Melhora do transporte público incentivará abandono do carro

Os projetos de BRTs (ônibus articulados em via exclusiva) que estão sendo implantados na cidade do Rio de Janeiro, bem como a expansão da linha do Metrô, poderão significar um importante incentivo para a substituição do uso do carro pelos cariocas. É o que afirma o engenheiro e ex-diretor do Metrô Rio, Fernando Mc Dowell, em entrevista para a revista da Conjuntura Econômica.

Mc Dowell diz que a população da cidade demonstra maior disposição em abdicar, de forma espontânea, do uso do carros nos dias de semana. “Hoje esse percentual é de 40%, não muito diferente de décadas passadas. Se pensarmos que na capital paulista eles tiveram que implantar um sistema de rodízio para estimular um nível de não uso de 20%, podemos constatar que o carioca já tem uma cultura para o transporte público muito mais desenvolvida”, comentou.

Mc Dowell defendeu a redução do uso de automóveis para reduzir o nível de congestionamento nas cidades. “O percentual de aumento do tráfego costuma ser maior que o simples aumento da frota”, diz, indicando que, enquanto de 2003 a 2011 a capital fluminense registrou uma ampliação de 34,8% na frota, segundo dados do Detran-RJ, o aumento do tráfego no mesmo período chegou a 50,6%.

Fonte: FGV Notícias

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645