Objetivos

O curso tem o objetivo de proporcionar ao aluno a compreensão e o aprofundamento quanto aos desafios originados pelos aspectos teóricos e estratégicos da Governança Corporativa, de modo a potencializar habilidades de alinhar interesses dos sócios e executivos com o objetivo de gerar, preservar e otimizar valor para a organização.

A Quem se Destina

O programa é voltado para empreendedores, executivos, consultores e profissionais de nível superior que buscam gerar eficiência e valor para os negócios por meio de estratégias que as boas práticas de governança possibilitam. Foca-se, portanto, em pessoas com maturidade profissional que valorizam um networking qualificado e que buscam novas perspectivas para suas carreiras.

Grade

Fundamentos Teóricos e Estratégicos da Governança Corporativa
Aspectos Societários e Tributários da Governança Corporativa
Governança Corporativa e Diferenciais para o Valor da Empresa
Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes para a Alta Administração
Compliance e Gestão de Riscos
Modelos de Ouvidoria e de Canais de Denúncia
Seminário “Práticas de Governança”

Conteúdo Programático

Fundamentos Teóricos e Estratégicos da Governança Corporativa

Mudanças organizacionais: as teorias da Firma e da Agência. Estratégia e estrutura de governança corporativa.Teorias dos shareholders e dos stakeholders e suas influências sobre as estratégias da corporação. Perspectivas no Brasil.

Aspectos Societários e Tributários da Governança Corporativa

Governança Corporativa: princípios jurídicos no Brasil e no exterior. Governança Corporativa e os regimes jurídicos das sociedades e contratos assemelhados com as questões societárias. Governança e os aspectos tributários.

Governança Corporativa e Diferenciais para o Valor da Empresa

Finanças com foco na Governança Corporativa – dinâmica administrador versus acionista. Riscos e transparência e as regras Mercado de Capitais no Brasil. Estrutura da Governança e geração de valor (tangível e intangível) para a empresa.

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Equipes para a Alta Administração

Modelos organizacionais não-hierárquicos. Gestão de equipes de alta performance: o conflito principal vs agente. Liderança de equipes e alinhamento com os princípios da governança. Profissionais de governança e cultura orientada para resultados.

Compliance e Gestão de Riscos

Definição de Gestão de Riscos e de Compliance. Mapa de riscos. Diferença entre auditoria interna e Compliance. O papel do Compliance Officer. Lei anticorrupção e demais institutos legais. O Cubo COSO e o alinhamento entre riscos e as estratégias do negócio.

Modelos de Ouvidoria e de Canais de Denúncia

Aulas expositivas, com solução assistida de exercícios e casos. Valendo-se de problemas corporativos reais apresentados pelos alunos será desenvolvida atividade em grupo sobre o tema geral da disciplina. Essa atividade será encaminhada, por via da coordenação, ao docente responsável pela condução do ‘Seminário de Práticas’ que promoverá o fechamento e integração das temáticas tratadas nas diversas disciplinas do programa.

Seminário “Práticas de Governança”

Como as mudanças do ambiente corporativo acontecem em velocidade avançada, o seminário busca ser o espaço para inserção de novas e emergentes temáticas surgidas no decorrer do curso. Para tanto, seu tema é livre e também tem o objetivo de aproximar os conhecimentos e experiências adquiridos pelos alunos, promovendo o fechamento e integração das temáticas tratadas no programa.