Descubra O Que Profissionais Em Cargos De Lideranca Precisam Ter.jpeg

Muitos profissionais almejam cargos de liderança, mas nem todos estão preparados para fazer a gestão de pessoas. Isso porque um bom líder deve deixar de lado o papel autoritário e centralizador para inspirar sua equipe — aproximando-se de seus colaboradores e buscando junto com eles os resultados.

Quando a liderança não é bem-sucedida, os funcionários ficam desmotivados e não entendem o seu papel dentro da organização — o que reduz a produtividade e compromete o andamento dos negócios.

Se um dos seus objetivos de carreira é gerenciar equipes, saiba que é necessário ter ou desenvolver algumas habilidades. Confira nosso post e descubra quais são elas!

Flexibilidade

Quem assume cargos de liderança vai trabalhar com as mudanças inerentes à dinâmica empresarial. Assim, é importante saber a hora de mudar de estratégia, reorganizar a distribuição de tarefas e também de aproveitar as oportunidades.

Além disso, você vai gerenciar pessoas — cada uma com um perfil distinto —, por isso deve ter jogo de cintura para que o trabalho em equipe dê resultado. Demonstrar versatilidade vai transmitir confiança aos colaboradores, até mesmo nos cenários de incertezas.

Proatividade

Se você quer levar a sua equipe adiante, não pode mostrar comodismo ou desânimo com a rotina profissional. É fundamental ser proativo no trabalho com algumas atitudes, como:

  • assumir as responsabilidades;
  • ter iniciativa;
  • ser determinado;
  • saber delegar tarefas;
  • acompanhar e auxiliar quando for necessário o trabalho dos colaboradores;
  • não ter medo de arriscar;
  • intervir o mais rapidamente possível em situações que podem se tornar um grande problema.

Além disso, o líder não deve procrastinar, ou seja, deixar para depois o que precisa ser feito naquele momento. Deve ainda ser firme em suas decisões e buscar meios de incentivar a equipe a ser mais produtiva e engajada com os projetos.

Visão estratégica

O líder deve planejar as ações com metas e prazos bem-definidos, elencar as prioridades e fazer planos considerando cenários futuros. Nesse ponto, é fundamental ter uma visão sistêmica do negócio, saber tomar decisões e ficar de olho nas sinalizações do mercado.

Para isso, é importante conhecer as competências de cada colaborador para delegar as tarefas de uma maneira estratégica, ou seja, em que cada um possa dar o seu melhor para o crescimento da empresa.

Disposição para aprender

Uma das características que mais distingue um líder de um chefe é a humildade e disposição para aprender. Dessa forma, quem pretende alcançar cargos de liderança deve ter um plano de carreira em que a prioridade seja a realização de cursos de qualificação e atualização.

O mercado é altamente dinâmico, e a concorrência com as outras empresas é alta, por isso é importante estar sempre à frente e acompanhar as tendências quando o assunto é gestão de negócios.

Inclua a capacitação na sua agenda e comece a pesquisar as opções — como uma pós-graduação (especialização ou MBA) — e até cursos voltados para o seu desenvolvimento pessoal.

A vantagem é que, além do aprendizado, você consegue fazer networking nesses encontros, uma forma de conhecer outros líderes e trocar experiência, o que pode agregar ainda mais valor ao seu trabalho de gerenciar pessoas.

Motiva a equipe a se qualificar

Buscar aprimoramento — além de valorizar o seu currículo — vai motivar sua equipe a também buscar novos cursos, já que ela se espelha em seu líder. O resultado será um time mais qualificado e engajado com os resultados da empresa.

Boa comunicação

O líder precisa saber se comunicar e mostrar que está aberto para conversar com os colaboradores. Assim, eles conhecem o papel de cada um na organização, as expectativas em relação a eles, bem como a missão e valores da empresa.

Uma boa comunicação envolve dar feedbacks, para que a equipe saiba o que precisa mudar no seu comportamento ou performance, mas também saber ouvir. Você precisa ter conhecimento de como o seu trabalho é visto pelo grupo para que possa corrigir as falhas e também estar a par das queixas das pessoas para buscar melhorias e garantir um clima organizacional saudável.

Essa habilidade é essencial para o desenvolvimento dos projetos para que todos possam opinar, reconhecer a importância do trabalho do outro e pensar, de forma conjunta, em soluções criativas para o sucesso do negócio.

Resiliência

Você sabe o que é resiliência? Se pretende atuar em cargos de liderança é importante desenvolver essa competência.

Pessoas resilientes têm a capacidade de enfrentar situações de pressão, estresse e grandes mudanças — tão comuns no ambiente corporativo — sem se abater. Conseguem, dessa forma, controlar as emoções e até tirar uma lição de um episódio ruim, encontrando soluções diante dos maiores desafios.

É por isso que o bom líder deve ser resiliente — pois ele é o alicerce de sua equipe. Para desenvolver essa competência no trabalho, é importante:

  • ter uma boa relação interpessoal;
  • ser empático, ou seja, saber se colocar no lugar do outro;
  • transmitir segurança à equipe;
  • se autoconhecer, entendendo com clareza seus pontos fortes e fracos;
  • sair da zona de conforto e se arriscar;
  • conseguir trabalhar com pessoas de perfis e gerações diferentes;
  • estar disposto a mediar conflitos.

Capacidade de reter talentos

Nos cargos de liderança, o profissional deve ser bem próximo dos membros da sua equipe para ter clareza sobre o perfil, qualificação e potencialidades de cada um. Assim, ele sabe quais são os talentos da empresa e pode trabalhar para que esses colaboradores sejam valorizados e vejam um propósito maior em seu trabalho.

Para isso, é importante dar feedbacks, oferecer um bom ambiente organizacional, investir em treinamentos e propor um plano de carreira para que essas pessoas possam crescer dentro da organização.

Assumir cargos de liderança exige não somente a qualificação técnica, mas também algumas competências pessoais para saber lidar da melhor forma com o seu time. Quem quer crescer na carreira e almeja gerenciar equipes precisa se preparar. A dica é buscar capacitação de qualidade para fazer esse trabalho de forma eficiente.

Quer se tornar um bom líder? Entre em contato com a IBE Conveniada FGV — referência na área de negócios — e receba toda as informações sobre os cursos essenciais para sua ascensão profissional!

REMOVER TODOS
COMPARE
0