Público-Alvo

O CEO FGV é destinado a presidentes, vice-presidentes, diretores-gerais e conselheiros de empresas, além de profissionais seniores, com potencial para assumir esses cargos em suas corporações, que desejam aprimorar seus conhecimentos visando liderar, desenvolver e executar estratégias de sucesso em seus negócios.

O Programa

O programa completo está dividido em três módulos e um módulo internacional opcional:

    • Estratégia, Mudança e Inovação;
    • Ambiente Econômico, Político e Social;
    • Liderança e Alto Desempenho;
    • Módulo Internacional mediaX at Stanford University, ministrado no Brasil (opcional).

Os módulos “Liderança e Alto Desempenho”, “Estratégia, Mudança e Inovação” e “Ambiente Econômico, Político e Social” têm duração de 5 dias em regime de imersão, com intervalos de aproximadamente 4 meses.

O módulo internacional ministrado no Brasil acontece em parceria com o mediaX da Universidade de
Stanford (Califórnia), possui tradução simultânea e seu tema é renovado a cada módulo.

Os módulos são realizados em cidades diferentes (São Paulo e Rio de Janeiro), na FGV.

O envolvimento dos participantes em tempo integral durante o programa fez do CEO FGV uma experiência extremamente produtiva. Nos intervalos entre os módulos, os participantes podem avaliar seu aprendizado, colocar em prática novas ferramentas e conhecimentos, e, no módulo seguinte, debater com os colegas.

Os coordenadores, professores PhDs, acompanham os participantes durante todo o CEO FGV. São eles que entrevistam os candidatos, participam da concepção e preparação do programa e estão presentes durante toda a semana do evento garantindo a qualidade do programa e recebendo, a cada momento, o feedback dos participantes

Módulo Liderança e Alto Desempenho

O Módulo tem como objetivo maximizar o poder pessoal de liderança para reforçar comprometimento, alinhamento e resultados da organização.

Módulo está estruturado em quatro blocos. O primeiro foca a imagem do executivo como líder, utilizando ferramentas de assessment e outros recursos para fornecer insights sobre características da liderança, competências, comportamento e estilos.

O segundo bloco aborda a flexibilidade da liderança, mostrando que ser líder é ser visionário, estar direcionado para resultados e pensar e agir estrategicamente. O terceiro bloco, através do feedback, está voltado para o líder como coach.

Finalmente, o bloco final trata do legado da liderança, enfatizando o poder de influenciar pessoas e do uso da comunicação, para tratar os desafios organizacionais e o planejamento do futuro da organização.

Módulo Estratégia, Mudança e Inovação

O papel do conhecimento e da inovação na gestão empresarial é uma questão extremamente importante e ao mesmo tempo ainda pouco explorada.

Nesse módulo serão apresentadas as bases filosóficas do conhecimento e da inovação, o papel da empatia e do reconhecimento do outro e as mudanças na sociedade e na economia como estímulo à inovação. Serão mostrados métricas e resultados empíricos sobre a gestão do conhecimento gerado e as tendências atuais da inovação na indústria.

Em segundo momento, serão abordadas questões fundamentais para a disseminação do conhecimento e da inovação: os incentivos para a criatividade e o papel da comunicação empresarial para o processo de inovação.

O fechamento do módulo traz depoimentos de pessoas com experiências de sucesso na inovação, palestras sobre os aspectos psicológicos ou outras dimensões da criatividade, inovação e acumulação do conhecimento.

Módulo Ambiente Econômico, Político e Social

O Módulo faz um balanço da economia brasileira e avalia as forças indutoras do seu crescimento, e discute as principais tendências sócio-políticas do Brasil. Uma análise profunda e a avaliação do “status quo” dos fundamentos da economia brasileira, em especial os aspectos monetários, fiscais e cambiais, abrem esse módulo.

