Objetivos

O programa tem uma abordagem de ensino centrada nos reais desafios das decisões financeiras, buscando capacitar os profissionais nos principais fundamentos do mercado financeiro, na prática do dia a dia, principalmente nas modernas técnicas de gestão financeira para empresas.

A área de educação financeira tem como objetivo difundir o conhecimento sobre os mecanismos que devem ser adotados na gestão dos recursos financeiros, visando ampliar os instrumentos de educação para a formação do profissional da área de finanças do país.

A estrutura do curso propicia aos participantes conhecer as principais rotinas financeiras dos negócios, as fontes de financiamento e o custo médio ponderado de capital, viabilizando o retorno dos projetos empresariais, administrando a incerteza para chegar a soluções objetivas e práticas.

O programa  tem conteúdo prático, qualificando o participante para o ingresso no mercado de trabalho, e/ou aprimorando a formação financeira, através da ênfase no ferramental analítico e quantitativo necessário para a formação de um profissional em finanças.

A Quem se Destina

Alunos de graduação  ou recém formados oriundos de diferentes áreas de conhecimentos, que trabalham ou tenham aptidão/interesse em trabalhar como Analista Financeiro de Empresas.

Também visa promover e resgatar os administradores e gerentes das micro, pequenas e médias empresas, que por necessidade de trabalho não tiveram oportunidade de cursar ainda o ensino superior, e os executivos com formação não financeira, trazendo a oportunidade de prover – de maneira rápida e eficiente – a capacitação para atuar nos mercados financeiros e empresariais, desmistificando os obstáculos para o entendimento do funcionamento do mercado financeiro e dos produtos para investimento empresarial.

Coordenação

Moises Spritzer

Economista e instrutor de risco de crédito na Caixa Econômica Federal. Profissional com 40 anos de experiência no sistema financeiro nacional, especialista em Finanças (UFRJ) tendo exercido funções executivas na CEF e BACEN. Especialista em Administração pela UFRJ e em Finanças com Ênfase em Risco de Crédito na UC/CEF. Economista pela PUC/RS. Premiado como professor “Reconhecido pela Exclência em Ensinar com Qualidade”, no IDE/FGV MANAGEMENT.

Coordenador acadêmico do curso analista FGV Finanças. Autor do livro “A Bolsa no Bolso”, da Editora FGV (2013).

Estrutura do Curso

UNIDADE 1 – MÓDULO FUNDAMENTAL: FERRAMENTAS FINANCEIRAS

1 Conjuntura Econômico

2 Matemática Financeira Aplicada

3 Funcionamento da Contabilidade nas Empresas

4 Tecnologias Financeiras da Informação

UNIDADE 2 – MÓDULO DE FINANÇAS EMPRESARIAIS:  GESTÃO FINANCEIRA DO NEGÓCIO

5 Mercado Financeiro e de Capitais

6 Gestão de Capital de Giro

7 Orçamento Empresarial

8 Plano de Negócios

9 Fonte de Recursos para Empresas

10 Viabilidade dos Projetos de Investimento

11 Jogos Empresariais

Conteúdo Programático

1 Conjuntura Econômica

Cenários macroeconômicos; Política monetária  fiscal e cambial. Impacto tributário nas empresas. O Banco Central, a moeda e o Sistema Financeiro. Taxa de juros; taxa mínima de atratividade para projetos empresariais. Séries de indicadores macroeconômicos ( IBRE/FGV DADOS).

2 Matemática Financeira Aplicada

Valor do dinheiro no tempo e convenções básicas. Juros simples e equivalência de taxas. Juros compostos:  calculadora financeira e planilha eletrônica. Taxas de juros: proporcionais, equivalentes, nominal, real, bruta e líquida. Séries de pagamentos  uniformes e sistemas de amortização. Técnicas de avaliação de fluxos de caixa (VPL e TIR). Operações de tesouraria com títulos públicos e privados.

3 Funcionamento da Contabilidade nas Empresas

Objetivos da contabilidade gerencial. Funcionamento da contabilidade nas empresas. Equilíbrio patrimonial. Apuração de resultado. Fontes de recursos e financiamentos. Indicadores de desempenho. A empresa moderna e as informações de custos. Índices de desempenho – estudo de caso.

4 Tecnologias Financeiras da Informação

Gestão do conhecimento e Informação. E-business. E-commerce.  Sistema  Brasileiro de Pagamento. Inovações tecnológicas no mercado financeiro. Sistemas de gestão e tecnologia da Informação. Aquisição e infraestrutura de TI. Segurança   da Informação para as Empresas. Indicadores de performance. Comunicação Empresarial.

5 Mercado Financeiro e de Capitais

Operações  do Mercado Financeiro e de Capitais. Mercado de Renda Variável: Ações, Debêntures e Abertura de capital. Mercados Futuros e Derivativos. Governança Corporativa e globalização. Análise Fundamentalista e Múltiplos. Análise Técnica. O Beta  e o modelo CAPM. Beta Alavancado. Simulação de compra e venda de ativos no mercado financeiro.

6 Gestão de Capital de Giro

Gestão de capital de giro financeiro. Ciclo operacional  e ciclo de caixa na empresa: Estoques, Contas a Receber e Contas a Pagar. Tributos. Gestão de Recebíveis. Crédito e Cobrança. Gestão Financeira de Estoques e Logística. Fontes de Financiamento para Capital de Giro. Modelos de administração de caixa: Gestão Integrada do Capital de Giro – ERP. Simulação de ciclo de caixa operacional.

7 Orçamento Empresarial

Sistema orçamentário. Orçamento. Premissas e metas orçamentárias. Orçamento de vendas. Orçamento de produção. Orçamento de despesas operacionais liquidas de impostos. Demonstração  do resultado projetada. Balanço Patrimonial e demonstração do fluxo de caixa projetado.Planejamento Tributário. Planilha de orçamento empresarial.

8 Plano de Negócios

Noções de empreendedorismo.  Cenários e forças competitivas. Planejamento estratégico,  de marketing, operacional  e financeiro.. Estrutura e desenvolvimento do Plano de Negócio. Como transformar Idéia em negócio, Sumário Executivo do Plano de Negócio.

9 Fonte de Recursos para Empresas

Estruturas e custo de capital da Empresa. Captação de recursos para novos empreendimentos: PROGER e Franquias. Agentes públicos – BNDES, FINEP, BNB, BB, CEF e Bancos de Investimentos. Fontes e cálculo de custo dos financiamentos de longo prazo. Custo Médio Ponderado de Capitais (CMPC). Impactos da Alavancagem Financeira.

10 Viabilidade dos Projetos de Investimento

Projeção  do fluxo de caixa do projeto. Técnicas de avaliação dos projetos de Investimentos: Payback simples e Descontado, VPL, ILL, TIR,TIR(M) e Ponto de Equilíbrio Operacional. Risco em Projetos: análise de sensibilidade, árvore de decisão,  Monte Carlo e opções.  Planilha de fluxo de caixa do projeto e cenários.

11 Jogos Empresariais

Avaliação do mercado e das condições competitivas. Planejamento financeiro e estratégico. Tomada de decisões empresariais. Simulação dos efeitos destas decisões. Avaliação dos resultados econômico-financeiros obtidos.

Certificação

O curso confere ao aluno com 75% de presença o certificado de capacitação como analista financeiro.