EMPREENDEDORISMO DIGITAL EM 2022

Empreendedorismo digital em 2022

O empreendedorismo digital é uma forma de negócio que utiliza, basicamente, os meios digitais para o comércio de produtos ou serviços. O empreendedorismo digital não é novidade, mas tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos, com o aumento da popularização da internet e de aparelhos que nos mantém mais conectados, como os smartphones. Trazendo para 2022, muitas mudanças estão surgindo e o mercado do empreendedorismo digital é um dos mais promissores para se investir. No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre esse assunto e explicar quais as principais tendências da área em 2022. Vamos lá!

 

Qual o conceito de empreendedorismo digital?

 

Antes de mais nada, vamos relembrar o conceito de empreendedorismo digital. De forma geral, trata-se de uma forma de negócio onde os meios digitais são os principais ou únicos meios de comercializar produtos ou serviços. Um empreendedor pode ser considerado digital mesmo que venda produtos físicos – existem alguns empreendedores da área, por exemplo, que hoje em dia não possuem o estoque físico, o que permite que o negócio seja 100% online, sob demanda.

Mas, para se destacar como empreendedor digital, é preciso estar sempre de olho no que surge de novidade, como as principais tendências de marketing ou de oportunidades que podem agregar no seu trabalho. Abaixo, vamos falar um pouco sobre elas!

Tendência para o empreendedorismo digital em 2022

 

Abaixo, trouxemos algumas das principais tendências do empreendedorismo digital em 2022. Dê uma olhada nelas!

 

1- A expansão da internet das coisas

 

O empreendedorismo digital vem passando por mudanças ano após ano, especialmente por causa do avanço das tecnologias, que não param de evoluir. a Internet das Coisas é um exemplo claro disso, fazendo com que muitas oportunidades de investimentos se concretizem, como empresas que unem a inteligência das máquinas com sua expertise tradicional.

A internet das coisas tem movimentado milhões de reais por ano, embora a automatização dos objetos ainda esteja caminhando devagar para o grande público. Mas, a tendência é que, em breve, tenhamos um “boom” de aparelhos que se conectam entre si e que se mostrem cada vez mais inteligentes. E é aí que o empreendedorismo digital entra, buscando oportunidades em meio às tendências. Por exemplo: para o empreendedor de arquitetura que já atua quase que digitalmente, a Internet das Coisas é algo a ser pensado em seus projetos, além de se tornar um diferencial competitivo do mercado.

 

2- Retorno do E-mail Marketing

 

Quando o empreendedorismo digital começou a se tornar algo comum no mundo, o e-mail era nossa principal ferramenta de comunicação com os clientes, para que fosse possível divulgar promoções, o que logo se tornou o famoso spam. Com isso, os empreendedores começaram a enxergar o e-mail como uma ferramenta que causava desconforto nos potenciais clientes e passaram a investir em outras formas de marketing digital, como redes sociais e blog.

Mas, como o mundo digital é muito dinâmico, de alguns poucos anos para cá, o e-mail voltou a se tornar uma excelente estratégia de captação de leads, porém, com recursos diferentes e muito menos invasivos.

Agora, para se evitar o spam, as estratégias são pensadas para aqueles clientes que realmente deixaram o seu contato no intuito de receber novidades, as famosas newsletters. Além disso, os e-mails ganharam tons de pessoalidade, graças também a inteligência artificial, que tornou os disparos mais personalizados e educados. Então, acredite: o e-mail marketing, com sua nova roupagem, veio para ficar e se tornar uma excelente ferramenta do empreendedorismo digital em 2022.

 

3- O poder dos influencers

 

De uns tempos para cá, ganhamos mais uma oportunidade de divulgar produtos e serviços no empreendedorismo digital: a consolidação dos influenciadores digitais e, também, os micro influenciadores, que atingem um número menor de pessoas, mas de maneira mais qualificada.

No início da era digital, não tínhamos pessoas que podiam se expressar na internet e nem formas de divulgar vídeos pessoais. Agora, com a explosão dos influencers, as marcas começaram a perceber que contar com pessoas capazes de divulgar produtos e serviços é algo importante para os resultados, principalmente porque garante um tom mais pessoal e de confiança para as propagandas.

O desafio agora é encontrar o influencer ideal para a sua marca, que fale aquilo que é importante e que convença os seus seguidores de comprar o seu produto ou serviço.

 

4- O conteúdo é muito mais dinâmico

 

O empreendedorismo digital tem um desafio grande para quem embarca nessa empreitada, que é o fato de que temos agora diversas opções de plataformas de conteúdo, que vão desde as mais complexas, como o youtube, até as rápidas, como o TikTok, assim como as tradicionais, como o site.

O conteúdo precisa, então, ser adaptado para cada plataforma, no intuito de garantir que todas recebam a mesma atenção, o que vai fazer com que públicos diferentes sejam atingidos. É um desafio, mas os resultados são excelentes.

 

Gostou de saber um pouco mais sobre o empreendedorismo digital em 2022 e suas principais tendências? Compartilhe o texto nas redes sociais!

 

 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645