Afinal Existe Um Momento Ideal Para Fazer Mba Entenda Aqui.jpeg

Ser um profissional de destaque em meio à competição acirrada do mercado exige o investimento em programas de educação continuada, a fim de garantir uma formação completa e atrativa para as organizações.

Com uma alta demanda de talentos que nem sempre acompanha a oferta de cargos, vence quem for mais qualificado. Por isso, se você deseja aliar os conhecimentos técnicos de sua área aos elementos-chave da formação de lideranças, fazer MBA é uma excelente alternativa.

Será que existe um momento certo para investir nesse tipo de especialização? Qual será a melhor época para alcançar resultados positivos na vida profissional por meio desse programa de pós-graduação?

Elaboramos este post com o intuito de esclarecer as vantagens profissionais de se fazer MBA e se existe uma época ideal para isso. Continue a leitura para saber mais!

Quais vantagens profissionais um MBA pode trazer?

Assim como os demais programas de pós-graduação lato sensu, o MBA (Master of Business Administration) é um grau acadêmico voltado ao aprofundamento técnico na área de atuação profissional desejada.

A diferença entre o MBA e outros cursos de pós-graduação é que ele é voltado ao desenvolvimento empresarial, ideal para o aluno que deseja investir na carreira executiva. Por isso, também atrai pessoas de várias disciplinas acadêmicas.

A seguir, veja como o MBA pode alavancar sua carreira:

Amplia o networking no meio corporativo

Como você estará em contato com outros profissionais experientes atuantes no mercado, principalmente pessoas que exercem cargos gerenciais, o MBA proporciona uma ampliação da sua rede de conexões profissionais.

Ter um networking consistente no meio corporativo é essencial, não apenas para que você tenha conhecimento das práticas e tendências de marcado, como também para ser um profissional reconhecido por outros — inclusive de nível hierárquico até maior que o seu.

Além disso, ser lembrado em seu nicho de atuação contribui para que você amplie sua visibilidade e tenha mais chances de receber oportunidades profissionais. Isso porque quando as empresas estão procurando talentos para ocuparem cargos do executivo, elas também recorrem às suas redes de contato.

Valoriza o currículo

Quanto maior for seu nível de especialização, mais seu currículo se torna valorizado pelas empresas. É de conhecimento geral que o diploma de graduação é o primeiro passo para ascender na profissão, mas já não tem o mesmo peso de tempos atrás.

Com o dinamismo do mercado, somente os cursos de pós-graduação são capazes de suprir as demandas de conhecimento para que o profissional atinja um nível competitivo na hora de pleitear uma vaga.

No caso do MBA, essa expertise aumenta ao passo que também são agregados às habilidades técnicas os conhecimentos de gestão e liderança.

Aumenta a faixa salarial

Ter uma pós-graduação é fundamental para pleitear salários maiores. Uma pesquisa da Catho Educação, realizada em janeiro de 2018, revelou que, entre os profissionais que exercem cargos de diretoria, quem tem títulos de especialização e MBA recebe 47,2% a mais. Já os profissionais com diploma de graduação, em média, ganham 25% mais que os não graduados.

Essa informação confirma a necessidade de o profissional estar sempre envolvidos nos programas de educação continuada, especialmente em nível de pós-graduação, se deseja ampliar o sucesso em sua carreira.

Como as empresas estão interessadas em reter os melhores talentos, os salários mais altos vão para quem possui mais títulos. Vale lembrar que até mesmo em concursos públicos as faixas salariais aumentam à medida que o funcionário apresenta mais cursos em sua formação educacional.

Desenvolve habilidades de liderança

Os líderes mais bem preparados são aqueles que conseguem enxergar o negócio com uma visão ampla e profunda. Em outras palavras, isso significa compreender as necessidades do mercado, o posicionamento da marca e, principalmente, quem são os atores em um contexto necessário para que a empresa cresça.

