Neuroeconomia

A hipótese de racionalidade econômica na Economia tradicional. O processo de tomada de decisão na visão
tradicional e a crítica da neuroeconomia. Instinto, emoção e razão nas decisões econômicas. Aversão à perda.
“Contabilidade cerebral” e autoengano. Temas de destaque na economia comportamental e sua relação com a
neurociência.

Neurovendas

Processos cerebrais na interação vendedor-cliente. Elementos de neurolinguística em vendas. Elementos de
neuromarketing em vendas. Perfis de vendedores e clientes e sua relação com os processos cerebrais. Técnicas de
vendas e negociais inspiradas pelas contribuições da Neurociência aplicada. Crítica aos processos tradicionais de
marketing e vendas.

Neuroarquitetura e aplicações

Processos cerebrais na interação indivíduo-espaço. Arquitetura, mensagem e experiência do usuário. A percepção
do ambiente através dos sentidos. Territorialidade e performance. Arquitetura e impactos no comportamento.
Biofilia. Plasticidade cerebral.
Exercícios de Performance: Soft Skills, Comunicação e Criatividade
Correlação das soft skills e neurobusiness. Expressividade e impactos nos processos cerebrais. As três esferas das
soft skills. Exercícios para desenvolvimento das soft skills. Neurociência aplicada à criatividade. Exercícios para
desenvolvimento de soft skills.

Neuroliderança

Obstáculos comuns na execução de estratégias de liderança e relacionamento e sua relação com a neurociência.
Processos mentais de líderes e liderados. Motivação, liderança e estratégia sob a ótica da neurociência. Tipologia
de liderança baseada na neurociência. O líder-alfa e o equilíbrio triuno.

Workshop: fórum de discussão I e II

Discussão, debates e solução de problemas empresariais, com a aplicação da realidade corporativa dos alunos.
Está baseada em casos práticos reais, exemplos dos participantes do curso, artigos científicos, relatórios
empresariais e matérias de revistas técnicas. No primeiro encontro, o professor sugere e apresenta o texto para a
discussão futura, orienta a pesquisa da base conceitual, indica bibliografia e fontes de pesquisas e propõe
questões para serem respondidas e debatidas. No segundo encontro, o professor atua como moderador dos
debates entre os alunos que devem apresentar suas respostas e posições sobre as questões apresentadas.

Neurociência e Gestão de Carreira

Carreiras do hoje e do amanhã. Neurocoaching. Impactos da Neurociência aplicada nas empresas e nos
profissionais. Planejamento de estratégia de desenvolvimento pessoal frente às novas tendências tecnológicas e
aos novos padrões de atuação profissional e de relacionamento pessoal.

Jogos de Performance

Exercício dos conhecimentos adquiridos ao longo das disciplinas do curso em contexto cênico envolvendo a
interação dos alunos organizados em grupos (equipes), uns com os outros ou com atores convidados e treinados
representando diferentes personas típicas: clientes, investidores, diretores, colaboradores. Exercício de
habilidades expressivas, com conteúdo tomado à Neurociência aplicada, nas diferentes dimensões do
Neurobusiness: liderança, vendas, economia etc. Exercícios práticos e avaliação crítica por meio do uso de soft
skills.

REMOVER TODOS
COMPARE
0