Mobile Marketing Por Que Utilizalo Na Sua Estrategia De Negocios.jpeg

No Brasil e no mundo, o crescimento do uso de smartphones está ocasionando uma transformação na maneira de fazer negócios. Nesse contexto, as empresas precisam estar atentas a essa questão e adaptar suas estratégias para dispositivos móveis — e uma das principais é o mobile marketing.

Essa iniciativa aumenta o alcance do público de um negócio, aproxima as relações com os consumidores e permite criar ações envolvendo a localização de um usuário. Além disso, contribui para o aumento do volume de vendas e eleva o tráfego do site da empresa.

Então, se você quer entender o conceito por trás do mobile marketing na gestão empresarial e os principais motivos para utilizá-lo como uma estratégia de negócios, continue lendo nosso conteúdo!

O mobile marketing

As estratégias de marketing das empresas estão sendo profundamente modificadas pelo crescente acesso aos dispositivos móveis. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que 138 milhões de brasileiros possuem um smartphone.

Nesse contexto, surge a necessidade de as empresas investirem em mobile marketing. Essa tática nada mais é do que o conjunto de ferramentas e ações tomadas por uma companhia, voltadas para dispositivos móveis, com o objetivo de atrair e fidelizar clientes.

Tais ferramentas possibilitam um aumento considerável na interação entre as marcas e seus consumidores, além de influenciarem cada vez mais no comportamento do cliente. Além disso, essa estratégia oferece uma série de benefícios para as empresas que nela investem.

Vantagens do mobile marketing

Muitas pessoas, no contexto atual, possuem mais de um aparelho para uso. Assim, se você ainda não se convenceu da importância de aplicar essa tática de marketing, confira abaixo as principais vantagens que ela proporciona.

Aumento do alcance

É inegável o poder de difusão de uma mensagem por meio de compartilhamentos na internet. Nessa perspectiva, cada vez mais pessoas estão conectadas e são alcançadas diariamente por uma enxurrada de mensagens, campanhas e propagandas.

Assim, cabe à sua empresa elaborar materiais e conteúdos cativantes para agregar valor às pessoas. Dessa forma, os conteúdos serão mais compartilhados e o seu poder de alcance aumentará, gerando mais oportunidades de negócios.

Aproximação com os consumidores

O seu relacionamento com o público será mais efetivo, rápido e barato por meio da transformação digital. Aqui, vale lembrar que a maioria das pessoas passa o dia próxima de aparelhos celulares, conferindo atualizações e notificações em curtíssimo espaço de tempo.

Essa realidade facilita a aproximação com o público-alvo por meio de ações pontuais. Como exemplo, se você optar por criar um aplicativo, terá a oportunidade de enviar mensagens informando acerca dos produtos e serviços, bem como promoções e lançamentos.

No entanto, tenha cuidado ao realizar essas iniciativas porque, em caso de excesso ou irrelevância de informações, sua empresa estará sujeita a perder possíveis ou atuais clientes. Por isso, é importante que você considere se mostrar presente, mas jamais inconveniente.

Outra possibilidade interessante está no relacionamento pós-vendas. Nesses momentos, você tem a oportunidade de solicitar feedbacks por parte dos seus clientes de maneira mais rápida, o que permitirá melhorias constantes e maior fidelização.

Criação de ações envolvendo a localização do usuário

Um dos grandes desafios de uma estratégia de marketing digital era a segmentação por região. No contexto de negócios locais, essa é uma alternativa necessária, uma vez que o ideal é atrair apenas pessoas de localizações próximas.

No entanto, o mobile marketing se tornou uma ótima ferramenta para a criação de ações que envolvam a localização do usuário. Isso é possível porque grande parte dos aparelhos móveis fornecem posição por GPS, o que também pode ser explorado na elaboração de campanhas.

Com isso, a sua propaganda ganhará em eficiência. Uma vez que você exibe anúncios apenas para pessoas próximas ao seu negócio, terá a oportunidade de promover uma redução de custos com campanhas de publicidade e aumentar suas taxas de conversão.

Crescimento do volume de vendas

Seguindo a lógica do aumento de dispositivos móveis no mundo, os números de vendas realizadas por meio desses aparelhos também estão aumentando. Portanto, é necessário que a sua empresa comercialize seus produtos por essas plataformas.

Nesse sentido, de acordo com uma pesquisa realizada pela Criteo, as compras em mobiles cresceram cerca de 70% no Brasil, no ano de 2016. Além disso, as projeções crescem a cada ano, e esses dados são animadores para os empreendedores conectados.

Dessa forma, concluímos que o negócio que não está presente em território online perde grandes oportunidades de negócio. Em contrapartida, caso você se adapte a essas tendências de negócios, perceberá uma alavancagem em seus resultados e lucros.

Estratégias eficientes de mobile marketing

Para uma estratégia de mobile marketing, a sua empresa terá a possibilidade de optar entre algumas ações, e até mesmo escolher várias delas. Dentre as principais, destacamos o SMS, o Bluetooth e os aplicativos.

SMS

A primeira alternativa é a mais utilizada e consiste no envio de mensagens para pessoas cadastradas em uma lista, com o intuito de criar ou manter relacionamento. Essa é uma estratégia eficaz e de baixo custo.

Bluetooth

Outra opção é o Bluetooth Marketing, uma estratégia totalmente gratuita que permite o compartilhamento de arquivos como produtos, descontos, wallpapers, entre outros. Entretanto, é uma iniciativa de curto alcance, sendo mais utilizada por negócios locais.

Aplicativos

Por fim, ressaltamos o crescimento dos aplicativos (apps) no mundo mobile. Nessa lógica, diversas empresas investem seus recursos nesses softwares que influenciam cada vez mais o comportamento do consumidor. Essa alternativa possibilita que uma marca obtenha dados relevantes sobre o cliente, além de entender mais as melhores maneiras para realizar a comunicação com o público-alvo.

Concluindo, percebe-se que o mobile marketing já é uma realidade, e as empresas que não se adaptarem a isso perderão muitas oportunidades. Sendo assim, é importante que o seu negócio esteja posicionado nessas plataformas móveis para alavancar resultados.

No entanto, vale lembrar que você deve fornecer experiências diferenciadas aos seus usuários, além de focar nos benefícios que você entregará. Para mais, considere o investimento em redes sociais, mas não seja invasivo com as pessoas. Assim, estude profundamente seu público-alvo e os melhores meios para alcançá-lo.

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