Modulo Internacional Para Ceo Por Que Fazer Um.jpeg

Um dos grandes diferenciais dos programas de pós-graduação e MBA brasileiros de maior projeção no mercado da educação executiva é a possibilidade da realização de um módulo internacional.

Especialmente se você é um CEO ou gestor de departamento, essa é, de fato, uma experiência enriquecedora, a qual não apenas incrementará sua formação profissional, como também ampliará sua visão de mundo e bagagem cultural com fins empresariais.

Ao associar o módulo internacional à sua especialização, você terá a oportunidade de confirmar in loco as questões apresentadas ao longo do curso a respeito do cenário global, e terá insights de como aplicar essas informações para impulsionar os negócios de sua empresa.

Para tudo isso ficar mais claro, este artigo vai abordar alguns motivos que fazem do módulo internacional uma vivência indispensável a todo CEO ou gestor. Continue a leitura e confira!

Inserir a experiência internacional no currículo

Qualquer profissional que deseja elevar o status de seu currículo precisa investir em experiências internacionais, sejam elas de curta ou longa duração. Somente por meio de vivências como essas é possível conhecer a cultura de negócios de outros países e estar em contato com as últimas tendências de mercado.

No caso dos altos executivos, a experiência internacional torna-se condição sine qua non não apenas para enriquecimento da formação profissional, mas sim para que o executivo amplie sua visibilidade pessoal no mercado.

Como consequência, há chances muito maiores de surgirem oportunidades de conquistar cargos mais altos na sua empresa ou ser disputado por grandes corporações. Além disso, é possível explorar novas oportunidades de trabalho e divulgar a própria imagem profissional ao ser chamado para participar, por exemplo, como palestrante em eventos importantes de sua área.

Adquirir know-how sobre a gestão de operações globais

Se sua empresa deseja investir no mercado internacional, ou mesmo ampliar/melhorar suas operações no exterior, sem dúvida, você precisa estar totalmente a par dos processos que conduzem os mercados globais.

Além disso, deverá compreender questões de diversidade cultural e seus impactos sobre as operações em cada mercado, bem como os impactos das regionalidades em cada nicho que deseja explorar.

Como o módulo internacional conta com um corpo docente altamente qualificado, os professores conduzirão os temas de maneira que você possa vivenciar, na prática, tais conhecimentos. Por exemplo, visitas a empresas gigantes do mercado e debates com profissionais renomados confirmarão as abordagens teóricas e auxiliarão ainda mais no seu desenvolvimento.

Compreender os desafios do mercado para os próximos anos

A vivência acadêmica no exterior também permite que você compreenda quais novos rumos o mercado está tomando, especialmente neste momento de amplas transformações tecnológicas, graças à era digital.

De maneira surpreendente, o comportamento dos consumidores nas relações de negócio e seus próprios hábitos pessoais estão mudando de forma veloz. Com isso, as empresas que desejam sobreviver no mercado e garantir competitividade precisam se reinventar, abandonando velhos paradigmas, de forma a acompanhar tais inovações.

Ainda: como as fronteiras globais se extinguiram, o mercado se tornou uma grande teia, e as empresas precisam ter ciência de quem dita as regras e compreender como dialogar com elas. Nesse sentido, o papel do alto executivo é de um grande articulador visionário para estabelecer as estratégias competitivas ideais para a corporação.

Portanto, o módulo internacional também facilita que o executivo aumente sua percepção sobre a globalização do mercado, a fim de direcionar sua empresa para o caminho mais conveniente aos interesses organizacionais.

Construir uma rede de contatos internacional

O módulo internacional ratifica-se como um dos principais meios de criar um networking internacional. Ao longo do período do curso, você terá a oportunidade de estar em contato com altos executivos e gurus do mercado, os quais, além de serem fontes de inspiração, poderão contribuir para sua atuação profissional.

São muito frequentes os relatos de alunos dos cursos de educação executiva que conseguiram firmar parcerias e conquistar bons resultados, tanto do ponto de vista pessoal quanto para as corporações nas quais são gestores.

Isso se dá também porque o módulo internacional acontece nas principais escolas de negócio do planeta e recebe alunos de todas as partes do mundo. Dessa forma, a interação com pessoas de diferentes partes do globo conectadas pelo mesmo objetivo proporciona intercâmbios valiosos.

Desenvolver-se como líder

Todo verdadeiro líder no mundo corporativo contemporâneo precisa desenvolver habilidades de gestão que vão muito além de delegar tarefas e cobrar resultados. Para garantir que sua equipe mantenha uma alta performance, é fundamental que você seja uma fonte de inspiração.

Isso significa desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e conhecer a fundo cada processo de sua empresa. Além do mais, é fundamental adotar constantemente posições de vanguarda e saber quando mudar a direção da vela que conduz a organização.

Partindo desse princípio, por meio do módulo internacional, você também terá a oportunidade de observar como outros líderes conduzem suas empresas e de reconhecer quais são as melhores práticas de gestão que facilitarão o impulsionamento dos resultados de seus times.

Saiba que investir no capital humano de sua empresa está entre as estratégias mais importantes para que seus negócios sejam ampliados. Mas, para isso, você precisa se autodesenvolver, a fim de aplicar técnicas motivacionais e esquemas de trabalho que valorizem seus talentos.

Com isso, o módulo internacional é uma oportunidade essencial para que sua gestão de pessoas seja modernizada e você consiga desenvolver um cenário interno que o torne referência para seus colaboradores.

Acabamos de apresentar a você algumas das principais razões para você considerar a inserção do módulo internacional ao seu programa de pós-graduação. E para não haver dúvidas, você deve escolher instituições de renome que formam centenas de líderes anualmente, como é o caso da IBE Conveniada FGV.

Unindo sua estrutura à experiência e liderança da Fundação Getulio Vargas, cuja presença é constante em rankings internacionais e figura entre as principais escolas de negócio do mundo, a IBE Conveniada FGV tem conseguido resultados surpreendentes para o desenvolvimento profissional de muitos executivos e empresas.

Por isso, sugerimos que você conheça mais a respeito dos módulos internacionais dos nossos programas de educação executiva. Entre em contato conosco para conferir a proposta pedagógica e em que momento participar. Sem dúvida, essa experiência será um importante diferencial para sua carreira!

REMOVER TODOS
COMPARE
0