Mba Executivo Global A Oportunidade De Ampliar Sua Carreira.jpeg

A vida profissional de um alto executivo não está entre as mais tranquilas. Estratégias, metas, foco em crescimento, gerenciamento de processos, viagens, reuniões intermináveis. A essa rotina de quem comanda grandes empresas ao redor do mundo soma-se ainda a necessidade de constante atualização para reforço das habilidades gerenciais e conhecimento das melhores práticas do mercado.

Mas como encontrar tempo de frequentar uma escola de negócios em meio a uma agenda tão corrida? Talvez o MBA Executivo Global seja a resposta que se encaixa perfeitamente nessa dúvida. Com uma proposta curricular que se diferencia do MBA regular, esse curso tem como público-alvo diretores, gerentes e até presidentes de empresas e visa unir teoria e prática com a abordagem focada na alta gestão empresarial.

Fique conosco e leia este artigo para compreender por que o MBA Executivo Global pode ser a oportunidade que faltava para consolidar sua carreira.

Quais diferenciais um MBA pode oferecer para sua carreira?

Antes de falarmos sobre o MBA executivo global, é preciso compreender em que consistem os cursos de MBA e quais diferenciais eles podem trazer para a carreira executiva.

A sigla MBA significa Master in Business Administration. No Brasil, é um curso de pós-graduação lato sensu voltado a profissionais experientes que desejam ampliar suas habilidades de liderança, gerenciamento e tomada de decisão, a partir de conhecimentos específicos de sua área e noções aprofundadas de mercado.

Trata-se de um grau acadêmico que cobre as duas pontas da carreira executiva: profissionais que estão galgando oportunidades e desejam adquirir conhecimentos sólidos de gestão e altos executivos interessados em atualização e aprimoramento de ferramentas estratégicas.

Independentemente de em qual ponta da linha de ascensão profissional você está, o MBA contribui tanto para o aprimoramento do currículo quanto para a reciclagem do conhecimento. Por isso, a grade curricular foca em disciplinas como:

  • economia e finanças;
  • processo decisório;
  • operações;
  • tecnologia da informação;
  • comunicação e marketing;
  • gestão de recursos humanos;
  • comportamento organizacional;
  • estratégia de mercado.

​​Com isso, o MBA figura entre os programas mais completos de educação executiva e agrega uma série de benefícios para a formação integral do aluno, tais como:

  • aumento do valor do currículo;
  • networking;
  • perspectiva de crescimento salarial;
  • credibilidade no mercado.

Para que um curso de MBA mantenha um padrão rigoroso de qualidade e alcance o mesmo grau de excelência de escolas de negócios internacionais, existem associações que fiscalizam e orientam as instituições para uma melhoria contínua em seus programas. É o caso da AMBA (Association of MBAs), no Reino Unido, que atua no âmbito internacional, e da ANAMBA (Associação Nacional de MBA), no Brasil.

Em que um MBA Executivo Global se distingue de um MBA regular?

A diferença principal entre os programas de MBA regular e MBA executivo está no caráter formativo do curso. Ao passo que o MBA regular é voltado a profissionais que desejam desenvolver habilidades de gestão empresarial, com foco no aprendizado de teorias e aplicação extensiva aos estudos de caso, o MBA executivo é direcionado a gestores experientes interessados em ampliar e melhorar sua mentalidade de gestão.

No caso dos programas de MBA Executivo Global, como o oferecido pela IBE Conveniada FGV, que acontece em nível internacional, a estrutura curricular é construída com o intuito de que os profissionais possam trocar conhecimentos de gestão a partir de reflexão, análise, colaboração e propostas de ação. Para que esse compartilhamento de ideias seja possível, são desenvolvidos módulos que trabalham temáticas de maior complexidade em relação aos MBAs regulares.

A exemplo do curso oferecido pela IBE Conveniada FGV, os programas de MBA Executivo Global contam com módulos internacionais realizados em universidades parceiras, visitas técnicas a empresas reconhecidas no mercado e intercâmbio de experiências entre alunos de diversas nacionalidades. O aluno sai ainda com dupla certificação, nacional e internacional, e está credenciado para continuar seus estudos em universidades fora do Brasil.

E ressaltando o que foi dito no início, como a agenda dos altos executivos é atribulada, o curso é construído de forma modularizada e com atividades concentradas, a fim de que o executivo passe a menor quantidade de tempo possível na sala de aula.

Quais são os benefícios de investir no MBA executivo global?

Aquisição de conhecimentos equivalentes às demandas do cenário global

Ao conhecer as experiências de empresas nacionais e internacionais e realizar um intercâmbio de informações com outros profissionais da alta gestão, você terá nas mãos um leque de conhecimentos e ferramentas atualizados com as demandas e tendências do cenário global. Dessa forma, terá condições de elaborar estratégias que coloquem sua organização em nível de competitividade equiparado às gigantes do mercado.

Ampliação de técnica e inovação

Como o programa do MBA Executivo Global é atualizado com o que há de mais moderno na área da alta gestão, você será capaz de levar um novo olhar técnico para os demais gestores da sua organização. Graças às inovações aprendidas, será possível encontrar novos meios de auxiliar executivos-chave a crescer sob sua orientação e contribuir para que a empresa consiga o destaque desejado no mercado.

Networking internacional

O estabelecimento de uma rede de contatos e a troca de experiências com altos gestores internacionais é um dos pontos mais valiosos do curso. Além de conhecer suas melhores práticas de gestão, você terá a possibilidade de estreitar o relacionamento, o que pode até mesmo alavancar parcerias no futuro.

Prestígio em nível global

Ter concluído um MBA Executivo Global é um passo importante para seu reconhecimento internacional e para estar em patamar de igualdade com alguns dos principais líderes do cenário internacional. Isso significa participar de eventos de grande envergadura, proferir palestras e ampliar ainda mais sua respeitabilidade profissional.

Se você sente que suas habilidades de gestão precisam ser atualizadas e ampliadas, a melhor saída é o investimento em um programa de MBA executivo global. Para tanto, existem escolas de negócio muito bem posicionadas no mercado, como é o caso da IBE Conveniada FGV.

E para que você compreenda ainda mais como o MBA executivo é uma das melhores alternativas para a consolidação de uma liderança forte e encorajadora, sugerimos a leitura deste outro artigo que traz 8 benefícios da educação executiva para sua formação profissional. Boa leitura!

REMOVER TODOS
COMPARE
0