Objetivos

O objetivo principal do curso é preparar nossos alunos para enxergar a governança tributária como algo estratégico para a empresa em que atua. Para isso, apresenta e discute conceitos, métodos e instrumentos contábeis, societários e tributários relevantes e, acima de tudo, busca motivar os alunos a serem líderes empreendedores, que contemplam em suas ações estratégicas, os aspectos tributários relevantes, tanto no ambiente das organizações para as quais trabalham, quanto no desenvolvimento de negócios próprios.

A quem se destina

  • Graduados ou pós-graduados em administração de empresas, ciências contábeis, auditoria, economia, direito e
    finanças;
  • Com pelo menos cinco anos de experiência profissional, que percebam a importância da gestão estratégica de tributos na tomada de decisões nas empresas, quer sejam no dia a dia, quer sejam em processos de fusões e aquisições.

Grade

1. Os Cenários Econômicos e o Sistema Tributário Nacional
2. Legislação Societária
3. Tributos Incidentes sobre a Receita Bruta – IPI, ICMS e ISS
4. Finanças Corporativas e Avaliação de Empresas
5. Legislação Trabalhista e Previdenciária
6. Metodologia Científica
7. Workshop 1 – Riscos e Oportunidades de Questionamento Judicial de Tributos
8. Contabilidade Societária
9. Gestão de Custos e Formação Estratégica de Preços
10. Contabilidade Avançada
11. Tributos Incidentes sobre o Lucro – IRPJ e CSLL
12. Tributos Incidentes sobre a Receita Bruta – PIS e COFINS. Simples Nacional
13. Workshop 2 – Planejamentos Tributários Induzidos pela Legislação Tributária
14. Tributos Incidentes no Comércio Exterior Brasileiro
15. Tributação de Lucros, Rendimentos e Ganhos de Capital, Regras de Subcapitalização e de Preços de Transferência
16. Contencioso Administrativo e Judicial Tributário
17. Controladoria Estratégica
18. Governança Corporativa e Tributária, Planejamento Tributário nos Processos de Fusões e Aquisições
19. Workshop 3 – Governança, Estruturas Societárias e Planejamento Tributário nos Processos de Fusões e Aquisições

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Módulo Internacional Opcional (40 horas/aula)
Através de iniciativa do corpo executivo, a FGV passou a oferecer seus programas internacionais e módulos internacionais com convênios com as principais escolas de negócios do mundo. Conheça os módulos disponíveis para o curso:

-Módulo Stanford – MBA Executivo Internacional (mediaX at Stanford University)
-Módulo Harvard – Programa de Negociação para Executivos em Harvard (Harvard University)
-Módulo Miami – MBA Executivo Internacional (University of Miami, EUA)
-Módulo Ohio – MBA Executivo Internacional (Ohio University, EUA)