Por isso, o MBA tem em sua grade curricular diversas disciplinas destinadas a desenvolver as habilidades de liderança essenciais para conduzir uma gestão de pessoas arrojada. É papel do líder saber gerir os talentos da empresa, compreender suas necessidades e expectativas e alinhá-las aos objetivos organizacionais.

Com os conhecimentos adquiridos no curso de MBA, você será capaz de desenvolver essa visão sistêmica e construir equipes de alta performance. Além disso, você aprenderá como implantar estratégias que favoreçam a otimização de processos e ofereçam condições de atuação para esses profissionais extraírem o melhor de sua produtividade.

5 motivos para não adiar os estudos da pós-graduação

A educação continuada é um processo de desenvolvimento pessoal e profissional para o aperfeiçoamento das habilidades técnicas e construção de conhecimento.

Para evitar lacunas no seu aprendizado e, por consequência, na construção de sua carreira, o início de uma pós-graduação pode acontecer logo após a formatura no ensino superior, especialmente se você já estiver trabalhando.

Porém, como o MBA se diferencia dos demais cursos de pós-graduação, em virtude de sua ênfase à educação executiva, aqui vale uma ressalva: talvez valha mais a pena procurar por um programa de MBA quando você tiver mais experiência de mercado.

Embora ser recém-formado não seja um impeditivo para fazer o curso, é importante considerar se esse é o momento ideal de fazer MBA, a fim de aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado.

Por outro lado, se você já tem certa experiência profissional ― em torno de 4 a 5 anos ―, ocupa um cargo de gerência e precisa adquirir mais ferramentas e conhecimentos para gestão, inicie um MBA imediatamente.

Para incentivá-lo a iniciar uma educação continuada, separamos algumas razões para investir em um programa de pós-graduação o quanto antes. Confira:

1. Manter o fluxo de estudos

Parece óbvio, mas o ato de estudar depende de disciplina. É muito comum, entre os jovens profissionais, começar a trabalhar em uma empresa e deixar a formação acadêmica de lado, seja por não enxergarem a necessidade da atualização ou mesmo pela falta de prioridade da educação.

Desse modo, estar envolvido com programas de pós-graduação é um fator de motivação importante para a continuidade em sua formação.

2. Não perder o foco na carreira

A construção da carreira depende de determinação e estratégia. Por isso, na linha de ascensão profissional, a pós-graduação também contribui para se manter focado em seus objetivos e dar continuidade à formação necessária para alcançar melhores oportunidades.

3. Investir no autodesenvolvimento

Investir no autodesenvolvimento significa agregar os objetivos de carreira à sua formação acadêmica. Quanto mais abrangente for seu conhecimento, mais vantagem competitiva o profissional tem em relação aos seus concorrentes, o que também aumenta sua motivação em se destacar.

4. Desenvolver a inovação e proatividade

A pós-graduação também oferece a oportunidade do contato com diferentes ferramentas que permitem que você teste sua capacidade de inovação e proatividade. Como os conhecimentos são voltados à exploração das tendências de mercado, você terá condições de experimentar meios de propor um trabalho singular em sua área de atuação.

5. Atualizar-se em relação ao mercado

E por falar em tendências de mercado, reforçamos o que foi dito antes: um profissional que quer se destacar precisa sair de sua bolha e ampliar os horizontes. Isso implica saber com exatidão como o mercado se comporta, quais são as demandas e suas oportunidades de atuação, bem como compreender quais são as exigências das empresas para seu segmento.

Se você chegou até aqui, é porque tem o desejo de investir em sua carreira. Então, você deve colocar como prioridade fazer MBA desde já. Esse é um passo extremamente importante para ampliar suas habilidades profissionais e fazer sua carreira decolar!

E, se você gostou do conteúdo, gostaríamos de fazer um convite: assine nossa newsletter e receba em primeira mão outras notícias e dicas exclusivas sobre educação executiva diretamente em seu e-mail!

REMOVER TODOS
COMPARE
0