Crise econômica: oportunidade de ficar rico

Crise econômica: oportunidade de ficar rico

Crises vêm e vão, precisamos aprender sobre elas e aproveitá-las

Se para muita gente a crise tem sido cruel, de minha parte não posso reclamar; digo isso com tranquilidade e assumindo a responsabilidade de compartilhar meus pensamentos e atitudes a respeito dessa questão. Educação financeira também significa aprender a lidar com os momentos de crise e aproveitá-los.

As crises fazem parte do desenvolvimento das sociedades há séculos. Períodos de grande bonança acabam, mais cedo ou mais tarde, levando a períodos de dificuldades; o problema é justamente a falsa sensação de segurança dos bons momentos, capaz de deixar as pessoas acomodadas e acreditando que emergências nunca acontecerão.

Na última década, muita gente surfou no crescimento econômico do país e uma nova classe média surgiu, mas baseada no consumo (e não na formação de patrimônio) – um grave erro que precisa ser estudado com carinho, para que na próxima onda de crescimento as pessoas percebam que as práticas de consumo consciente são indispensáveis.

Para ficar rico é necessário ir muito além da caderneta de poupança

Na minha história, passei pela caderneta de poupança, provavelmente como todo investidor. Hoje, o país oferece inúmeras oportunidades melhores para quem busca investir, inclusive para quem quer começar.

Estou falando de produtos tão ou mais seguros que a poupança e que oferecem rentabilidades muito melhores. Se levarmos em consideração o atual cenário econômico e financeiro do país, veremos que a poupança não é adequada, pois perde para a inflação em um período de 12 meses.

Um dos investimentos mais apropriados nesse sentido é o Tesouro Direto, que está acessível a todos, com investimento inicial baixo (menos de R$ 50,00). Para conhecer mais detalhes sobre o Tesouro Direto, recomendo um curso online gratuito (clique aqui e faça a inscrição para assisti-lo).

O curso foi elaborado pela Caroline Guedes, uma das grandes especialistas em títulos no Brasil e contou com a participação do Conrado Navarro, fundador doDinheirama.

Conclusão

Não se deixe abater pelo pessimismo crescente em momentos de crise. Acompanhe o noticiário com cautela e um filtro bem inteligente para assim considerar que as crises podem oferecer as oportunidades necessárias para seu objetivo de ficar rico.

“Quando escrito em chinês, a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade” (John F. Kennedy)

Momentos como os de hoje oferecem inúmeras chances de bons negócios: existem ativos com preços mais acessíveis, oportunidades apropriadas para negociar a compra e venda de bens e investimentos atraentes na renda fixa com os juros em alta são alguns exemplos.

Comece olhando para dentro de casa, veja o que merece sua atenção, negocie com fornecedores e substitua produtos por outros mais em conta. Trabalhe dobrado e faça sua renda crescer, afinal o país voltará a crescer (ainda bem) algum dia e, quando essa hora chegar, as boas oportunidades não estarão tão disponíveis como agora.

Fonte: Dinheirama

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645