Em seguida, o centro das discussões volta-se para as forças e fontes dinâmicas do crescimento econômico, numa visão empírica e comparativa, incluindo os elementos de natureza política e governamental.

Finalmente, são discutidos assuntos que aprofundem essa visão crítica e estratégica de longo prazo, tais como educação, emergência dos novos grupos consumidores e comércio exterior.

A sessão de encerramento do módulo apresenta um balanço e um encadeamento dos vários temas apresentados na semana, e discute a força do Brasil como um dos países BRIC na economia global.

Complemento Internacional

O CEO FGV pode ser complementado com uma etapa internacional adicional, em regime de imersão, quando o participante poderá interagir com executivos de diversas partes do mundo.

Esse complemento foca, de maneira inovadora, o redesenho das agendas pessoais e o estabelecimento de objetivos ambiciosos, tanto para a empresa quanto para a vida pessoal de cada executivo.

Os participantes podem escolher entre as três das mais conceituadas universidades do mundo em educação executiva: Columbia University (EUA), IMD (Suíça) ou mediaX at Stanford University

Módulo mediaX Stanford University no Brasil

Programa com Tradução Simultânea

O módulo é realizado pelo mediaX at Stanford University, um catalisador de parcerias setoriais e acadêmicas que analisa o impacto da tecnologia da informação sobre a sociedade. Os programas do mediaX se concentram em como a relação entre pessoas e tecnologia pode ser intensificada, ampliada e aprimorada.

No cenário onde a mudança é inevitável, mas a adaptação é alternativa, a sobrevivência no mercado, a retomada do crescimento e os lucros vão depender da maneira como o empresário / CEO vai encarar e responder a essas mudanças. É imperativo que as empresas brasileiras estejam organizadas e preparadas para romper padrões e buscar a diferenciação e desenvolvimento em ambientes domésticos e internacionais cada vez mais complexos, frente ao concorrente.

(*) Os temas abordados no módulo descrito acima, estão sujeitos a mudanças dependendo dos palestrantes e da atualidade dos assuntos. O programa acontece no Brasil e conta com tradução simultânea.

COLUMBIA University (Columbia Business School), Nova York, USA

LEADING STRATEGIC GROWTH AND CHANGE

(Duração de 5 dias, formação de networking internacional, requisito proficiência em inglês).

O Programa parte da premissa que o contexto moderno de negócios coloca muitos desafios para os dirigentes de empresas, estimulando-os a buscar para suas organizações soluções reais que possam direcionar seu crescimento e tornar em sucesso os novos negócios.

O Programa apresenta discussões e estudos de caso para o desenvolvimento estratégico e negócios, num mundo com muita incerteza e mudanças rápidas.

Fundada em 1754, a Columbia University faz parte da prestigiada Ivy League. Localizada em Manhattan, no coração do centro financeiro mundial, a instituição se destaca por sua atuação no ensino de Economia e Administração, sendo eleita pelo Financial Times como a número um do mundo em educação executiva.

IMD, Lausanne, Suíça

BREAKTHROUGH PROGRAM FOR SENIOR EXECUTIVES

(duração de 13 dias)

O programa está focado em preparar executivos para enfrentar os desafios diários no desenvolvimento de estratégias, na criação e implementação de modelos de negócios, na formação de alianças e no envolvimento com questões gerenciais. Para isso, utiliza estudos de casos, simulações, palestras de professores e convidados, além de atividades individuais e discussões em grupo.

O IMD – International Institute for Management Development – é uma das principais escolas de negócios do mundo, localizada em Lausanne, Suíça, às margens do lago Lehman, a 40 minutos de Genebra. Suas instalações são modernas e funcionais, e seu corpo docente é formado por profissionais de diversos países, com grande experiência acadêmica.

Para mais informações, entre em contato:

conveniosinternacionais@ibe.edu.br
Estado de São Paulo: (19) 3739-6429
Demais estados brasileiros: (11) 4583-8304