Objetivos

Habilitar os participantes a utilizar e criar procedimentos para a redução da incerteza e elevação da assertividade nas decisões empresariais, por meio do tratamento e uso das informações antecipativas, que passam a ser elementos de vantagens competitivas nas quais os processos de sense making e de decision making se sobrepõem.

A Quem se Destina

O programa está voltado para empreendedores, executivos, consultores e profissionais de nível superior que
buscam explorar com mais profundidade assuntos complexos do mundo corporativo. Destina-se a pessoas com
maturidade profissional, que valorizam um networking qualificado e que encontram-se diante de novos desafios
gerenciais e profissionais ou que vivem um momento de inflexão em suas carreiras.

Grade

Complexidade do Ambiente Empresarial
Inteligência e Inovação
Inteligência Comercial e Prospecção de Mercado
Inteligência Financeira e Geração de Valor
Modelos de Tomada de Decisão
Design Thinking
Seminário “Práticas de Inteligência Empresarial”

Conteúdo Programático

Complexidade do Ambiente Empresarial

Teoria da Complexidade. Fatores determinantes da competitividade. Inteligência e antecipação sobre política. Inteligência e rastreamento econômico. Economia Digital.

Inteligência e Inovação

Governança Corporativa: princípios jurídicos no Brasil e no exterior. Governança Corporativa e os regimes jurídicos das sociedades e contratos assemelhados com as questões societárias. Governança e os aspectos tributários.

Inteligência Comercial e Prospecção de Mercado

Condicionantes do Mercado. Macro tendências do ambiente de negócios. Consumer Insights. Inteligência e os softwares de gestão de vendas. Inteligência e análise dos nichos inexplorados.

Inteligência Financeira e Geração de Valor

Estruturação financeira e estratégica empresariais. Inteligência e decisões financeiras. Inteligência como apoio para a integração estratégica entre investimento, ativos financeiros e valor do negócio.

Modelos de Tomada de Decisão

Procedimentos de tomada de decisão. Inteligência e apoio a decisão. Seleção de variáveis. Fatores intervenientes no processo decisório. Social intelligence e decisões negociadas. Inteligência, sensibilidade e intuição na tomada de decisão.

Design Thinking

Introdução ao Design Thinking. O Design Thinking centrado no ser humano: o Design Thinking como facilitador do  processo de envolvimento das pessoas. O processo do Design Thinking e ferramentas de inteligência com foco foco em inovação.

Seminário “Práticas de Inteligência Empresarial”

Como as mudanças do ambiente corporativo acontecem em velocidade avançada, o seminário busca ser o espaço para inserção de novas e emergentes temáticas surgidas no decorrer do curso. Para tanto, seu tema é livre e também tem o objetivo de aproximar os conhecimentos e experiências adquiridos pelos alunos, promovendo o fechamento e integração das temáticas tratadas no programa.