Financas Corporativas Saiba Como Se Tornar Um Expert No Assunto.jpeg

As finanças corporativas se referem ao estudo sobre as melhores maneiras para a empresa administrar e usar seus recursos financeiros. Além disso, elas permitem compreender as consequências das ações e aplicações nos negócios, sejam elas positivas ou negativas.

Para realizar uma boa gestão financeira, é necessário analisar métricas, custos, faturamentos, contribuições, entre outros fatores. Esse estudo pode e deve ser aplicado em qualquer negócio, independentemente da área ou do tamanho, pois o foco é fornecer à companhia todos os subsídios necessários para que ela decida pelo melhor caminho em relação às suas finanças.

Dessa forma, é possível alcançar resultados efetivos e potencializar o seu valor. E o interessante é que esse assunto é um gargalo na maior parte das empresas, por isso, o profissional que se destaca na área ganha um lugar de prestígio no mercado.

Para melhorar a gestão financeira da sua empresa, criamos este artigo com dicas para você se tornar especialista no assunto, impulsionando os resultados da companhia. Boa leitura!

Invista em um MBA em Finanças Corporativas

O primeiro e mais importante passo é investir na sua formação para compreender todos os conceitos e se manter atualizado a respeito do assunto. Afinal, o planejamento financeiro de uma empresa é complexo e exige habilidades e competências específicas.

O MBA (Master in Business Administration) é importante para torná-lo capaz de propor soluções originais e embasadas em teoria para os problemas financeiros e econômicos das empresas.

Portanto, é necessário adquirir a capacidade de avaliar, reconhecer e precificar as opções existentes, além de saber analisar as oportunidades de fusão e aquisição e conseguir desenhar estruturas de governança das empresas.

Essa especialização pode ser feita por profissionais de todas as áreas, especialmente aqueles que trabalham no mercado financeiro e buscam uma formação sólida. O campo de finanças corporativas possibilita muitas oportunidades de emprego e crescimento. O mercado está carente de profissionais bem capacitados, por isso, investir em uma boa formação é um grande diferencial no currículo.

Defina prioridades

Definir prioridades é importante em qualquer setor da empresa. Talvez seja necessário investir em capacitação dos colaboradores ou buscar maneiras de inovar nos produtos, serviços ou processos. Às vezes, é preciso apenas modificar um modelo de negócio para se diferenciar no mercado.

Cortar os custos desnecessários, diminuir a estrutura e reduzir o estoque também são atitudes praticáveis dentro de determinados contextos. Isso significa que é importante redesenhar a organização da empresa a curto prazo.

Para isso, avalie com cuidado cada compra que pode resultar em uma nova dívida. Procure entender se a despesa vai gerar um fluxo de caixa elevado e em quanto tempo o débito será pago.

Se o novo item não for essencial ou não puder ser pago em um tempo aceitável, adie a compra. O mais importante é trabalhar guiado por um orçamento. Estipule um valor máximo para as despesas e elabore planejamentos para cada setor.

Melhore a organização das contas

O departamento de contas a pagar e a receber da empresa precisa estar em harmonia para que a gestão financeira seja eficiente. Por isso, é importante organizar o setor e buscar o equilíbrio entre os pagamentos e os recebimentos.

Com todas as contas organizadas e analisadas, a empresa evita fazer dívidas desnecessárias, como multas por atraso, o que prejudica o negócio. Além disso, esses atrasos podem gerar problemas na parte administrativa.

Com esse descontrole, os fornecedores podem suspender o relacionamento com a organização, protestar o título e gerar outras repercussões negativas. Outro ponto importante de manter as contas em dia é a possibilidade de negociar condições especiais de pagamento e descontos, assim como outras vantagens.

Com relação às contas a receber, que vão compor o capital de giro, é necessário estar atento aos valores. A cada menor indício de que os clientes estão em atraso, é preciso agir pontualmente e evitar que eles entrem em inadimplência, prejudicando todo o fluxo de caixa.

Acompanhe as tendências do mercado

Todo profissional que quer crescer na empresa e trabalhar diretamente com finanças corporativas deve estar atento a tendências do mercado, especialmente aquelas ligadas à tecnologia financeira.

Atualmente, o segmento se mostra favorável. Entretanto, a complexidade da área, intensificada pela instabilidade atual e aliada à alta competitividade, obriga as empresas a buscar serviços de profissionais especializados. Isso acontece porque a demanda não é mais por indivíduos preocupados apenas com o controle de caixa, mas que sejam ativos e precisos durante a avaliação de risco de um negócio.

Mesmo em períodos de recessão da economia, quando muitas companhias precisam enxugar os seus quadros de funcionários, na área de finanças corporativas acontece o contrário. É importante manter colaboradores atualizados e usar a tecnologia para evitar crises no departamento financeiro.

Por isso, não se limite a usar métodos antigos e esteja sempre preparado para a inovação. Busque apresentar soluções financeiras eficientes e modernas para os projetos, de forma a solucionar problemas e definir estratégias para os momentos de crise.

Use boas ferramentas

Uma das funções da tecnologia é tornar o dia a dia das pessoas menos burocrático e cansativo — o que se estende para o cotidiano empresarial. Nesse cenário, é importante destacar o quanto a utilização de programas e ferramentas tecnológicas pode simplificar as atividades do setor financeiro.

Dessa forma, é possível perceber que todo e qualquer empreendimento precisa buscar e desenvolver soluções e dispositivos práticos, que tornem suas ações e decisões mais simples e acertadas.

Ainda que a empresa não tenha condições de investir muito nesse setor, o profissional deve aprender a extrair e a aproveitar todos os benefícios que sistemas integrados de gestão podem oferecer. Afinal, essas ferramentas são úteis para gerir o tempo e aumentar a produtividade de forma rápida e simplificada.

A tecnologia pode se tornar uma grande aliada das finanças corporativas e ajudar a empresa a se destacar frente aos concorrentes. Para isso, é necessário aprender a usufruir de suas funcionalidades para preservar a contabilidade do negócio em dia.

Embora seja um grande desafio, manter as finanças corporativas sempre equilibradas é um processo necessário em todas as empresas que querem se diferenciar da concorrência. Para isso, os profissionais precisam mostrar o seu valor dentro do negócio e se destacar, estando sempre atentos às oportunidades e tendências do mercado. Além disso, é fundamental aperfeiçoar seus conhecimentos continuamente.

Quer sobressair na área? Então entre em contato conosco e conheça o nosso MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria!

REMOVER TODOS
COMPARE
0