Generalista Ou Especialista Qual E A Melhor Opcao Para O Executivo.jpeg

Uma das principais características do mundo empresarial atual é, sem dúvida, o seu grande dinamismo. Todos os dias, novas empresas, modelos de negócio, cargos e mesmo profissões surgem e se destacam, enquanto outras habilidades, antes tão essenciais, acabam se tornando obsoletas e caem em desuso.

Avaliando esse cenário, é comum surgirem dúvidas como: vale mais a pena ser um expert em determinado assunto ou ter um leque mais amplo de conhecimentos — não necessariamente aprofundados — em diversas áreas? É melhor ser um profissional generalista ou especialista?

Pensando nessas questões, elaboramos este artigo para que você saiba mais sobre esses dois perfis corporativos, conheça as suas vantagens e desvantagens e, por fim, descubra qual deles pode garantir um maior destaque no mercado atual. Boa leitura!

Quais são as principais características que diferenciam os profissionais generalistas dos especialistas?

Antes de fazer uma avaliação mais aprofundada sobre os pontos positivos e negativos desses dois perfis em relação às demandas do mercado moderno, vamos começar fazendo uma breve apresentação de cada um deles para que você possa compreender melhor as suas peculiaridades e conheça alguns exemplos de profissionais com as características destacadas. Veja a seguir e saiba mais!

Perfil generalista

Como o próprio nome indica, os profissionais generalistas são aqueles que possuem competências e experiências mais diversificadas. Dessa forma, acabam adquirindo novas habilidades e transmitem aos demais uma amplitude de conhecimentos que os ajudam a conquistar cargos de liderança mais rapidamente.

Geralmente, pessoas com esse perfil se tornam bons gerentes, gestores e CEOs já que, nessas funções mais elevadas, ter um olhar mais amplo sobre as questões da empresa e do mercado como um todo se torna mais importante do que conhecer a fundo o objeto de atuação da companhia.

Perfil especialista

Por outro lado, os profissionais que se enquadram na categoria dos especialistas possuem tanto um domínio intelectual quanto uma experiência prática mais voltada para uma área específica do conhecimento. E é essa compreensão mais aprofundada que faz com que o seu trabalho seja valorizado como único e exclusivo.

Para atuar em determinados campos da medicina, das engenharias e do ensino, por exemplo, é indispensável apresentar um bom grau de especialização e, em alguns casos, é exigida inclusive uma certificação que comprove a capacidade do indivíduo para atuar na função escolhida.

Quais são as vantagens de cada perfil para a empresa?

À primeira vista, os generalistas podem ter mais facilidade para encontrar oportunidades no mercado de trabalho, já que sua visão global dos negócios permite que assumam cargos diferenciados e trabalhem em diversos departamentos e segmentos empresariais.

Além disso, executivos com esse perfil possuem elevadas habilidades de comunicação, negociação, inteligência emocional e bom relacionamento interpessoal, o que os torna mais competitivos aos olhos do mundo corporativo.

No entanto, em uma sociedade como a atual, em que conhecimento é poder, os especialistas têm um papel essencial nas companhias. Imagine a seguinte situação: você precisa realizar um procedimento bastante delicado. Você confiaria o seu caso a um cirurgião especialista ou a um clínico geral?

Essa situação ilustra bem a importância de contar com um especialista no segmento de mercado em que a sua empresa atua, garantindo vantagem competitiva a esse profissional e a possibilidade de exigir uma remuneração mais elevada pelo seu trabalho.

E quais são as desvantagens?

Entre as principais características negativas de ser um profissional generalista, podemos citar o risco de ter os seus conhecimentos vistos como superficiais — ou genéricos — e a maior concorrência no mercado, o que faz com que a remuneração seja menor do que a pretendida em diversos casos.

Já para o especialista, o conhecimento técnico em uma área restrita pode se tornar prejudicial ao dificultar a adaptação imediata às mudanças do mercado, cada vez mais rápidas com a evolução da tecnologia e o surgimento de novas especialidades em detrimento de outras, conforme comentamos no início deste artigo.

E agora que você já conhece um pouco mais sobre as diferenças entre o perfil especialista e o generalista, bem como seus pontos altos e baixos, chegou a hora de descobrir qual deles é mais valorizado no mundo corporativo. Vamos lá?

Qual dos profissionais tem mais destaque no mercado: generalista ou especialista?

De acordo com um estudo realizado por professores das instituições norte-americanas Columbia Business School e Tulane University, os executivos com perfil generalista ganham espaço no mercado e têm mais chances de garantir promoções ao longo da carreira.

No entanto, é muito importante frisar o quanto o conhecimento técnico avançado pode ser um diferencial ainda mais valioso, uma vez que o número de profissionais com competências específicas bem desenvolvidas é consideravelmente menor do que os generalistas.

Aqui, é interessante observar, também, que o fato de possuir mais atributos relacionados a um perfil do que ao outro não é algo definitivo, ok? É possível que um profissional com um perfil mais especialista se torne um generalista — e vice-versa — em algum momento da carreira.

Por isso, é essencial que todo executivo realize autoavaliações frequentes para observar o andamento da sua trajetória profissional e avaliar a necessidade de desenvolver novas competências ou aprofundar certas aptidões de acordo com a função exercida.

Por fim, por meio das informações que trouxemos aqui, é possível perceber que o potencial de se interessar por novos assuntos, de aprender habilidades diferenciadas e explorar novas áreas do conhecimento para atender com excelência às demandas do mercado é indispensável no mundo corporativo atual.

No entanto, saber como aliar essas características ao know-how especializado é um dos segredos que, com certeza, vão fazer toda a diferença no futuro do executivo moderno, independentemente se o seu objetivo é se destacar em seu ramo de atuação ou ampliar seus horizontes e possibilidades.

E você, acha que o seu perfil profissional é mais generalista ou especialista? Conseguiu estabelecer um paralelo entre essas duas linhas de atuação profissional?

Enquanto estuda as melhores respostas para essas questões, que tal aproveitar para compartilhar este artigo nas suas redes sociais? Assim, você pode contribuir para que os seus colegas possam conhecer mais sobre o assunto e realizem uma avaliação em suas carreiras.

REMOVER TODOS
COMPARE
0