1 - Carta de Intenção

Quais são as informações necessárias para a criação de uma nova carta de intenção?

  • Modalidade do curso
  • Código do currículo do curso
  • Código da carta de intenção
  • Número da carta de intenção
  • Carga horária do curso
  • Nome do curso
  • Número da turma
  • Frequência (Ex: Semanal, Quinzenal)
  • Nome do Coordenador do curso
  • Data de Início e término
  • Horário de Início e término

As solicitações deverão ser através do link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScm5SInduDRcyFucEcwXYLEZIWGuyttO4
hmXlyUM5UFi51JPQ/viewform

Qual o prazo para solicitar uma nova carta de intenção? Qual o prazo para alterar a carta de intenção?

O prazo para solicitar uma nova carta de intenção é de 65 dias antes do início do
curso.

Já o prazo para solicitar alteração na carta de intenção é de, no mínimo, 15 dias antes
do início do curso.

A alteração de data será possível apenas para turmas no mesmo ano. Caso contrário,
a carta deverá ser cancelada e solicitada uma nova.

Em que momento a carta de intenção está aprovada?

A carta estará aprovada quando passar pelo processo interno da FGV, seguindo as
etapas, descritas abaixo. Após o processo, a carta estará apta para confecção de
contrato.

1º Aprovação da Superintendência de Rede;
2º Aprovação do Coordenador Acadêmico;
3º Aprovação do Superintendente;
4º Aprovação da Controladoria (Centro de custo);

Existe a possibilidade de cancelar a Carta de Intenção?

Sim, desde que a carta de intenção não contenha nenhum aluno com parcela paga.
Caso contrário, a carta não pode ser cancelada e fica inativa para comercialização.

2 - Inscrição

Quais são as informações necessárias para a inscrição de um novo aluno?

  • Ficha de inscrição completa
  • 02 cópias do comprovante da taxa de inscrição
  • Currículo
  • Cópia autenticada do Diploma frente e verso ou Declaração de Conclusão de
  • Curso com data de colação de grau atualizada
  • Cópia do RG, CPF ou CNH
  • Comprovante de endereço em nome do aluno
  • Plano de pagamento definido
  • Análise de crédito aprovado
  • SPC/SERASA – Caso tenha restrição será necessário aprovação.

Os documentos exigidos para a inscrição deverão ser enviados para o departamento
financeiro para análise de crédito e o aluno deverá estar cadastrado no sistema SIC.

3- Entrevista coletiva

Qual a finalidade da entrevista coletiva?

O objetivo da entrevista coletiva é analisar o perfil dos candidatos e alinhar as informações acadêmicas, promovendo o conhecimento das normas e condutas do curso.

Além da assinatura do contrato e recolhimento de documentações obrigatórias.

A entrevista coletiva é obrigatória para todos os alunos?

Sim, todos os alunos são obrigados a participar da entrevista coletiva, conforme
regulamento da FGV.

Os cursos de Módulos Internacionais, curta e média duração são isentos da
participação da entrevista.

Quais são os Pré-requisitos para realizar a entrevista coletiva?

  • Carta de intenção aprovada
  • O curso deve ter, no mínimo, 10 alunos inscritos
  • O aluno deverá estar aprovado pela análise de crédito, caso seja INTERSECTOR
  • Serão confeccionados os contratos dos alunos cujas informações forem enviadas com até 48 horas antes da entrevista.

Qual o departamento responsável pela organização da entrevista coletiva?

O departamento SIM é o responsável pelas seguintes ações.
– Convocação do Aluno
– Agendamento de sala de aula
– Convocação do Palestrante
– Disponibilizar pasta do aluno com contratos e documentações necessárias.
O departamento acadêmico é responsável por designar o palestrante para cada
entrevista.
O atendimento do aluno é de responsabilidade do departamento comercial
A montagem e disponibilização da sala de aula é de responsabilidade do
departamento de eventos/Acadêmico – Logística.

3 - Entrevista Coletiva

Como faço para enviar as documentações do aluno para a confecção do contrato?

Todos os alunos deverão estar cadastrados no Sistema de Informação Comercial e aprovados pela análise de crédito feita pelo departamento financeiro.

Quais são os documentos de cada produto?

Os documentos estão definidos e disponibilizados no Regulamento SIM.

Qual o prazo para a confecção do contrato?

O departamento SIM tem o prazo de 2 dias para a confecção do contrato.

Quais são os documentos necessários para a confecção do contrato?

  • Ficha de inscrição completa com a forma de pagamento completa (Digitadas);
  • 02 Cópias do Comprovante da taxa de inscrição;
  • Currículo;
  • Cópia autenticada do Diploma de Ensino Superior frente e verso, Certificado ou Declaração de Conclusão de Curso com colação de grau a menos de 01 ano;
  • Cópia do documento de identidade, CPF ou CNH;
  • Comprovante de residência em nome do aluno;

O contrato pode ser alterado? Como solicitar essa alteração?

Sim, respeitando as regras do aluno não estar em sala e não ter pago nenhuma parcela, caso haja alteração da forma ou data de pagamento, o departamento Financeiro deverá ser informado para uma nova análise de crédito e conferência das
informações na ficha cadastral do aluno.

Após essa conferência deverá ser entregue para o departamento SIM.

Há a possibilidade de confeccionar o contrato com o certificado de conclusão vencido com o prazo superior a 1 ano?

Não. Nesse caso, a confecção do contrato deverá ser feita com o Diploma de graduação ou com o certificado de conclusão atualizado.

Aluno com documentação pendente pode entrar em sala de aula?

Não, o departamento Comercial deve controlar a entrada do aluno em sala de aula após a entrega de toda documentação exigida para a matrícula e assinatura do contrato.

