A IBE é uma grande parceira da Fundação Getúlio Vargas, responsável pela formação do maior número de alunos fora do eixo Rio – São Paulo. Juntas, IBE e FGV, formam anualmente centenas de executivos nas cidades de Americana, Araras, Campinas, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Rio Claro e Vinhedo. A IBE está no estado de São Paulo desde 1996, quando inaugurou os cursos da FGV em Ribeirão Preto.

Anteriormente conhecida como B.I, a IBE acumula a experiência de quase 30 anos. A história começou em 1989, com a HQ Consult – um escritório de consultoria e auditoria. Em pouco tempo, a empresa foi convidada para integrar a Howarth Tufani, Reis e Soares, que figurava entre as dez maiores do mundo, em sua área de negócios.

Já em 1994, a HQ se associou a outro escritório e, com o nome BKR Lopes Machado, inaugurou em Belo Horizonte uma nova sociedade, que iria transformar o cenário da educação executiva na capital mineira. Foi lançado naquele ano o primeiro curso da FGV na cidade, com uma turma de pós-graduação em Ciências Contábeis.

A IBE, conveniada FGV, proporciona uma oportunidade de cursos de MBA excelentes. Além do ótimo corpo docente, conseguimos interagir com uma troca contínua de experiências entre professores e os participantes do curso, agregando valor para maiores desafios e responsabilidades em nossas carreiras.
– Priscila M.Stelari – aluna do MBA em Gestão Comercial Jundiaí, é Supervisora de Vendas da Fini Guloseimas

Nesta época, o único programa da FGV fora do eixo Rio-São Paulo acontecia em Porto Alegre, que formava uma turma por ano.

Mas já no segundo ano de atividade em BH, a FGV abria dez novas turmas de MBA. A partir de então, os sócios alternaram a marca para B.I. – Business Institute, se tornando o principal conveniado da FGV no Brasil.

Em seguida, escolheram como casa o estado de São Paulo, iniciando a oferta de cursos da FGV em Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Limeira.

A parceria transcende a simples prestação de serviços. Através de iniciativa do corpo executivo do B.I., a Fundação Getulio Vargas passou a oferecer seus programas internacionais MBA Pleno e CEO FGV Internacional, comercializados sob responsabilidade da IBE, além da complementação do MBA Executivo, que têm convênios com as principais escolas de negócios do mundo. Nos Estados Unidos com a Stanford University, Miami University, Columbia Business School e Ohio University; na Suíça, com o IMD; e em Portugal com o ICSTE-IUL. Estes programas proporcionam aos alunos a possibilidade de internacionalizar o conhecimento e a rede de relacionamentos.

A IBE-FGV busca ser reconhecida como a terceira melhor e mais completa unidade FGV. Sua missão é contribuir para a melhoria da competitividade e sustentabilidade das organizações, regiões e pessoas, através de parcerias e programas FGV, aliando-os às competências próprias.

A IBE – Institute Business Education é responsável por promover o Prêmio de Excelência Acadêmica, que premia os professores e coordenadores FGV mais bem avaliados no ano pelos alunos, departamento acadêmico e departamento de relacionamento. Também realiza a produção do livro Top Projects, que reúne os melhores trabalhos de conclusão de curso de seus alunos, avaliados pelos professores, com viés sustentável. A IBE-FGV se dedica a reconhecer a importância de um networking altamente qualificado entre alunos e professores, bem como o nivel de ensino institucional. Por primar também pela construção de uma sociedade mais justa e fortalecida, investe na continuidade do CEO Insights e na formação de parcerias como o Intersector Alliance.

Nossa Missão: Contribuir para a melhoria da competitividade e sustentabilidade das organizações, regiões e pessoas, através de parcerias e programas FGV, alinhando-os às competências próprias.

Nossa Visão: Ser a conveniada sustentável de melhor qualidade, desejada pelos executivos, colaboradores, acionistas e pela FGV.

Nossos Valores: Comprometimento. Lealdade. Espírito de Servir. Auto realização. Responsabilidade. Colaboração. União. Respeito.