Objetivos

• Formar Analistas de RH;
• Promover ao participante a reflexão sobre uma postura ética e o comportamento adequado ao mundo corporativo;
• Realizar atividades práticas de forma que o participante desenvolva competências técnicas e humanas;
• Capacitar jovens profissionais oriundos de diferentes áreas de conhecimento, com interess no domínio das rotinas administrativas em todas as áreas de RH;
• Aumentar a empregabilidade do jovem profissional por meio de informações, de novos conhecimentos e pelo desenvolvimento de competências específicas nas diversas subáreas de RH;
• Propiciar uma visão sistêmica da área de RH, por meio de atividades que possibilitem uma atuação funcional voltada para a reflexão das demandas da organização como um todo;
• Levar o participante a uma atuação integrada na área de pessoas, com vistas à interface das dimensões funcionais de RH.

Estrutura do curso

UNIDADE 1 – MÓDULO DE ALINHAMENTO E FUNDAMENTOS PARA GESTÃO DE PESSOAS

  1. Abertura / Auto Gerenciamento
  2. Introdução à Gestão de Pessoas

UNIDADE 2 – MÓDULO DE PRÁTICA PROFISSIONAL DE RH

  1. Elaboração de orçamento e políticas de RH
  2. Procedimento de Administração de Pessoal, folha de pagamentos e benefícios
  3. Elaboração de processos de atração e seleção de pessoas
  4. Elaboração de processos de treinamento e capacitação de pessoas
  5. Elaboração de processos de gestão de desempenho
  6. Elaboração de plano de cargos e carreiras
  7. Elaboração de processos de saúde, meio ambiente e segurança no trabalho
  8. Elaboração do plano de ação de RH, sistemas de informações e mensuração de Resultados

Conteúdo Programático

1 Abertura / Auto Gerenciamento
Orientações gerais sobre o curso e sobre o que se espera dos alunos e integração da turma. Inteligência emocional, ética e marketing pessoal. Elaboração do Plano de Ação Individual e currículo, com foco no desenvolvimento profissional na área de RH.

2 Introdução à Gestão de Pessoas
Histórico da gestão de pessoas; tendências da área de RH e a interface de seus subsistemas; cultura e clima organizacional; alinhamento das ações de gestão de pessoas à estratégia organizacional e modelo de gestão por competências.

3 Elaboração de Orçamento e Políticas de RH
Abordagem sobre centros de custos e plano de contas; definições e classificações dos gastos de pessoal; plano anual de empregados (headcount); diretrizes para o processo orçamentário; simulação dos cálculos com alocação dos resultados; seguimento dos custos com análise dos valores orçados contra os realizados. Considerações relevantes para a elaboração de uma política de recursos humanos; modelo de política de recursos humanos; definição e implantação de procedimentos de recursos humanos por meio de políticas de RH.

4 Procedimentos de Administração de Pessoal, Folha de Pagamento e Benefícios
Aspectos legais nos processos de contratação; jornada de trabalho; férias; 13º. salário; benefícios; processos rescisórios; principais obrigações legais; fiscalizações; sindicatos e elaboração de cálculos de folha de pagamento.

5 Elaboração de Processos de Atração e Seleção de Pessoas
Fontes de captação de pessoas e tecnologias para seleção; etapas do processo de atração e seleção; elaboração de perfil; entrevista de seleção por competências e elaboração de parecer.

6 Elaboração de Processos de Treinamento e Capacitação de Pessoas
Abordagem geral sobre capacitação e treinamento. Etapas do processo de capacitação – diagnóstico – levantamento de necessidades – análise de competências – planejamento – definição de programas, métodos e técnicas; elaboração de programa de treinamento; execução e avaliação de treinamento.

7  Elaboração de Processos de Gestão de Desempenho
Abordagem e contextualização sobre a gestão de desempenho nas empresas e seus objetivos; elaboração de modelo de avaliação de desempenho por competência, como aprendizado pratico.

8  Elaboração de Plano de Cargos e Carreiras
Etapas de elaboração de um plano de cargos e salários, descrição de cargos, avaliação de cargos, pesquisa e tabela salarial e abordagem sobre plano de carreira.

 9 Elaboração de Processos de Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho
Conhecimento sobre processos e exigências pertinentes a saúde, meio ambiente e segurança no trabalho (NR’s); CIPA; prevenção de acidentes no trabalho e elaboração de atividades voltadas ao dia a dia da área em específico.

10 Elaboração do Plano de Ação de RH, Sistemas de Informações e Mensuração de Resultados
Elaboração do plano de ação de RH; sistemas de informações; indicadores e elaboração de relatório anual de RH.