15 dicas para fidelizar mais clientes

Por André Ortiz, professor da IBE Conveniada FGV

Ao longo da minha carreira profissional como vendedor, desde os 12 anos de idade, sempre prezei por encantar o cliente, pois essa necessidade é a que mais cresce nesse mercado cada dia mais competitivo. Quando o cliente precisa de algo, ele quer ser atendimento como um ser único. E é nesse ponto que eu quero chegar com vocês.

No decorrer dos anos como especialista em vendas, pude perceber e entender como o cliente se sente ao ser tratado de maneira especial, pois aquela compra partiu de uma necessidade, e o profissional tem de estar preparado para atender essa demanda, que cresce cada dia mais.

Portanto, para entender o cliente é fundamental ouvi-lo e criar benefícios e cenários capazes de suprir o que ele precisa. No entanto, hoje, com o mercado aquecido, o profissional precisa adaptar-se à prática de não deixar o cliente se esquecer dele, já que nós estamos na era do relacionamento, ou seja, não importa quem você conhece, mas sim, quem conhece você.

Para fidelizar o cliente, o atendimento eficaz é o responsável, em parceria com as estratégias de comunicação da empresa. Mas, como chegar a esse atendimento eficaz? É aqui que falo sobre as dicas para fidelizar mais clientes no dia a dia de trabalho. É preciso criar estratégias de fidelização, e isso depende da determinação dos profissionais de vendas e atendimento.

Para fidelizar mais clientes e, consequentemente, vender mais, não basta atender de forma eficiente e vender uma única vez. Os profissionais precisam gostar de trabalhar com gente, além de serem lapidados e reconhecidos constantemente para atender cada dia melhor.

Pensando nisso, preparei 15 dicas para fidelizar mais clientes, que podem facilitar as estratégias de trabalho.

1ª dica: A de Abordagem. É o primeiro passo para fidelizar um cliente. É a famosa primeira impressão que fica guardada na mente dele. Portanto, aborde-o com uma saudação e mostre que você não só pode como quer ajuda-lo.

2ª dica: A de Apresentação. É o marketing pessoal, ou seja, vestimenta, postura, uniforme, maquiagem, cabelo, crachás etc. Lembre-se que, antes de falarmos, nós somos vistos, portanto, é fundamental preocupar-se com a aparência, postura e caráter.

3ª dica: A de Atendimento. Agora sim, chegamos ao atendimento propriamente dito; perceba que antes de atender você precisa preocupar-se com a abordagem e a apresentação. Depois disso, devemos ouvir o cliente e resolver as suas necessidades da melhor forma.

4ª dica: A de Agradecimento. É o fechamento do atendimento. Após concluir, agradeça ao cliente, deseja-lhe um excelente dia após a compra, assim como, nada o impede de dizer: Volte sempre!

5ª dica: Sorria. O sorriso pode fazer com que os problemas se dissolvam. Portanto, receba o cliente com um sorriso verdadeiro no rosto. Isso mostra que você está preparado para atendê-lo.

6ª dica: Comprometa-se a ajuda-lo. O cliente gosta de se sentir especial. Caso ele peça, expresse a sua opinião e mostre que você quer que aquele momento seja especial.

7ª dica: Crie cenários e mostre os benefícios. Aposte nos benefícios que o seu produto ou serviço apresenta para o cliente, e quando ele apresentar o sinal de compra, é a hora do fechamento e agradecimento.

8ª dica: Crie um banco de dados. Com as informações sobre o cliente atualizadas, é possível conhece-lo melhor e, também, oferecer sempre o produto ou serviço que ele mais gosta.

9ª dica: Aposte no Landing Page. Uma tendência que integra as informações das redes sociais com o CRM (Customer Relationship Management). Isso possibilita ao empresário – e suas equipes de vendas – ter dados considerados mais pessoais sobre o cliente para poder lhe oferecer sempre o melhor produto ou serviço.

10ª dica: Ligue para o cliente. É importante saber o melhor horário para ligar, pois assim o cliente poderá lhe dar mais atenção. Analise a data e ligue de acordo com as informações que você tem sobre ele. Surpreenda-o!

11ª dica: Estude sobre o comportamento humano. Para entender a necessidade do cliente, você precisa entender sobre o relacionamento. Seja um expert quando o assunto for o comportamento humano. Só assim, você saberá como lidar com os clientes e entender o que ele precisa.

12ª dica: Saiba ouvir. Lembre-se que, pessoa sábia, mais escuta do que fala.

13ª dica: “Mime” o seu cliente. Essa dica faz parte do pós-venda. Ligue para ele e tenha a opinião sobre o atendimento. Dessa forma, você fará com que ele lembre de você.

14ª dica: Parabenize o seu cliente na data de aniversário. Mande um brinde, um cartão, faça um telefonema e mostre que a empresa a qual você trabalha compartilha essa data especial com o seu cliente.

15ª dica: Troque dois novos cartões de visita todos os dias. Exatamente! Imagine se durante todo o ano você trocar todos os dias dois cartões com seus prospects. Pensaram? Ao final do ano você terá quantos cartões? Serão 730 cartões (se o ano não for bissexto). Desses 730 cartões, se apenas 10% forem convertidos em novos clientes ao ano, serão 73 novos clientes na sua carteira, ou seja, 73 clientes que, quando precisarem de algo poderão procurar por você.

E lembre-se… cliente fiel é utopia. Se você não estiver pronto para criar cenários e benefícios que encantem o prospect, a sua carteira de clientes permanecerá vazia. Receba-o, apresente-se a ele, ouça o que ele precisa – pois não foi à toa que ele foi até você -, crie cenários e mostre os benefícios que o seu produto ou serviço apresenta para a necessidade ou vontade dele, e quando ele apresentar o sinal de compra, comemore, mas não deixe de agradecer.

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