5 Razoes Para Fazer Um Mba Executivo Global.jpeg

Terminar a graduação e já conseguir um bom emprego é o sonho de muitos jovens recém-saídos das universidades e empenhados em entrar no mercado de trabalho. Para crescer e se destacar em um sistema altamente competitivo e exigente, no entanto, é preciso mais do que um diploma.

Por isso, continuar a investir na formação profissional e fazer um MBApode ser um passo fundamental no caminho para quem deseja assumir posições de liderança dentro de uma empresa. Isso porque, atualmente, muitas organizações exigem a especialização como pré-requisito para alcançar postos mais altos.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a necessidade de fazer um MBA, não perca este post. Nós vamos apresentar 5 razões para você dar o pontapé inicial e subir na sua carreira agora mesmo. Confira a seguir!

O que é um MBA?

Primeiro, é preciso entender do que se trata essa especialização. O Master in Business Administration (MBA) é um curso superior lato sensu que surgiu nos Estados Unidos, no período da industrialização, com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento dos alunos para se tornarem futuros gestores e administradores.

Ao contrário de cursos de mestrado e doutorado, mais voltados para a produção científica, o MBA vai usar o conhecimento e a experiência comuns do mundo corporativo para formar verdadeiros líderes. É ideal para quem deseja estudar temas relacionados à função que pretendem desenvolver, sem exigir uma dedicação integral e exclusiva como muitas universidades exigem.

Por que fazer um MBA?

Existem inúmeras razões para o profissional investir em um curso de MBA. Além de preparar o aluno para lidar com as diversas demandas que o mundo corporativo exige, deixa o indivíduo com maior destaque no mercado de trabalho. O diploma vai ser um grande diferencial no currículo. Por isso, veja a seguir as principais vantagens de fazer um MBA para a sua profissão!

1. Subir na carreira

Se você almeja um cargo mais alto dentro da sua empresa ou quer se desafiar e assumir uma posição de liderança dentro ou fora dela, o MBA pode ser a chave para abrir essa porta. Por meio do curso, o aluno terá uma melhor percepção do mercado de trabalho, vai adquirir novas habilidades como gestor, bem como o conhecimento necessário para esse objetivo.

Sem contar o contato e aprendizado sobre a gestão de diferentes assuntos relacionados e recorrentes no mundo corporativo. Com esse diploma no currículo, poderá ter mais chances de ser promovido, conseguir um novo emprego e, assim, ter um aumento de salário.

Essa vantagem vale também para quem quer mudar de carreira. Ao frequentar as aulas de MBA, você terá acesso a um grande leque de conhecimento, aprenderá mais na prática e com exemplos reais sobre a carreira que pretende seguir e terá contato com pessoas com diferentes currículos. Isso tudo vai abrir as portas para novas possibilidades.

2. Aumentar a rede de contatos

Estar em sala de aula com diferentes pessoas por um determinado período vai facilitar o contato com outros colegas de profissão, mas que atuam em empresas diferentes. Assim, você amplia a sua rede de conexão e fica por dentro de novidades do mundo corporativo, de oportunidades melhores de emprego e de eventos e workshops relacionados à sua carreira.

3. Adquirir mais conhecimento

Como já informado aqui neste post, as aulas de MBA estão voltadas para as experiências e situações vividas no cotidiano do mundo corporativo. Ao assumir um cargo de liderança após concluir a especialização, por exemplo, o aluno estará preparado para agir em diferentes cenários e saber qual a melhor decisão a ser tomada.

O curso prepara o aluno para ser um bom gestor. Assim, ele saberá resolver situações delicadas ou de conflito, apresentar soluções, se arriscar de uma forma mais acertada e romper com padrões por meio do aprendizado adquirido em sala de aula.

Nas aulas, serão abordados fundamentos básicos de finanças, de negócios, de contabilidade, de marketing, de estratégia, entre outros. Além disso, o aluno terá acesso a temas como ética, liderança e responsabilidade corporativa.

4. Crescer pessoal e profissionalmente

Se colocar em uma posição de aprendizado novamente é enriquecedor tanto para a vida profissional quanto pessoal. Estar aberto a novas experiências, opiniões e aprendizados faz o indivíduo crescer.

Esse desenvolvimento pode ser ainda mais intenso caso o profissional deseja fazer um MBA em outro país. Morar fora e estar inserido em outras culturas abre a sua mente, deixa você mais tolerante e mais aberto a novos problemas, bem como novas soluções do mundo corporativo. Todas essas características são de grande valia na hora de conseguir um novo emprego, principalmente se for um cargo de liderança.

5. Conhecer diferentes experiências organizacionais

Quando o aluno entra em contato com os professores e alunos que atuam em outras empresas, ele terá a chance de trocar experiências, ouvir relatos e conhecer sistemas organizacionais de outras corporações.

Imagine assistir a palestras com CEOs ou líderes de outras empresas, fazer estudos de caso com os protagonistas envolvidos diretamente em uma determinada situação, realizar viagens para projetos de consultoria, tudo isso além de ter acesso a um rico material para estudo.

Há inúmeras razões para um profissional decidir por ingressar em um curso de MBA. Como você pôde perceber, essa especialização é capaz de trazer diversas vantagens para a sua carreira. No entanto, muitos não sabem se a hora chegou ou se estão preparados para esse novo desafio.

Se você se encontra nessa situação, pergunte-se se precisa aumentar seu conhecimento em gestão para crescer na carreira, se quer se reposicionar profissionalmente ou se deseja mudar de área de atuação. Se a sua resposta for sim para, pelo menos, uma delas, você já pode investir no MBA.

Lembre-se, no entanto, de procurar por um MBA oferecido por uma empresa especializada e com forte nome e história de atuação no mercado educacional. Hoje, muitas instituições fizeram disso um negócio, e a qualidade do programa é fundamental para você adquirir o conhecimento necessário e sair preparado para os desafios do mundo corporativo.

Por isso, não deixe de entrar em contato com a gente e venha fazer parte da IBE Conveniada FGV para deslanchar a sua carreira!

REMOVER TODOS
COMPARE
0