Ceo_insights

O CEO Insights tem por missão ampliar oportunidades de apoio ao processo decisório dos CEOs, fortalecendo uma confiável rede de relacionamentos multisetorial. A visão do grupo é ser reconhecido como um organismo confiável e dinâmico para troca de informações e experiências externas entre os CEOs participantes.

O Grupo CEO Insights foi criado por altos executivos e CEOs da FGV para debater assuntos de interesse em comum. É uma ação entre alunos e ex-alunos do programa CEO FGV, com o intuito de gerar uma aproximação entre pares, ou seja, Presidentes e a mais Alta Administração das empresas envolvidas. O intercâmbio de informações e o seleto grupo de participantes são os diferenciais do programa, que iniciou em 2013.

A IBE-FGV, maior e mais completa rede de escolas de negócios conveniada FGV, promoveu no dia 13 de junho de 2013, o primeiro encontro do grupo CEO Insights e continua à frente como sede. O tema deste primeiro encontro, ou reencontro de CEO´s, foi “Sua carreira, Seu negócio”, e contou com a presença de um convidado ilustre – o professor da FGV, Luiz Carlos de Queiroz Cabrera, Sócio-Diretor da Amrop Panelli, Motta, Cabrera & Associados, empresa especializada em contratação de executivos, sócia brasileira do The Amrop Hever Group. Cabrera também é Chairman da America Latina e Vice-Chairman do Executive Board do The Amrop Hever Group, autor de vários livros. Um dos melhores headhunters do Brasil para contratação de Presidentes e Alta Administração, responsável pela seleção e recrutamento aproximadamente 70% deles, nos últimos anos.

Em 14 de agosto de 2013, aconteceu o segundo encontro CEO Insights, sob o tema “Fusões e Aquisições”. Para falar sobre o tema, foram convidados os especialistas, Dr. Aci Coutinho e Dr. Alexandre Lacerda – Sócios-Diretores das empresas CLR Consultoria Empresarial e Baker Tilly Brasil Auditores Independentes, empresas especializadas em seus ramos de atuação; Yves Jadoul – Presidente da Viabillity Finance, Consultoria no ramo de Finanças e de M&A, com atividades no Brasil e no Exterior; e Ricardo Malavazi – ex-Diretor da Petros e Stratus Fundo de Private Equity. Diretor da TPYX Consultoria em Investimentos.

Em 16 de outubro de 2013, realizou-se o terceiro encontro CEO Insights para debater sobre o tema “A Economia em 2014 – Conjuntura Atual e Perspectivas”. O encontro contou com palestras de renomados dirigentes empresariais, como Economista Sênior do Itaú-BBA, Caio Megale, e o mestre em economia, João Ricardo da Costa Filho. Eles explanaram e debateram sobre as perspectivas para 2014 e os impactos políticos e sociais na economia e as estratégias das empresas nos próximos anos frente aos desafios propostos.

4º CEO Insights aconteceu em 04 de dezembro, e contou com a presença de representantes do terceiro setor de Campinas e CEOs, isso porque, além de tratar do tema Governança Corporativa nas Empresas Familiares, a IBE-FGV também apresentou dois novos programas: o InterSector Alliance, um programa de desenvolvimento e Aliança para o Desenvolvimento de Acionistas, Sucessores e Empresas. Estavam presentes no evento o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Samuel Rosilho, o Diretor do CIESP Campinas, José Nunes Filho e o presidente da Fundamig, Leonardo Coelho. O 4º CEO Insights contou com as palestras do consultor e especialista em Governança Corporativa, Paulo Conte Vasconcellos, do professor e especialista em Consultoria Tributária e Empresarial, Aci Heli Coutinho, e do professor do Departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP) na Fundação Getulio Vargas, Osvaldo Roberto Nieto. Os especialistas falaram sobre os temas mais atuais e relevantes para o mundo corporativo, como Governança Corporativa nas Empresas Familiares, Aspectos Jurídicos e Profissionalização da Administração.

Mudança Organizacional. Este foi o tema do quinto encontro do CEO Insights, que contou com a palestra da jornalista e autora do livro Sonho Grande, Cristiane Correa. O encontro aconteceu no dia 20 de fevereiro de 2014.

No dia 10 de Abril de 2014, o 6º CEO Insights abordou o tema, “Planejamento Tributário”, com palestras proferidas pelo professor de cursos de extensão da FGV, Plínio José Marafon, e do sócio fundador e conselheiro da ABCT e ABRADT, Alexandre Lopes Lacerda.

O 7º CEO Insights aconteceu em 5 de junho de 2014, com o tema “Fontes de Alavancagem” e palestras proferidas pelo professor e consultor em finanças, Guilherme de Alencar Amado, e pelo vice-presidente do banco Itaú, Rafael Bittar.

Negociação foi o tema do 8º CEO Insights que acontece no dia 14 de agosto de 2014, com uma palestra de Carlos Pessoa, consultor mineiro mais influente da atualidade; e também a presença do professor de neurociências, Pedro Calabrez Furtado, que é diretor do Neurovox, empresa de pesquisa e consultoria em comportamento.

