IR

As despesas médicas que podem ser deduzidas no IR 2019

Veja como declarar despesas médicas no Imposto de Renda 2019 e quais gastos podem ou não ser abatidos

 

As despesas médicas registradas ao longo de 2018 podem beneficiar o contribuinte na declaração do Imposto de Renda 2019. Isso porque esse tipo de gasto pode ser totalmente deduzido na declaração.

Como a Receita Federal não impõe há limite de valor para a despesa, diferente de outros tipos de serviços, como educação, os gastos com médicos podem ajudar a reduzir de forma considerável a base de cálculo do imposto, que define se você terá imposto a pagar ou a restituir.

Contudo, nem todo tipo de gasto com saúde podem ser deduzidos, e o abatimento só é possível se a despesa puder ser comprovada. Caso contrário, o contribuinte pode cair na malha fina da Receita.

Comprovantes necessários

Podem ser usados como comprovantes os recibos, notas fiscais e informes enviados pelo plano de saúde que contenham o nome, endereço e CPF ou CNPJ de quem recebeu os pagamentos, a assinatura do prestador do serviço e o nome do beneficiário quando ele não for o contribuinte que está preenchendo a declaração. Um cheque com o nome do médico também serve como comprovante.

REMOVER TODOS
COMPARE
0