Quais são as formas de comprovar a conclusão do curso de graduação?

São válidos como documento de comprovação de conclusão do curso de graduação:

  • Cópia autenticada do Diploma frente e verso
  • Declaração de Conclusão de Curso com data de colação de grau com o prazo máximo de 1 ano e Termo de Responsabilidade preenchido e assinado
  • Caso o aluno não tenha o seu diploma, deverá apresentar o protocolo de 2ª via

No caso de contratações de Ex-alunos, o processo de confecção contratual segue o mesmo padrão de uma nova contratação convencional?

Não, após a análise de crédito, o departamento SIM irá verificar os processos abaixo
junto ao departamento acadêmico:

  • Tempo hábil para solicitação de isenção (5 anos após o termino do último curso);
  • Disciplinas a serem isentas (Quantidade de horas e valores), análise junto a DGA/FGV;
  • Confecção do contrato com as isenções e ficha alterado conforme os valores aprovados pela DGA.

Atenção: Caso o aluno queira mudar a forma de pagamento só será possível através de aditivo no departamento de requerimento.

4 - Confecção de Contrato

Qual o prazo para o faturamento das pastas?

O departamento SIM tem o prazo de 2 dias para a entrega do faturamento ao departamento financeiro.

Quais são os critérios para faturamento de cada produto?

Os critérios estão definidos e disponibilizados no Regulamento SIM.

Após o envio das pastas para faturamento, quando o aluno é considerado faturado?

Após aprovação e conferência pelo departamento SIM, o processo digital será encaminhado para o departamento financeiro.

Caso haja necessidade da emissão da Nota Fiscal, o departamento acadêmico deverá solicitar ao departamento financeiro de BH.

5 - Faturamento

O que é o memorando e qual sua finalidade?

O memorando é um documento interno utilizado para alinhar informações como:

  • Desistência
  • Transferencia
  • Devoluções
  • Cancelamento

Os departamentos envolvidos são:

  • Comercial
  • Financeiro
  • Acadêmico
  • SIM
  • Requerimento

Como faço para enviar o memorando?

O processo deve ser cadastrado via Mysuite, designando o setor responsável para realização do processo.

Quando é necessário confeccionar o memorando?

A confecção do memorando será necessária, caso o aluno se encaixe na situação do quadro abaixo:

6 - Memorando

Quais são números designados para os funcionários:

  • Campinas – (19) 3515-8170
  • Jundiaí – (11) 4583-8302 ou ramal 110
  • Americana – ramal 145
  • Piracicaba – ramal 140
  • BH – (31) 3045-0950 ou ramal 144

Para Americana e Piracicaba, consulte as facilidades disponíveis nos ramais

Os ramais estão disponíveis e atualizados sempre na Intranet

Como funciona o sistema de Malote?

O sistema de malote através dos correios funciona apenas de Campinas para BH.

O horário de encerramento para envio do malote é às 14:00h, em Campinas, e o recebimento dos malotes de BH acontece diariamente até às 12:00h.

Como funciona o sistema de Malote Interno para outras Praças?

O sistema de malote interno é realizado pelos próprios colaboradores que circulam entre as unidades. A entrega dos malotes deverá ser realizada exclusivamente na recepção no horário comercial das 9:00h às 18:00h para o controle do recebimento.

Retirada de Malote

A retirada e controle do malote é feito exclusivamente através de planilhas pela recepção.

Como funciona envio de correspondência

A correspondência deverá ser entregue na recepção junto com o protocolo dos correios, contendo as informações do documento, tipo de postagem e Protocolo de Correspondência.

Como funciona retirada de correspondência

A correspondência deverá ser retirada na recepção pelo departamento responsável.

Não são aceitas encomendas ou correspondências pessoais. Caso recebamos, a correspondência será encaminhada ao RH e o devido responsável deverá retirá-la.

7 - Recepção

O departamento SIM é responsável pela matrícula de quais alunos?

O departamento SIM é responsável pelas matrículas dos novos alunos.

O departamento Acadêmico é responsável pelas matrículas dos alunos que solicitaram transferência.

É possível alterar os dados cadastrais do aluno depois de matriculado?

Sim. Nesse caso, é necessário o aluno enviar o documento comprovando a alteração por e-mail. Cabe ao departamento Acadêmico realizar as alterações no sistema.

Qual o prazo da FGV para enviar os contratos assinados?

O contrato de PDE tem o prazo de 90 dias para a assinatura da FGV.

O contrato de MBA Executivo Global tem o prazo de 120 dias para a assinatura da FGV e ISCTE – IUL.

Os contratos chancelados deverão ser entregue ao aluno no ato da assinatura do contrato.

Os alunos que enviaram os contratos por e-mail deverão retirar a sua via diretamente no departamento acadêmico.

8 - Matrícula

O departamento SIM é responsável pela matrícula de quais alunos?

O departamento SIM é responsável pelas matrículas dos novos alunos.

O departamento Acadêmico é responsável pelas matrículas dos alunos que solicitaram transferência.

É possível alterar os dados cadastrais do aluno depois de matriculado?

Sim. Nesse caso, é necessário o aluno enviar o documento comprovando a alteração por e-mail. Cabe ao departamento Acadêmico realizar as alterações no sistema.

Qual o prazo da FGV para enviar os contratos assinados?

O contrato de PDE tem o prazo de 90 dias para a assinatura da FGV.

O contrato de MBA Executivo Global tem o prazo de 120 dias para a assinatura da FGV e ISCTE – IUL.

Os contratos chancelados deverão ser entregue ao aluno no ato da assinatura do contrato.

Os alunos que enviaram os contratos por e-mail deverão retirar a sua via diretamente no departamento acadêmico.

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