Público-Alvo

O CEO FGV é destinado a presidentes, vice-presidentes, diretores-gerais e conselheiros de empresas, além de profissionais seniores, com potencial para assumir esses cargos em suas corporações, que desejam aprimorar seus conhecimentos visando liderar, desenvolver e executar estratégias de sucesso em seus negócios.

O Programa

O programa completo está dividido em três módulos: Estratégia, Mudança e Inovação; Ambiente Econômico, Político e Social e Liderança e Alto Desempenho. Cada um deles têm uma duração de 5 dias em regime de imersão, com intervalos de aproximadamente 4 meses. Os módulos são realizados nas sedes FGV do Rio de Janeiro e São Paulo, com excelente infraestrutura. O envolvimento dos participantes em tempo integral durante o programa fez do CEO FGV uma experiência extremamente produtiva.

Nos intervalos entre os módulos, os participantes podem avaliar seu aprendizado, colocar em prática novas ferramentas e conhecimentos, e, no módulo seguinte, debater com os colegas. Os coordenadores, professores PhD, acompanham os participantes durante todo o CEO FGV. São eles que entrevistam os candidatos, participam da concepção e preparação do programa e estão presentes durante toda a semana do evento garantindo a qualidade do programa e recebendo, a cada momento, o feedback dos participantes. Ao final do programa, os participantes podem também viver uma experiência acadêmica internacional, frequentando programas de imersão na Columbia Business School, em Nova York (EUA), ou no IMD, em Lausanne (Suíça).

Módulo Liderança e Alto Desempenho

O Módulo tem como objetivo maximizar o poder pessoal de liderança para reforçar comprometimento, alinhamento e resultados da organização. O Módulo está estruturado em quatro blocos. O primeiro foca a imagem do executivo como líder, utilizando ferramentas de assessment e outros recursos para fornecer insights sobre características da liderança, competências, comportamento e estilos. O segundo bloco aborda a flexibilidade da liderança, mostrando que ser líder é ser visionário, estar direcionado para resultados e pensar e agir estrategicamente. O terceiro bloco, através do feedback, está voltado para o líder como coach. Finalmente, o bloco final trata do legado da liderança, enfatizando o poder de influenciar pessoas e do uso da comunicação, para tratar os desafios organizacionais e o planejamento do futuro da organização.

Módulo Estratégia, Mudança e Inovação

O papel do conhecimento e da inovação na gestão empresarial é uma questão extremamente importante e ao mesmo tempo ainda pouco explorada. Nesse módulo serão apresentadas as bases filosóficas do conhecimento e da inovação, o papel da empatia e do reconhecimento do outro e as mudanças na sociedade e na economia como estímulo à inovação. Serão mostrados métricas e resultados empíricos sobre a gestão do conhecimento gerado e as tendências atuais da inovação na indústria. Em segundo momento, serão abordadas questões fundamentais para a disseminação do conhecimento e da inovação: os incentivos para a criatividade e o papel da comunicação empresarial para o processo de inovação. O fechamento do módulo traz depoimentos de pessoas com experiências de sucesso na inovação, palestras sobre os aspectos psicológicos ou outras dimensões da criatividade, inovação e acumulação do conhecimento.

Módulo Ambiente Econômico, Político e Social

O Módulo faz um balanço da economia brasileira e avalia as forças indutoras do seu crescimento, e discute as principais tendências sócio-políticas do Brasil. Uma análise profunda e a avaliação do “status quo” dos fundamentos da economia brasileira, em especial os aspectos monetários, fiscais e cambiais, abrem esse módulo. Em seguida, o centro das discussões volta-se para as forças e fontes dinâmicas do crescimento econômico, numa visão empírica e comparativa, incluindo os elementos de natureza política e governamental. Finalmente, são discutidos assuntos que aprofundem essa visão crítica e estratégica de longo prazo, tais como educação, emergência dos novos grupos consumidores e comércio exterior. A sessão de encerramento do módulo apresenta um balanço e um encadeamento dos vários temas apresentados na semana, e discute a força do Brasil como um dos países BRIC na economia global.

Módulo mediaX Stanford University no Brasil

(Liderança Estratégica para Longevidade Corporativa em Ambientes Dinâmicos)

Programa com Tradução Simultânea

Este módulo trata de Liderança Estratégica: definição da direção estratégica e gestão do processo de
elaboração da estratégia. Um dos principais objetivos do programa é aprimorar a capacidade de pensamento estratégico dos executivos seniores e fornecer estruturas para colocar suas experiências de liderança estratégica em perspectiva. O segundo objetivo principal é criar uma avaliação profunda sobre as principais tarefas de gestão estratégica da liderança associadas à criação e manutenção de uma visão e de uma estratégia corporativa, bem como o desenvolvimento da capacidade de liderança estratégica de uma empresa para garantir o sucesso a longo
prazo.

O programa abordará questões substantivas como posicionamento estratégico, competência distintiva, vantagem competitiva, evolução da indústria e mudança estratégica, cultura e estratégia, competição no contexto global, inovação corporativa e transformação organizacional, entre outros.

 

Complemento Internacional

O CEO FGV pode ser complementado com uma etapa internacional adicional, em regime de imersão, quando o participante poderá interagir com executivos de diversas partes do mundo. Esse complemento foca, de maneira inovadora, o redesenho das agendas pessoais e o estabelecimento de objetivos ambiciosos, tanto para a empresa quanto para a vida pessoal de cada executivo. Os participantes podem escolher entre duas das mais conceituadas universidades do mundo em educação executiva: Columbia University (EUA) ou IMD (Suíça).

COLUMBIA University (Columbia Business School), Nova York, USA

LEADING STRATEGIC GROWTH AND CHANGE (duração de 5 dias, formação de networking internacional, requisito proficiência em inglês)

O Programa parte da premissa que o contexto moderno de negócios coloca muitos desafios para os dirigentes de empresas, estimulando-os a buscar para suas organizações soluções reais que possam direcionar seu crescimento e tornar em sucesso os novos negócios. O Programa apresenta discussões e estudos de caso para o desenvolvimento estratégico e negócios, num mundo com muita incerteza e mudanças rápidas.

Fundada em 1754, a Columbia University faz parte da prestigiada Ivy League. Localizada em Manhattan, no coração do centro financeiro mundial, a instituição se destaca por sua atuação no ensino de Economia e Administração, sendo eleita pelo Financial Times como a número um do mundo em educação executiva.

IMD, Lausanne, Suíça

BREAKTHROUGH PROGRAM FOR SENIOR EXECUTIVES (duração de 13 dias)

O programa está focado em preparar executivos para enfrentar os desafios diários no desenvolvimento de estratégias, na criação e implementação de modelos de negócios, na formação de alianças e no envolvimento com questões gerenciais. Para isso, utiliza estudos de casos, simulações, palestras de professores e convidados, além de atividades individuais e discussões em grupo.

O IMD – International Institute for Management Development – é uma das principais escolas de negócios do mundo, localizada em Lausanne, Suíça, às margens do lago Lehman, a 40 minutos de Genebra. Suas instalações são modernas e funcionais, e seu corpo docente é formado por profissionais de diversos países, com grande experiência acadêmica.

Para mais informações, entre em contato:

conveniosinternacionais@ibe.edu.br

Estado de São Paulo:

(19) 3739-6429

Demais estados brasileiros:

(11) 4583-8304