9º CEO Insights, em Campinas, discutiu em 09 de outubro de 2014 o cenário político pós-eleições e valuation, com as participações do economista e colunista da Folha de S. Paulo, Samuel Pessôa e do executivo do mercado de capital e financeiro no Brasil e exterior, Ashley Charles Jenner.

O 10º encontro do grupo foi realizado em 13 de novembro de 2014, com a palestra do economista, Nelson Henrique Barbosa Filho, Ph.D. em Economia pela New School for Social Research e professor adjunto do Instituto de Economia da UFRJ. “A política econômica do segundo mandato do governo Dilma: quais os rumos do Brasil na visão de Nelson Barbosa” foi o tema deste Encontro.

Com o tema Inovação que possibilita a Diminuição do Custo Capital e o Aumento de Produtividade, Competitividade e Lucratividade, executivos do grupo CEO Insights promoveram seu 11º encontro. O evento aconteceu em 26 de fevereiro, com palestras de experts em mercado e negócios. O advogado Aci Coutinho, partner da CLR Consultores Empresariais; Miguel Cardoso Pinto, partner da Ernest & Young e o economista João Carlos Mansur, executivo na área de finanças e investimentos.

Com o tema Resultados Excepcionais em Ambientes de Crise: Cases de Sucesso da Falconi Consultores, a cidade de Campinas recebeu em 14 de maio de 2015, o 12º Encontro dos executivos do grupo CEO Insights. Nesta edição, o Encontro mostrou como algumas empresas usam estratégias para surpreender o mercado, mesmo com a economia do país em “standby”. Crescimento, metas e superação de resultados foram os principais temas debatidos pelos sócios diretores da Falconi Consultores de Resultados, Flávio Souto Boan e Viviane Isabela Oliveira Martins.

O 13º CEO Insights, em Campinas, reuniu executivos para tratarem o tema Produtividade: ajuste na Gestão e na Agenda Política com o especialista em ciências políticas e Prof do departamento de Gestão Pública da FGV, Cláudio Gonçalves Couto, no último dia 20 de agosto.

Ambiente Político Social e Econômico – Quais os cenários para 2016 foi o tema do  14º CEO Insights, em Campinas, reuniu executivos para tratarem o tema com a doutora em Economia da FGV, Silvia Maria Matos, e do mestre em Teoria Econômica da FGV, Éverton Gomes Ferreira de Abreu dos Santos.

O 15º CEO Insights, em Campinas, reuniu executivos para tratarem o tema Liderança, Talentos e Inovação: Como atuar em tempos de crise com a professora Paulette de Melo, PhD em Administração pela Florida Christian University.

Para o 16º CEO Insights, o tema Gestão de Riscos e Compliance – Qual o papel e a responsabilidade da alta administração foi trabalhado pelo professor Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, doutor em Ciência e Engenharia da Informação e Inteligência Estratégica, pela Universidade de Paris.

Novas tendências de consumo pós-crise: orientações para empresas foi o tema discutido no 17º CEO Insights, com palestras de Luiz Carlos Nacif, owner da Microcity, empresa reconhecida mundialmente como uma das melhores para trabalhar, e Natal Martins, sócio proprietário do Café Canecão. O evento deve recebeu cerca de 80 profissionais de alta administração vindos de diversas partes do Brasil e do exterior.

Na 18ª edição do CEO Insights, o cientista político Cláudio Couto e a economista Denise de Pasqual foram os convidados para falar sobre os cenários de 2017, com o tema Ambiente político, social e econômico – quais os cenários para 2017.

Para o 19º CEO Insights, o evento contou com palestras dos heads de marketing digital e e-commerce da 3M, Marcos Sgarbi, Adriane Uchyiama Piffer, Hélio Kazuo Matsumoto e Luíz Serafim. Além deles, o professor Júlio César Nogueira de Sá, empreendedor digital proprietário das empresas online Adecil, que revende produtos da própria 3M e a Morangos Selecionados, também trouxe sua experiência de sucesso em vendas virtuais. Estavam em pauta assuntos como a internet das coisas ou IoT, big data, consumo omnichannel, inovação e branding management.

Na estratégia denominada oceano azul, a melhor forma de superar a concorrência é buscar novos mercados. Em contraponto, o oceano vermelho representa as zonas de negócios já saturadas. Para entender como a inovação pode ajudá-los nesta batalha, os executivos do grupo CEO Insights se reuniram com o CEO da Goldratt Consulting Brasil, Aureo Villagra, para a realização do 20º encontro.

Os executivos, membros do CEO Insights, realizaram o 21º encontro do grupo, em 17 de agosto de 2017, na IBE-FGV Campinas, com duas palestras sobre a estratégia da liderança e seus impactos nos negócios.

Primeiro, a sócia-diretora da DAF Gestão Empresarial e Consultoria Financeira e professora de pós-graduação em cursos de MBA de Gestão, Denise Francisco falou  sobre os fatores de sucesso na implementação do conceito de plataforma de negócios. Depois, o sócio-diretor da Vector Capital, Antonio Castilho, que teve passagem em grandes empresas como Cielo, Orizon, Banco Votorantim e Elavon do Brasil, contou o que os melhores CEOs fazem diferente para obter resultados acima da média do mercado.