banner_iscteiul

Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

O INDEG-IUL ISCTE Executive Education (Instituto Universitário de Lisboa) é uma instituição de ensino universitário público, criada em 1972. A ação INDEG-IUL desenvolve-se em três grandes vetores: Ensino/Formação, Investigação e Prestação de Serviços à Comunidade. Situado no Campus Universitário de Lisboa, disponibiliza atualmente 15 licenciaturas em três grandes domínios: Ciências de Gestão, Ciências Sociais e Ciências Tecnológicas. Tendo 15 Licenciaturas, 72 Mestrados, 15 Doutoramentos e 34 pós-graduações ou especializações.

Com aproximadamente 8.000 estudantes, dos quais aproximadamente 50% no 2º ou 3º ciclo (mestrado ou doutorado), 400 quadros docentes e 200 funcionários não docentes, o INDEG-IUL orgulha-se do trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos 38 anos. As prioridades do instituto são a inovação, a qualidade e diversidade, tanto na educação como na pesquisa acadêmica.

Com grande reconhecimento no mercado de trabalho, o INDEG-IUL apresenta uma elevada taxa de empregabilidade dos seus licenciados, atingindo em algumas áreas resultados de 100%. O que confirma não só o prestígio da nossa instituição como a qualidade do seu ensino. Quanto ao sistema de ensino em Portugal este é regulado através do Acordo de Bolonha que tem como unidade de medida o ECTS, Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos. Segue abaixo uma resumida apresentação dos mesmos.

O Acordo de Bolonha

O Acordo de Bolonha, versão educacional para a unificação do ensino na União Européia, visa estabelecer um Espaço Europeu de Ensino Superior, coerente, compatível, competitivo e atrativo para estudantes europeus e de países terceiros. Atualmente são 49 os países signatários da Declaração de Bolonha na Europa. Diante das propostas e objetivos, modernos e consistentes, alguns países localizados fora da Europa buscaram sua inserção no acordo.

Um dos principais objetivos do Acordo de Bolonha é criar uma estrutura educacional européia integrada e com flexibilidade para atender a perfis e orientações diferentes, de acordo com objetivos individuais e acadêmicos e em função do exercício profissional e da empregabilidade diante do atual contexto social e organizacional.

A estrutura básica do ensino superior, com raras exceções (medicina e arquitetura), baseia-se em três ciclos:

O primeiro ciclo (Curso de Licenciatura) com duração de três anos.
O segundo ciclo (Curso de MBA Europeu) com duração de dois anos.
O terceiro ciclo (Curso de Doutorado) com duração de três anos.

O Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos

O ECTS, Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos, foi desenvolvido pela Comissão Européia no sentido de estabelecer procedimentos comuns para garantir o reconhecimento acadêmico de estudos ou cursos realizados, e permite medir e comparar conteúdo e resultados acadêmicos, com o objetivo de transferi-los entre cursos ou de uma instituição para outra.

O ECTS representa de forma numérica o volume de trabalho global de trabalho realizado pelo aluno para realização de cada disciplina. No cálculo do ECTS são considerados os seguintes aspectos: aulas teóricas; execução de tarefas específicas; trabalhos técnicos; trabalhos escritos; leitura de livros e documentos; estudo de casos; visitas técnicas; reuniões de equipe; entre outros.

Observação:

Este módulo está incluso no Programa MBA Executivo Global. Saiba mais acessando a página do curso: MBA Executivo Global

Mais informações sobre o módulo internacional: (19) 3739-6429 ou conveniosinternacionais@ibe.edu.br