C-Level: você sabe o que essa sigla significa?

C-Level, você sabe o que essa sigla significa?

Capacidade de liderança e expertise de negócios são as habilidades essenciais para atingir esse patamar. 

CEOs, COOs e CFOs são palavras mencionadas com frequência no mundo corporativo. Essas posições, cujo os nomes se iniciam com a letra “C”, fazem parte do restrito grupo dos C-Levels, mas você sabe o que isso significa?

Encontrado no topo do escalão das instituições, o C-Level é um termo utilizado para designar coletivamente os executivos seniores mais altos de uma companhia. A letra “C” de “chief”, que, em português, significa “chefe”, distingue os executivos considerados mais importantes e influentes.

Geralmente, os fundadores das empresas ocupam essas posições, mas algumas companhias também podem selecionar profissionais internos ou contratar outros para assumires essas posições. Em outros casos, dependendo da política interna, a nomenclatura dos “C” pode tomar lugar ou se misturar com os tradicionais postos de presidente e vice-presidente.

Continue lendo para entender mais sobre os cargos do C-Level e descobrir como você pode receber uma certificação da Fundação Getulio Vargas em um programa desenhado especificamente para altos executivos.

O que faz um C-Level?

Os membros do C-Level ocupam posições em que se espera tomada de decisões de risco, grande carga de trabalho e, consequentemente, alta remuneração. Eles trabalham para garantir que as estratégias e operações da empresa estejam com planos, metas, políticas e objetivos estabelecidos.

Entenda as nomenclaturas do C-Level

O número de cargos executivos seniores varia de acordo com a empresa, seu tamanho, objetivos, setor e indústria. Grandes empresas podem incluir funções mais específicas, como Chief Human Resources Manager (CHRM), Chief Compliance Officer (CCO), Chief Business Officer (CBO), Chief Accounting Officer (CAO), entre outras.

Chief Executive Officer (CEO)

Costuma ser o rosto da empresa. É o mais alto nível de executivo no mundo corporativo. O CEO define a direção da companhia e a estratégia adotada.

Chief Operating Officer (COO)

Segunda posição de comando dentro da empresa. o COO cuida da operação diária da instituição e se reporta ao mais alto executivo. Um detalhe curioso e comum é que as empresas costumam não ter essa posição.

Chief Financial Officer (CFO)

O CFO é o mais alto cargo do setor de finanças em uma instituição. Respondendo diretamente à presidência, esse profissional tem um papel estratégico com acesso irrestrito ao caixa da empresa e, por isso, ocupa um cargo de confiança.

Chief Information Officer (CIO)

O CIO é o responsável pelo gerenciamento da infraestrutura tecnológica de uma empresa. Ele também administra o departamento de tecnologia da informação (TI), na maioria dos casos. O escopo de trabalho desse executivo pode incluir a elaboração de estratégias para aumentar o lucro da empresa.

Chief Technology Officer (CTO)

Por trás da infraestrutura tecnológica da empresa, o CTO cuida da intranet e dos sistemas de comunicação internos, por exemplo. Ele também é responsável pelo departamento de engenharia da companhia. Esse executivo busca formas de melhorar os produtos oferecidos por meio da tecnologia.

Chief Marketing Officer (CMO)

As empresas que estão em setores muito competitivos ou que precisem colocar a função de gerenciamento de marca como prioridade costumam ter o cargo de CMO. Atuando nessa posição, o executivo de marketing cria as estratégias e conduz os planos de atração de clientes, sempre em linha com os direcionamentos do CEO.

Seja um C-Level 

O programa C-Level é destinado para altos executivos, com uma estrutura modular, personalizada e flexível, adaptada à rotina e necessidades de desenvolvimento da alta gestão. Os módulos foram projetados para alavancar o desempenho e preparar os executivos para desafios futuros, tanto no nível individual como organizacional.

Nele, o participante terá a oportunidade de mergulhar em seus pontos fortes e fracos, priorizando aquilo que é relevante em seu momento pessoal e profissional, dentro de sua expertise ou mesmo desenvolver novas competências e habilidade de áreas complementares.

Definir um plano de ação para digitalização em toda sua cadeia de valor organizacional a fim de preservar seu core business e competir em novos mercados.

Gostou desse conteúdo? Nosso blog tem outros textos sobre carreira e que podem ser interessantes para você. Confira.

 

Fique por dentro

Assine nossa Newsletter e receba as novidades por email
// Acesso rápido
Get in touch

872 Arch Ave. Chaska, Palo Alto, CA 55318
[email protected]
ph: +1.123.434.965

Work inquiries

[email protected]
ph: +1.321.989.645